Páginas

sábado, 20 de janeiro de 2024

Oscar Cox 144


Há 144 anos, nascia Oscar Alfredo Sebastião Cox, o Pioneiro.

Em 1901, aos 21 anos de idade, Oscar teve a ideia de fundar um clube de futebol no Rio de Janeiro – o esporte, que hoje parece parte indissociável da cidade, simplesmente não existia na então capital federal.

O football já era praticado em São Paulo e até em outras partes do país (o local provável das primeiras peladas em solo brasileiro é o Colégio Anchieta, em Nova Friburgo), mas a cidade do Rio de Janeiro ainda estava imune àquela coqueluche inglesa que começava a se espalhar pelo mundo.

Será que Oscar vislumbrava a transformação que estava prestes a iniciar? Será que ele tinha ideia da grandeza da energia potencial que estava liberando?

O primeiro contato de Oscar com o futebol ocorrera anos antes, durante seus estudos na Suíça, ali por volta de 1897. Quando virou o século, o jovem resolveu que o Rio precisava daquele esporte. Começou a ensinar as regras a seus amigos, até que juntou onze: estava formado o Rio Team, que viajaria a São Paulo em outubro de 1901 e voltaria de lá com dois empates contra a Seleção Paulista. Aqueles rapazes não sabiam ainda, mas já eram o Fluminense, começando sua história.

Oscar chegou a convocar a reunião de fundação para 30 de novembro – mas ela acabou não ocorrendo, como um fruto ainda imaturo para cumprir seu destino. Entre idas e vindas nos meses seguintes, ele conseguiu organizar uma segunda viagem do Rio Team a São Paulo, onde enfrentou o Paulistano e o Internacional, em 13 e 14 de julho. Foram duas derrotas, mas ali já estava claro que o futebol chegaria ao Rio de Janeiro. Era um futuro inevitável.

Enfim, uma semana depois, precisamente na noite da segunda-feira, 21 de julho de 1902, na residência de Horácio Costa Santos, nascia o Fluminense Football Club, por ideia e obra de Oscar Cox.

E o resto é História.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.