Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Descanse em paz, Paulinho Omena

Telê e Paulinho Omena, amigos de Fluminense.

Faleceu neste domingo 26, aos 90 anos, Paulo Ribeiro de Omena, o Paulinho Omena, meia-atacante com 44 gols marcados em 203 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1959 e 1963. Vestindo a camisa 8, Paulinho foi peça importante em um dos grandes times da história tricolor, campeão do Campeonato Carioca de 1959 e do Torneio Rio-São Paulo de 1960.

Formado pelo Madureira, Paulinho Omena foi considerado, já em seu primeiro ano como profissional, a revelação do Campeonato Carioca de 1953. Chegou a ter seu nome cogitado para a convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1954. Ele também atuou por Botafogo, Náutico, Canto do Rio e Bonsucesso. Seu apelido no campo era "Paulinho Ladrão", pela marcante característica de roubar facilmente a bola dos jogadores adversários - em lances que muitas vezes resultavam em gol do Fluminense. Por colaborar tanto com o time, tornou-se um dos xodós do exigente treinador tricolor Zezé Moreira.

Ele não se incomodava com a alcunha: "Não lembro se foi alguém da imprensa que me batizou assim. No começo eu era chamado apenas como 'Marcador-Relâmpago'. O certo é que esse apelido de Paulinho Ladrão ganhou mais força e provavelmente ficará comigo pelo resto de minha vida", declarou em entrevista à Revista do Esporte, em 1962.

Edmílson e Paulinho Omena (Revista do Esporte, número 58).

Em 2018, Paulinho Omena foi tema do documentário "Um Craque Esquecido", dirigido por seu neto Ygor Lioi e exibido no festival Cinefoot.

Em pé: Clóvis, Jair Marinho, Edmílson, Altair, Castilho e Pinheiro.
Agachados: Maurinho, Paulinho Omena, Waldo, Telê e Escurinho.

Um time bastante identificado com as três cores que traduzem tradição, o Fluminense de 1959/1960 foi um dos esquadrões mais avassaladores da história do futebol do Rio de Janeiro. Era uma "Máquina" de jogar bola, que conquistou na sequência o Campeonato Carioca de 1959 e o Torneio Rio-São Paulo de 1960, perdendo apenas duas das 31 partidas disputadas nessas competições. O time "mais Fluminense" de todos os tempos agora está todo reunido no céu. Que descansem em paz - mas deem um show nos campos celestes de vez em quando!

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.