Páginas

sábado, 19 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 19 de agosto



1939: em jogo amistoso, no campo da rua Cesário Ramalho, em São Paulo, o Fluminense ganhou por 4 a 2 da Portuguesa. Os gols tricolores na partida foram marcados por Mário Milani (3) e Fogueira. Esta foi a segunda vitória do Fluminense na viagem à capital paulista, após os 2 a 0 sobre o São Paulo (vide 17 de agosto).

1944: em partida disputada no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Flamengo, e manteve-se na liderança do Campeonato Carioca, dois pontos à frente do rival rubro-negro. Com três defesas difíceis, o goleiro tricolor Batatais foi o melhor em campo.

1945: em amistoso no Estádio José Procópio Teixeira, em Juiz de Fora, o Fluminense venceu o Tupynambás por 3 a 2. Os gols da vitória do Fluminense foram marcados por Simões e Pedro Amorim (dois, um deles decidindo a partida, nos minutos finais). Na partida, o goleiro tricolor Batatais defendeu uma cobrança de pênalti de Eurico.

1950: em sua segunda partida de noventa minutos no Maracanã, o Fluminense empatou novamente: 2 a 2 com o Bonsucesso, pela segunda rodada do Campeonato Carioca. Os dois gols tricolores foram de Didi, o segundo cobrando pênalti, mas a grande atuação do dia foi a do goleiro Castilho, que garantiu o empate com muitas defesas. Nos minutos finais, o arqueiro do Fluminense defendeu três chutes violentos seguidos de Cidinho, em lance que empolgou a torcida. Ao fim do jogo, Castilho foi muito aplaudido pelo público presente no novo estádio carioca.
Manchete do Jornal dos Sports destacando a atuação de Castilho.

1956: em partida válida pela quarta rodada do turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Conselheiro Galvão, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Madureira. Os gols da vitória tricolor foram de Waldo (2) e Léo Briglia.

1972: na semifinal do Troféu Colombino, na Espanha, o Fluminense perdeu para o Atlético de Madrid por 4 a 2, no Estádio Municipal de Huelva. Aos dois minutos, Lula abriu o placar para o Fluminense cobrando falta. Aos 42, Jair Pereira ampliou, aproveitando um rebote do goleiro Rodri. Entretanto, no segundo tempo, o Atlético de Madrid conseguiu reagir e virou o placar para 4 a 2, com três gols de Javier Irureta e um de Luis Aragonés. O clube madrilenho vivia grande fase, era o campeão da Copa del Rey de 1972, conquistaria a Liga Espanhola em 1973, e seria vice-campeão da Copa da Europa em 1974. Os outros participantes do Troféu Colombino foram o espanhol Valencia e o tchecoslovaco Slovan Bratislava (que venceu a outra semifinal por 4 a 0). Na decisão do terceiro lugar, o Fluminense derrotaria o Valencia (vide efemérides de amanhã).
O craque Gérson em ação na partida contra o Atlético de Madrid, em Huelva.

1979: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio Atílio Marotti, em Petrópolis, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Serrano, gols de Gilcimar e Edinho (dois, ambos cobrando falta).

1981: em partida do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Americano de Campos por 1 a 0, com um gol de Cláudio Adão, aos 39 minutos do segundo tempo.

1982: em jogo do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense goleou o Americano de Campos por 5 a 0, gols de Aldo, Amauri (3) e Alexandre.

1990: em partida disputada no Estádio do Maracanã, o Fluminense estreou no Campeonato Brasileiro com vitória: 3 a 0 sobre a Portuguesa de Desportos, com gols de Renato Carioca e Rinaldo (2). O centroavante da Portuguesa neste jogo foi Ézio - jogador que seria contratado pelo Fluminense na temporada seguinte, e se tornaria um ídolo do clube.

1993: na partida de volta da primeira fase da Copa Conmebol, diante de 990 pagantes no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Atlético Mineiro, gols de Chiquinho e Julinho. Durante o jogo, o goleiro tricolor Nei defendeu um pênalti (como havia feito também na partida de ida). Como o Atlético vencera o jogo de ida também por 2 a 0, a classificação foi definida em disputa de pênaltis, com vitória do clube mineiro por 4 a 2.

2001: em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Gama por 4 a 3. Os gols tricolores foram assinalados por Roni (2), Yan e Agnaldo.

****

Aniversariante do dia:

José Henrique de Abreu, o Zé Henrique (1931), centroavante que integrou o plantel do Fluminense entre as temporadas de 1951 e 1952. Atuou posteriormente no Madureira (esteve em campo na partida que decidiu o Campeonato Carioca de 1959 - Fluminense 2 x 0 Madureira).

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.