Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Pelé é superestimado?


Para ser bem direto: não.

Ele ganhou três Copas do Mundo. Em duas delas, ele foi o jogador mais decisivo. Na primeira, ele tinha 17 anos de idade. Até hoje, ninguém mais fez isso. Ninguém chegou nem perto de fazer isso.

Os endeusados Messi e Cristiano Ronaldo não têm uma única Copa do Mundo. Pelé tem uma, duas, três.

Então não, Pelé não é superestimado.

****

Além de ser o único homem a conquistar três Copas do Mundo como jogador, Pelé tem outras façanhas impressionantes, dentre as quais:
- é até hoje o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, com 77 gols em partidas oficiais e 18 gols em jogos não-oficiais.
- mesmo sem ser centroavante, é, de acordo com o Guinness Book, o maior artilheiro da história do futebol (ao todo, são reconhecidos 1.283 gols, entre partidas oficiais e não-oficiais - 720 deles em partidas de competição profissional).
- também é até hoje o quinto maior goleador da história das Copas do Mundo, com 12 gols em 14 jogos.
- é até hoje o jogador mais jovem a marcar um gol em Copas do Mundo: em 1958, aos 17 anos e 239 dias, ele fez aquele golaço contra o País de Gales.
- é até hoje o jogador mais jovem a disputar uma final de Copa do Mundo: em 1958, foi titular na vitória contra a Suécia, aos 17 anos e 249 dias - e marcou dois gols na partida, um deles antológico.
- nunca perdeu uma partida pela Seleção Brasileira atuando ao lado de Garrincha (em 40 jogos com a dupla, foram 35 vitórias brasileiras e 5 empates).
- no gramado, percorria 100 metros em 10,9 segundos; na pista de atletismo, fazia o percurso em 10,3 segundos. Essa marca, medida em 1962, seria suficiente para que Pelé disputasse a prova nos Jogos Pan-Americanos de 1963, em São Paulo (o que chegou a ser cogitado). O atual recorde mundial dos 100 metros, de Usain Bolt, é apenas 72 centésimos de segundo mais rápido.

****

Um tricolor chato como eu argumentaria que Pelé não poderia ser considerado o melhor futebolista da história sem ter jogado no Fluminense. Tudo bem: ele corrigiu esse problema no dia 26 de abril de 1978, quando atuou pelo Tricolor contra o Racca Rovers, na Nigéria. :-)

****

O amigo RBN tem um blog exclusivamente dedicado a Pelé. Vale a pena visitar!

****

Há horas de vídeo de Pelé jogando disponíveis na internet. Recomendo, por exemplo, os melhores momentos da semifinal do Mundial de 1970, certamente uma das maiores atuações individuais da história das Copas do Mundo:


Na semifinal da Copa do Mundo de 1958, em que a Seleção derrotou a França por 5 a 2, Pelé marcou três gols. A filmagem completa desse jogo pode ser vista aqui.

****

Convencidos? :-)

PCFilho

2 comentários:

  1. PC, além disso tudo, ainda tem mais coisas: por exemplo, ELE foi eleito ATLETA DO SÉCULO XX pelo COI, pela Reuters e pelo L'Equipe. Ou seja, o maior entre os maiores de todas as modalidades esportivas.
    E em qualquer lista de melhor de todos os tempos, em qualquer lugar do planeta, ELE está sempre presente.

    Provavelmente em 2099, Michael Phelps e Usain Bolt serão candidatos a serem Atleta do Século XXI, mas com certeza nem Messi nem CR7 estarão nesta lista.

    Também o France Football reconheceu que se as regras para ganhar a Bola de Ouro valessem para todos desde o início, ELE teria vencido 7 vezes, e somando a de 2013 pelo conjunto da obra, seriam 8 Bolas de Ouro, pode ver nesse link a seguir: http://pelethebest.blogspot.pt/search/label/BOLA%20DE%20OURO

    Este post vem exatamente de encontro ao meu próximo post, que será mais ou menos assim:
    CR7, principais carcteristicas: Força, fortíssimo jogo aéreo, fortíssimo cobrador de faltas com o pé direito, velocidade, chuta bem com os dois pés, artilheiro, tem técnica mas já driblou melhor do que hoje em dia, já foi mais imprevisível que hoje em dia, mas não é completo: não é organizador de jogo, nem playmaker ( aquele que joga e faz jogar), nem é cerebral, nem joga de goleiro, nem joga como meio-campo, entre outras coisas.

    Messi: é playmaker, é artilheiro, fortíssimo cobrador de faltas com o pé esquerdo, velocidade, habilidade (só na perna esquerda), técnica acima da média, visão de jogo, chuta bem (de esquerda), joga como meio-campo ou atacante, mas é fraco no jogo aéreo e não joga de goleiro, ou seja em termos técnicos e teóricos, é melhor que CR7, mas na carreira tem cerca de menos 40 gols que o português (572 contra 536, num total de 1108 gols, ou seja, os dois juntos até a data de hoje tem menos 174 gols que ELE). E CR7 já venceu com a seleção, Messi não.

    ELE era fortíssimo em todas as partes fortes dos dois melhores jogadores deste século XXI... e nas partes fracas da cada um dos dois, ELE também era fortíssimo, talvez com exceção de jogar de goleiro, mas se Pepe que conviveu, treinou e jogou com ELE durante uma década disse que ELE tinha tudo pra ser um excelente goleiro, menos altura, quem sou eu pra discordar?:-)
    Resumindo:
    CR7 + Messi = (ou <) Pelé:-)

    PS: Com a sua permissão, posso usar este texto num próximo post?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RBN, é claro que você pode usar meu texto ou partes dele. Sinta-se à vontade. :)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.