Páginas

domingo, 3 de setembro de 2017

Efemérides tricolores - 3 de setembro


1911: no primeiro jogo do returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense venceu o Paysandu por 3 a 1, de virada. Após Davies abrir o placar para o Paysandu, os gols tricolores foram assinalados por James Calvert (2) e Gustavinho de Carvalho. Esta foi a quarta das seis vitórias que deram ao Fluminense o título de campeão invicto naquela temporada.

1916: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Bangu. Os gols tricolores foram Chico Netto (de pênalti) e João Baptista, com Benedicto (de pênalti) descontando para os alvirrubros.
O Fluminense que jogou em 03/09/1916, contra o Bangu, na rua Guanabara.
Em pé, da esquerda para a direita: Laís, Oswaldo Gomes, Vidal, Marcos, Chico Netto e Fábio.
Sentados, da esquerda para a direita: Celso, Couto, Barthô, João Baptista e Zezé.
(Marcos e Fábio são os irmãos Carneiro de Mendonça.)

1960: no Estádio do Maracanã, em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Bangu por 3 a 1, de virada, e seguiu na liderança da tabela de classificação. Zé Maria abriu o placar para os alvirrubros, mas Telê, Edmílson e Waldo marcaram os gols da vitória tricolor. Tim, treinador do Bangu e ídolo do Fluminense, foi aplaudido pelos torcedores tricolores, como usualmente.

1961: no campo da rua Bariri, em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Madureira por 2 a 1, de virada. O clube suburbano venceu o primeiro tempo, com gol de Azumir, mas o Tricolor reagiu e virou na etapa complementar, graças aos gols de Pinheiro (cobrando pênalti) e Telê (algumas fontes dão este segundo gol do Fluminense para Humberto Tozzi, porque os dois atacantes tricolores chutaram juntos, completando o cruzamento da Jaburu).

1966: em partida válida pela Taça Guanabara (torneio à parte do Campeonato Carioca), o Fluminense venceu o Vasco por 3 a 0, no Estádio do Maracanã. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Samarone, Mário Tilico e Lula. Quatro dias depois, o Fluminense enfrentaria o Flamengo e se sagraria campeão invicto da competição (vide 7 de setembro).

1972: na segunda partida do triangular final do Campeonato Carioca, diante de 41.269 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Vasco, com gols de Cafuringa e Lula. Como o Flamengo também derrotara o Vasco no primeiro jogo do triangular, o clássico Fla-Flu decidiria a competição (vide 7 de setembro).

1978: no Estádio Luso-Brasileiro, em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 4 a 0, gols de Doval (2) e Marinho Chagas (2).

1986: pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Operário de Campo Grande, com um gol de Édson Souza, aos 11 minutos do primeiro tempo, de cabeça.

1988: na estreia no Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo. O gol tricolor foi de Marcelo Henrique, aos 9 minutos do segundo tempo. A partida, porém, não acabaria ali - nos dias seguintes, o regulamento da competição seria modificado, com uma novidade curiosa: partidas empatadas teriam uma disputa de pênaltis valendo um ponto extra. Assim, com portões abertos, os dois times voltariam ao Maracanã no dia 5 de outubro, somente para a disputa de pênaltis, que o Fluminense venceria por 5 a 4, garantindo o ponto extra.

1994: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Caio Martins, em Niterói, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Palmeiras. O gol tricolor no jogo foi de Luís Antônio. O Palmeiras era o campeão brasileiro, e conquistaria o bi naquele ano.

2003: em partida pela primeira fase da Copa Sul-Americana, no Mineirão, o Fluminense derrotou o Atlético Mineiro por 2 a 0, gols de Joãozinho e Carlos Alberto. Por essa fase da competição, o Tricolor já havia vencido o Corinthians (vide 13 de agosto). Assim, com o resultado, o Tricolor saiu vencedor do triangular com Atlético Mineiro e Corinthians, e garantiu sua classificação para a fase seguinte, em que enfrentaria o São Paulo.

2011: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense obteve uma das mais viradas mais impressionantes da história da competição. O Tricolor estava perdendo por 2 a 0 para o Atlético Goianiense até os minutos finais do jogo. Aos 38 minutos do segundo tempo, Rafael Sobis descontou; aos 41, Rafael Sobis marcou mais um; e aos 45, Rafael Moura virou a partida, com um gol de cabeça: Fluminense 3 a 2!

2016: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Giulite Coutinho, em Mesquita, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Figueirense. Os gols tricolores foram de Gustavo Scarpa, Renato Chaves e Magno Alves.

****

Aniversariantes do dia:

Dirceu Lopes Mendes (1946), talentoso meio-campista com 6 gols marcados em 23 partidas disputadas pelo Fluminense, na temporada de 1977. Dirceu Lopes é ídolo do Cruzeiro, e tem 14 atuações pela Seleção Brasileira.

Afonso Celso Garcia Reis, o Afonsinho (1947), meio-campista que encerrou sua carreira com 13 atuações pelo Fluminense, na temporada de 1981. Afonsinho, um dos poucos futebolistas a ter defendido os quatro rivais do Rio de Janeiro, é famoso por ter sido o primeiro atleta do Brasil a ganhar o direito ao passe livre na Justiça, derrotando o Botafogo nos tribunais, em março de 1971.
Foto da Revista Placar.

Carlos Eugênio Simon (1965), o homem cujo apito final encerrou 26 anos de espera, na gloriosa tarde de 5 de dezembro de 2010. Simon foi um raro árbitro que fez por merecer o respeito dos torcedores do Fluminense ao longo de sua carreira, que terminou precisamente naquela partida histórica.


Cícero Herbete de Oliveira Melo, o Beto (1980), atacante com 6 gols marcados em 40 partidas disputadas pelo Fluminense, entre as temporadas de 2005 e 2006.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.