quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 17 de agosto


1913: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense goleou o Mangueira por surreais 10 a 2. Os gols tricolores na partida foram de Vidal (contra), João Baptista (3), José Bello, Sarmento (2), Oswaldo Gomes (2) e Barthô.

1919: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Bangu, gols de Machado (2), Zezé e Welfare. O Tricolor somava até ali cinco vitórias e uma derrota em seis jogos, no início da campanha do tricampeonato.

1924: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, em General Severiano, o Fluminense derrotou o Botafogo por 2 a 0, gols de Nilo e Fortes. Com uma campanha de 9 vitórias e 1 empate, o Tricolor seguia a passos firmes para voltar a conquistar o título de campeão do Rio de Janeiro.

1930: diante de 16.500 pessoas no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Brasileira derrotou o escrete dos Estados Unidos por 4 a 3. O capitão Preguinho, representante tricolor na Seleção, marcou o primeiro gol do jogo, aos 6 minutos do primeiro tempo. Este foi o primeiro confronto entre as duas seleções nacionais na história. A equipe norte-americana seguia na América do Sul após a disputa da Copa do Mundo do Uruguai, na qual fora semifinalista.

1939: em amistoso interestadual no Parque Antártica, o Fluminense venceu o São Paulo por 2 a 0, gols de Pedro Amorim e Mário Milani. Esta foi a primeira vitória tricolor no histórico do confronto com o São Paulo.

1941: em jogo do segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Madureira. Hércules, Tim e Rongo marcaram os gols do Fluminense na partida, com Lelé descontando para o Madureira. Naquele ano, o Tricolor conquistaria o título do Campeonato Carioca, com 22 vitórias em 28 jogos, e o melhor ataque da história da competição (106 gols-pró).

1946: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense perdeu para o America por 3 a 1. Lima, Oscar e Maneco marcaram os gols do America, e Rodrigues Tatu descontou para o Fluminense com um gol olímpico (direto de escanteio). O Tricolor passou a ter 5 vitórias e 2 derrotas em 7 jogos no Campeonato, que seria o mais disputado da história, com Fluminense, America, Botafogo e Flamengo terminando empatados em pontos. No Supercampeonato, em dezembro, o Fluminense sairia vencedor.

1947: no campo da rua Conselheiro Galvão, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Bangu, com três gols de Pinhegas e um de Simões, em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca.

1957: em jogo dramático no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense obteve sua quarta vitória em quatro jogos no Campeonato Carioca: 1 a 0 sobre o Madureira, gol do ponta Escurinho, aos 37 minutos do segundo tempo.

1969: em Asunción, com o tricolor Félix no gol, a Seleção Brasileira venceu o Paraguai por 3 a 0, em partida das eliminatórias da Copa do Mundo. Na mesma tarde, o Maracanã recebeu 67.492 pagantes, para a rodada decisiva da Taça Guanabara, competição disputada à parte do Campeonato Carioca (que o Fluminense já havia conquistado, em 15 de junho). Na preliminar, Flamengo e Botafogo empataram em 1 a 1. No jogo principal, o Fluminense venceu o America por 1 a 0, gol de Flávio, aos 41 minutos do segundo tempo, e conquistou o título. Na temporada de 1969, o Rio de Janeiro era mesmo tricolor!

1974: no Estádio do Maracanã, em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Olaria. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Kléber e Gil (2).

1975: diante de 100.703 pagantes no Estádio do Maracanã, a grande maioria de tricolores, o Fluminense conquistou o Campeonato Carioca, mesmo perdendo por 1 a 0 para o Botafogo (gol de Ademir, de falta, aos 23 do segundo tempo). O Tricolor podia ser derrotado por até dois gols, porque tinha melhor saldo de gols no triangular decisivo, em comparação com os rivais Botafogo e Vasco. A Máquina Tricolor, sob o comando técnico de Carlos Alberto Parreira, jogou com: Félix; Toninho, Silveira, Assis e Marco Antônio; Zé Mário, Carlos Alberto Pintinho (Kléber) e Rivellino; Cafuringa, Manfrini e Paulo Cezar Caju. Ao soar do apito final, o craque Rivellino estava visivelmente emocionado, pois finalmente conquistava um título por um clube: o Fluminense, campeão carioca pela 22ª vez na história!

1980: o Fluminense estreou no Campeonato Carioca com vitória: 2 a 0 sobre o Bonsucesso, gols de Gilberto e Edinho, no Estádio Luso-Brasileiro. Era o início de uma bela campanha, em que o Fluminense, com um time de jovens formados em casa, voltaria a ser campeão estadual.

1989: na sequência da excursão pela Europa, o Fluminense derrotou o Livorno, da Itália, por 3 a 0, gols de Gama, Vânder Luís e Hélio, no Stadio Armando Picchi, em Livorno.

2002: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Grêmio por 3 a 1. Os gols tricolores foram assinalados por Magno Alves e Romário (2).

2005: o Fluminense estreou na Copa Sul-Americana com uma vitória por 2 a 1 sobre o Santos, em São Januário. Os gols do Fluminense no jogo foram de Tuta e Gabriel.

2008: em partida do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Atlético Mineiro, com um gol do atacante Dodô, aos 16 minutos do segundo tempo.

2011: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Engenhão, o Fluminense venceu o Figueirense por 3 a 0, gols de Edinho e Rafael Moura (2).

2013: na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Náutico, graças ao gol de Samuel, aos 25 minutos do segundo tempo.

****

Aniversariantes do dia:

Gil Trindade de Almeida (1934), zagueiro que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1954.

Jorge de Amorim Campos, o Jorginho (1964), lateral-direito e volante com curta passagem pelo Fluminense na temporada de 2002, tendo atuado em 8 partidas do primeiro semestre daquele ano. Na Seleção Brasileira, foi o lateral-direito titular na conquista da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.

Roger Galera Flores (1978), meio-campista formado pelo Fluminense, com 58 gols marcados em 221 jogos pelo time profissional tricolor, entre 1996 e 2004. Com a camisa do Fluminense, participou das campanhas vitoriosas da Copa Rio de Janeiro de 1998 e da Série C do Campeonato Brasileiro de 1999.

Leandro Teixeira Dantas (1987), volante que integrou o elenco do Fluminense em 2010, após se destacar no Duque de Caxias.

PCFilho

3 comentários:

  1. Apenas duas dúvidas:

    O Roger foi campeão no centenário do Fluminense?

    Ele só jogou a série B e foi também campeão, correto?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre 2002: Roger começou a temporada no elenco do Fluminense, mas jogou apenas no Rio-São Paulo e na Copa do Brasil, não tendo atuado em nenhuma partida da campanha vitoriosa do Campeonato Carioca.

      Sobre 1998: ele jogou a Série B, mas o Fluminense não foi campeão da competição.

      Excluir
    2. Ainda sobre 2002, vale lembrar que, nas fases iniciais do Campeonato Carioca, os grandes atuaram com equipes reservas, só entrando com os times titulares nas fases decisivas da competição.

      Na época das fases decisivas, Roger já havia se transferido para outro clube.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.