segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

O inferno é exotérmico ou endotérmico?


Eu já havia lido alguma versão desta história há muitos anos, em algum lugar que não me lembro. Agora, a reencontrei no sempre ótimo Futility Closet, que cita a fonte original. A tradução para o português é minha.

Em maio de 1997, um dr. Schlambaugh, professor da Escola de Engenharia Química da Universidade de Oklahoma, teria proposto a seguinte questão à sua turma: "O inferno é exotérmico ou endotérmico? Justifique sua resposta com uma prova". Um dos alunos teria respondido assim:

"Primeiro, nós postulamos que se almas existem, elas precisam ter alguma massa. Se elas têm, então um mol de almas tem uma massa. Então, a que taxa as almas estão entrando no inferno e a que taxa elas estão saindo? Eu acho que nós podemos assumir que, uma vez que uma alma entra no inferno, ela não sai. Portanto, nenhuma alma está saindo. Sobre as almas entrando no inferno, vamos olhar para as diferentes religiões que existem no mundo hoje. Algumas das religiões dizem que se você não for um membro dela, você irá para o inferno. Como há mais que uma destas religiões e as pessoas não pertencem a mais de uma religião, podemos projetar que todas as almas vão para o inferno. Com as taxas de natalidade e mortalidade como estão, podemos esperar que o número de almas no inferno aumente exponencialmente.

Agora, nós olhamos para a taxa de mudança do volume do inferno. A Lei de Boyle estabelece que, para a temperatura e a pressão no inferno permanecerem as mesmas, a razão da massa das almas para o volume do inferno precisa permanecer constante:

(1) Se o inferno estiver se expandindo a uma taxa mais lenta que a taxa de entrada das almas, então a temperatura e a pressão no inferno aumentarão até todo o inferno explodir;

(2) Se o inferno estiver se expandindo a uma taxa mais rápida que a taxa de entrada das almas , então a temperatura e a pressão cairão até que o inferno congele.

Então, qual das duas hipóteses é a verdadeira? Se nós aceitarmos o postulado dado a mim por Theresa Banyan durante meu ano de calouro, "haverá uma noite fria no inferno antes que eu durma com você", e levando em conta o fato de que eu ainda não obtive sucesso em ter relações sexuais com ela, então (2) não pode ser verdade.

Assim, o inferno é exotérmico."

O aluno, Tim Graham, teria tirado a única nota A do exame.

PCFilho

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. O INFERNO, MUITO PROVAVELMENTE, CONTINUA A ENCARNAR EM ALGUNS OUTROS, CRETINOS FUNDAMENTAIS, QUE, A ELES PORTANTO, NEM ÁGUA!..

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.