domingo, 13 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 13 de agosto



1930: o presidente Arnaldo Guinle enviou documento ao Clube de Regatas do Flamengo, no qual informou que o Fluminense abriu mão do terreno de 14.300 metros quadrados na avenida Ruy Barbosa, área nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro, em favor do co-irmão rubro-negro, que se interessara pela área para construir ali a sede de sua seção náutica. No dia seguinte, o Fluminense recebeu um ofício assinado por José Bastos Padilha, secretário do Flamengo: "Cumpre-me levar ao conhecimento de V. Exª. que a Directoria deste Club, em reunião hontem realizada, deliberou que constasse na acta de seus trabalhos um voto de sincero agradecimento pelo gesto de fidalguia do Fluminense, que refletiu muito sympathicamente nas relações de amizade que unem essas duas sociedades". Pouca gente sabe, mas a sede do Flamengo no Morro da Viúva foi doada pelo Fluminense.

1931: em jogo amistoso, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu a Seleção Gaúcha por 3 a 2. Os gaúchos jogaram com Pena; Luiz e Risada; Ribeiro, Magno e Tristão; Benjamin, Luiz II, Honório, Foguinho e Moderato Visintainer (Nenê). O Fluminense atuou com Velloso; Alemão e Pedro Fortes; Frota, Cabral e Ivan Mariz; Ripper, Demósthenes, Alfredinho (Betinho), Preguinho e De Mori (Sálvyo). Todos os cinco gols aconteceram no primeiro tempo: Honório abriu o placar para os visitantes, Ivan Mariz empatou, Demósthenes virou o placar, Preguinho ampliou para 3 a 1 cobrando falta, e Foguinho fez o gol de honra dos gaúchos. O jogo valeu a Taça Jorge Py, homenagem ao zagueiro gaúcho Jorge Tavares Py, que falecera tragicamente no acidente com o trem do Fluminense no ano anterior, na serra de Teresópolis.

1933: no Estádio de Laranjeiras, em jogo do Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Ypiranga, com gols de Ivan Mariz e Brant.

1961: em partida do primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Bonsucesso por 1 a 0, na Gávea, com um gol do ponta Escurinho, aos 16 minutos do primeiro tempo.

1969: na penúltima rodada da Taça Guanabara (competição à parte do Campeonato Carioca), o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Botafogo, no Maracanã. Mesmo com o tropeço, o Tricolor precisaria apenas de uma vitória na partida final, contra o America, para levantar o troféu (vide 17 de agosto).

1978: na decisão do terceiro lugar do Torneio Teresa Herrera, o Fluminense venceu o Deportivo La Coruña por 2 a 1, no Estádio Riazor, em La Coruña. Robertinho e Zezé marcaram os gols da vitória tricolor. Na decisão do troféu, o Flamengo perdeu para o Real Madrid por 2 a 0, não conseguindo repetir a conquista do Fluminense no ano anterior (vide 7 de agosto).

1983: o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Campo Grande, no Maracanã, com gol de Tato, em partida válida pelo Campeonato Carioca, competição que terminaria com o Fluminense levantando a taça.

1989: na semifinal do Torneio de Kiev, na União Soviética, o Fluminense derrotou a Roma, da Itália, por 1 a 0, com um gol de Marquinho Carioca. Na outra semifinal, o Bangu empatou em 0 a 0 com o Dinamo de Kiev, e venceu os anfitriões por 4 a 3 na disputa de pênaltis. No dia seguinte, o Fluminense se sagraria campeão na final contra o Bangu (vide 14 de agosto). As partidas da competição aconteceram todas no Estádio Olímpico de Kiev.

1995: em amistoso, o Fluminense venceu o Operário de Várzea Grande por 4 a 3, no Estádio José Fragelli, em Cuiabá. Valdeir, Renato Gaúcho, Rogerinho e Darci marcaram os gols tricolores na partida.

2003: o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Corinthians, no Maracanã, em partida válida pela primeira fase da Copa Sul-Americana. Os gols tricolores foram de Rodolfo (de falta) e Sorato.

2006: o Fluminense derrotou o Cruzeiro por 3 a 2, no Mineirão, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Marcelo, Roger Machado e Tuta marcaram os gols da vitória tricolor em Belo Horizonte.

****

Aniversariantes do dia:

Mário Assunção de Carvalho, o Marinho (1952), lateral-direito com 41 atuações pelo time principal do Fluminense, entre os anos de 1980 e 1981. Integrou o elenco campeão carioca de 1980.

Jeferson Magno Barbosa da Silva, o Capitão (1975), centroavante com 4 gols marcados em 11 partidas pelo Fluminense na temporada de 1995, quando fez parte do plantel campeão carioca.

Gilmar de Lima Nascimento, o Gilmar Fubá (1975), cabeça-de-área com 13 atuações pelo Fluminense na temporada de 2001, tendo participado da campanha que levou o clube à semifinal do Campeonato Brasileiro.

Leandro Lessa Azevedo, o Leandro Guerreiro (1980), atacante com 10 gols marcados em 53 partidas pelo Fluminense na temporada de 2005. Na decisão do Campeonato Carioca daquele ano, Leandro acreditou num lance que parecia perdido, e fez um lançamento espetacular, que resultaria no gol do título por Antônio Carlos, nos acréscimos do segundo tempo.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.