Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2024

27 dos 32 clubes do Mundial 2025 já estão definidos



Com a vitória por 2 a 0 sobre o Libertad nesta terça-feira 14, o River Plate, da Argentina, garantiu uma vaga no Mundial de Clubes da FIFA de 2025, a ser disputado nos Estados Unidos. Será a maior competição internacional de clubes jamais disputada, com representantes de todos os continentes.

A América do Sul terá 6 clubes no torneio: os 4 campeões da Libertadores entre 2021 e 2024 (Palmeiras, Flamengo e Fluminense estão garantidos por isso) e outros 2 pelo ranking de 4 anos da Conmebol (brasileiros não entram na contagem). O River Plate chegou a 82 pontos no ranking e não pode mais ser ultrapassado por Boca Juniors (71) e Olimpia (57), que não estão disputando a Copa Libertadores deste ano.

Juntar-se-ão a Palmeiras, Flamengo, Fluminense e River Plate o campeão da Copa Libertadores de 2024 e outro clube do ranking. Caso o River Plate conquiste a Copa Libertadores de 2024, vai ao Mundial como campeão da competição e abre outra vaga para o ranking. Caso Palmeiras, Flamengo ou Fluminense voltem a vencer a Copa Libertadores, os três melhores do ranking conseguirão vaga no Mundial (excluindo os clubes brasileiros).

Também já estão definidos os doze clubes europeus no Mundial de 2025: Chelsea e Manchester City (Inglaterra), Real Madrid e Atlético Madrid (Espanha), Bayern München e Borussia Dortmund (Alemanha), Paris Saint-Germain (França), Internazionale e Juventus (Itália), Porto e Benfica (Portugal) e Red Bull Salzburg (Áustria).

Dos demais continentes, já há onze clubes garantidos. A África já definiu seus quatro representantes: Al-Ahly (Egito), Wydad Casablanca (Marrocos), Espérance (Tunísia) e Mamelodi Sundowns (África do Sul).

A Ásia já definiu três clubes: Al-Hilal (Arábia Saudita), Urawa Red Diamonds (Japão) e Ulsan Hyundai (Coreia do Sul). O quarto representante asiático será o vencedor da Liga dos Campeões da Ásia desta temporada, a ser definido no próximo dia 25, na decisão dentre Yokohama Marinos (Japão) e Al Ain (Emirados Árabes Unidos).

A América do Norte já tem três definições: Monterrey e León (México) e Seattle Sounders (Estados Unidos). O quarto representante da Concacaf será o campeão continental desta temporada, a ser definido no dia 1º de junho, na decisão entre Pachuca (México) e Columbus Crew (Estados Unidos). Haverá ainda mais um representante dos Estados Unidos, o país-sede do torneio.

A Oceania será representada pelo Auckland City (Nova Zelândia).

O Mundial de Clubes da FIFA será disputado de 15 de junho a 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos. O formato será o mesmo que a FIFA adotou de 1998 até 2022 para a Copa do Mundo de seleções: 32 times dispostos em oito grupos com quatro equipes cada, com os dois primeiros de cada grupo se classificando para as oitavas de final.

Os critérios de classificação dos clubes são conquistar a principal competição de clubes do respectivo continente e estar bem colocado no ranking recente da respectiva confederação continental. Há a restrição de no máximo dois clubes por país – com a exceção natural de haver mais de dois campeões continentais da mesma nação no período.

A ideia da FIFA é que o novo Mundial de Clubes seja disputado de quatro em quatro anos, a partir de 2025.

PCFilho

2 comentários:

  1. No dia 25 de maio, o Al Ain (Emirados Árabes Unidos) garantiu sua vaga no Mundial, ao vencer a Liga dos Campeões da Ásia.

    No dia 1º de junho, o Pachuca (México) assegurou sua presença no Mundial, ao conquistar a Copa dos Campeões da Concacaf.

    Assim, agora já são 29 clubes definidos, restando apenas os últimos dois sul-americanos e a indicação do país-sede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No dia 22 de agosto, o Boca Juniors (Argentina) garantiu sua vaga no Mundial, pelo ranking da Conmebol, com a eliminação do Nacional do Uruguai da Copa Libertadores.

      Assim, agora já são 30 clubes definidos, restando apenas o último sul-americano e a indicação do país-sede.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.