Páginas

domingo, 2 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 2 de julho



1922: em jogo do Campeonato Carioca, em General Severiano, o Fluminense goleou o Andarahy por 6 a 0, gols de Mano (2), Machado e Welfare (3). Estes foram os dois últimos gols de Mano pelo Fluminense - ele faleceria tragicamente, meses depois, em decorrência de uma lesão sofrida em outra partida.

1930: no Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira embarcou no navio SS Conte Verde, com destino ao Uruguai, onde seria disputada a primeira Copa do Mundo. O Fluminense, maior potência do futebol brasileiro, é o clube com mais representantes: são cinco atletas (o goleiro Velloso, os médios Fernando Giudicelli, Agostinho Fortes e Ivan Mariz, e o atacante e capitão Preguinho). O navio, que partira de Gênova no dia 20 de junho, já trazia as seleções de Romênia, França e Bélgica, além da comitiva da FIFA, e chegaria a Montevideo no dia 5 de julho.

1939: em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Bangu por 3 a 0, gols de Orlandinho, Tim e Fogueira.

1950: em amistoso no Estádio Olímpico da Guatemala, na capital do país da América Central, o Fluminense venceu o Club Social y Deportivo Municipal por 3 a 0, gols de Niltinho (2) e Jerônimo.

1959: seguindo a excursão pelas regiões Norte e Nordeste, o Fluminense goleou o Sampaio Corrêa por 5 a 1, no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís. Os gols tricolores foram de Waldo, Escurinho, Maurinho, Edmílson e Wilson Bauru. Este foi o 13º dos 20 triunfos consecutivos daquele time: a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (vejam a lista completa de resultados aqui).

1983: na estreia no Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 3 a 0, gols de Deley (2) e Washington. Era o início da campanha que culminaria com a conquista do título, após triangular com Bangu e Flamengo, em dezembro.

1997: em jogo pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Botafogo por 2 a 1, na Rua Bariri. Os gols tricolores foram de Yan e André Miquimba. O público presente, de 275 pessoas, certamente foi o pior da história moderna do Clássico Vovô.

2008: precisando reverter a derrota por 4 a 2 na partida de ida, o Fluminense venceu a LDU Quito por 3 a 1, diante de 86.027 pessoas no Maracanã, com três gols de Thiago Neves, na decisão da Copa Libertadores da América. Com o resultado, a partida foi para a prorrogação de 30 minutos. Como houve empate em 0 a 0 no tempo extra, o torneio foi decidido em disputa de pênaltis, com vitória do time equatoriano por 3 a 1. O Fluminense encerrou a Copa Libertadores com a melhor campanha dentre todos os participantes e a maior média de público da história de um clube brasileiro na competição (52.801 pessoas por jogo), mas com o amargo vice-campeonato. A atuação do árbitro argentino Hector Baldassi foi decisiva para o resultado, uma vez que ele ignorou dois pênaltis claros para o Fluminense. Thiago Neves se tornou o primeiro jogador a marcar três gols em uma mesma partida de final de Copa Libertadores.
Pênalti claríssimo em Washington, ignorado pelo árbitro Hector Baldassi.
A foto virou um ícone da injustiça vivida na fatídica noite de 2 de julho.

2015: o Fluminense venceu o Santos por 2 a 1, no Maracanã, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Os gols tricolores foram marcados por Fred e Lucas Gomes. O gol de Lucas Gomes, aos 35 minutos do 2º tempo, foi de peixinho - o jovem atacante infelizmente viria a falecer no ano seguinte, vítima da tragédia do voo da Chapecoense.

****

Aniversariantes do dia:

Armando de Almeida, o Gallo (1893), médio-esquerdo com 4 gols em 29 jogos pelo Fluminense, parte do time campeão carioca de 1911. Foi um dos dissidentes que saíram do Fluminense e formaram o primeiro time do Flamengo.

Hércules de Miranda (1912), lendário ponta-esquerda do Fluminense, integrante do plantel tricolor entre 1935 e 1942. É o quarto maior artilheiro da história do Fluminense, com 165 gols marcados em 176 jogos disputados com a camisa do clube. Foi campeão carioca em 1936, 1937, 1938, 1940 e 1941, além de ter conquistado o Torneio Aberto de 1935, o Torneio Municipal de 1938 e o Torneio Extra de 1941. Disputou a Copa do Mundo de 1938, fazendo parte da Seleção Brasileira que conquistou o então inédito terceiro lugar.


Sildes de Póvoas Silveira, o Silveira (1946), zagueiro com 29 gols marcados em 316 partidas no time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 1966 e 1975. Fez parte dos times campeões da Taça Guanabara em 1969 e 1971, do Campeonato Carioca em 1969, 1971, 1973 e 1975, e o Campeonato Brasileiro em 1970.

Cláudio Adalberto Adão (1955), centroavante com boa passagem no Fluminense, entre 1980 e 1981, período em que marcou 56 gols em 67 jogos com a camisa tricolor. Foi campeão carioca em 1980.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.