1903: com 13 votos, o inglês Francis Henry Walter foi eleito o segundo presidente do Fluminense, para suceder ao fundador Oscar Cox, o Pioneiro (que recebeu 2 votos). O vice-presidente eleito foi Guilherme Guinle. Sócio número 88 do Fluminense, o empreendedor Francis Walter comandou o clube durante os cinco anos seguintes, período em que o Fluminense se tornou tricolor, inaugurou seu campo na rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), conquistou seus primeiros Campeonatos Cariocas e dobrou seu número de sócios.
1935: no primeiro jogo da decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca ganhou por 5 a 1 da Seleção Paulista. Os gols do escrete carioca foram de Hércules (dois), Mamede e Plácido (dois). A escalação era baseada no Fluminense, contando com sete atletas tricolores: Batatais [Fluminense]; Marin [Flamengo] e Machado [Fluminense]; Marcial [Fluminense], Brant [Fluminense] e Orozimbo [Fluminense]; Sá [Flamengo], Russo [Fluminense] (Caldeira [Flamengo]), Plácido [America], Mamede [America] e Hércules [Fluminense]. Uma semana depois, a Seleção Carioca confirmaria a conquista do Campeonato, em São Paulo (vide 22 de dezembro).
1937: em partida válida pela terceira rodada do returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Bangu por 7 a 0, gols de Tim, Romeu Pellicciari, Hércules (dois), Sandro (dois) e Sobral. Acumulando uma campanha de doze vitórias, um empate e uma derrota, o time do Fluminense seguia firme rumo à conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro.
1942: no terceiro jogo da decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Pacaembu, em São Paulo, a Seleção Carioca empatou em 3 a 3 com a Seleção Paulista. Pirillo, Lelé e Zarzur marcaram os gols do Distrito Federal, que foi escalado assim, baseado no time do Flamengo: Jurandyr [Fla]; Domingos da Guia [Fla] e Newton Canegal [Fla]; Biguá [Fla], Zarzur [Vasco] e Jayme de Almeida [Fla]; Pedro Amorim [Fluminense], Zizinho [Fla], Pirillo [Fla], Lelé [Madureira] e Vevé [Fla]. Até aqui na série decisiva, houve uma vitória para cada seleção e um empate. Os paulistas terminariam campeões na quarta partida (vide 20 de dezembro).
1943: na segunda partida da decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, a Seleção Carioca perdeu para a Seleção Paulista por 3 a 2, de virada, no Pacaembu. O escrete do Distrito Federal abriu 2 a 0 logo no começo, com dois gols do vascaíno Ademir Menezes, em duas assistências do tricolor Pedro Amorim (uma dupla dinâmica que voltaria a se reunir em 1946, no Fluminense). Os paulistas viraram com gols de Servílio, Hércules (ex-Flu, agora atleta do Corinthians) e Luizinho. Com cinco atletas tricolores, o escrete do Distrito Federal atuou com: Batatais [Fluminense]; Domingos da Guia [Flamengo] e Norival [Fluminense]; Biguá [Flamengo], Rui Campos [Fluminense] e Jayme de Almeida [Flamengo]; Pedro Amorim [Fluminense], Ademir Menezes [Vasco], Pirillo [Flamengo], Tim [Fluminense] e Vevé [Flamengo]. Após dois jogos em São Paulo, os paulistas tinham duas vitórias, mas nada estava decidido: a Seleção Carioca venceria os três jogos finais em casa, e se sagraria campeã brasileira (vide 19, 23 e 30 de dezembro).
1946: em jogo pela quinta e penúltima rodada do Supercampeonato Carioca, na Gávea, o Fluminense goleou o America por 6 a 2, graças aos gols de Rodrigues Tatu (três, um de pênalti), Pedro Amorim, Gritta (contra) e Careca. O Fluminense liderava com 9 pontos ganhos (4 vitórias e 1 empate), seguido pelo Botafogo com 8 pontos ganhos (4 vitórias e 1 derrota). Na rodada final, Fluminense e Botafogo duelariam pelo título de supercampeão, em São Januário (vide 22 de dezembro).
1948: em jogo amistoso, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o Fluminense derrotou o Ceará por 5 a 1, graças aos gols de Santo Cristo, Simões (dois), Orlando Pingo de Ouro e Emílio Ibrahim (este último gol é creditado a Ivson em algumas fontes). Este foi o primeiro duelo do Fluminense contra o Ceará Sporting Club na história.
1963: em jogo pela última rodada do Campeonato Carioca,
o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Flamengo, resultado que deu o título de campeão ao rival rubro-negro. Este Fla-Flu é o maior público de um jogo entre clubes na história do futebol: 194.603 presentes (177.656 pagantes) no Maracanã. Com a campanha de 16 vitórias, 6 empates e 2 derrotas, 48 gols-pró e 10 gols-contra, o Fluminense terminou mesmo como vice-campeão, um ponto atrás do Flamengo. No dia seguinte,
Nelson Rodrigues escreveria em sua crônica sobre o jogo:
"Amigos, eu sei que os fatos não confirmaram a profecia. Ao que o profeta só pode responder: - 'Pior para os fatos!'. É só.".
1977: o Fluminense se despediu do Campeonato Brasileiro na segunda fase, com um empate em 0 a 0 contra o Botafogo de Ribeirão Preto, no Maracanã, terminando em quarto lugar na chave, com 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas.
1988: após cinco jogos seguidos sem vitória no Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o São Paulo por 1 a 0, no Maracanã, gol de Cacau. O Tricolor já estava classificado para as quartas-de-final, em que enfrentaria o Vasco, já em 1989 (vide 29 de janeiro e 1º de fevereiro).
1990: no último jogo do Torneio Adolpho Bloch, com portões abertos em Moça Bonita, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bangu, gol de Renato Carioca.
1991: no primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca, diante de 43.718 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo. Ézio (de pênalti) abriu o placar para os tricolores, e Paulo Nunes empatou para os rubro-negros. A segunda partida da decisão ocorreria quatro dias depois (vide 19 de dezembro).
1994: no segundo jogo da final da Copa Rio de Janeiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense perdeu para o Volta Redonda por 1 a 0 no tempo normal. Apesar de ter vencido o primeiro jogo por 4 a 1, o Fluminense não foi campeão - o regulamento da exótica competição previa prorrogação de trinta minutos, que terminou empatada em 0 a 0, e disputa de pênaltis, que o Volta Redonda venceu por 5 a 4, sagrando-se campeão (!).
1998: na segunda partida da semifinal da Copa Rio de Janeiro, na rua Bariri, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Botafogo de Macaé, gols de Bruno Reis e Roger Flores (de pênalti), e confirmou sua classificação para a final. Quatro dias depois, seria disputada a decisão, em jogo único, contra o São Cristóvão. No começo da reconstrução do elenco após a queda para a Série C, o jovem time tricolor conquistaria o título (vide 19 de dezembro).
1999: na terceira rodada do quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Serra, no Maracanã. O gol tricolor foi do meia Yan. Apesar do tropeço, o Fluminense seguia com ótimas chances de garantir a promoção e o título - que seria conquistado na última rodada (vide 23 de dezembro). Seria o primeiro passo para o retorno definitivo à elite do futebol nacional.
****
Aniversariantes do dia:
Wenceslau Malta (1931), campeão carioca de esgrima pelo Fluminense em 1957. Atleta do Pentatlo Moderno, Wenceslau conquistou a medalha de ouro individual e a medalha de prata por equipes, nos Jogos Pan-Americanos de Chicago, em 1959. Representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Melbourne (1956), alcançando a 31ª colocação, e nos Jogos Olímpicos de Roma (1960), obtendo a 32ª posição.
Vânder Aparecido Ferreira, o Vânder (1956), meio-campista que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1983, ano em que participou da conquista do Campeonato Carioca.
César Diniz Pereira Roque, o César Diniz (1969), lateral-esquerdo que atuou no time profissional do Fluminense entre os anos de 1989 e 1990.
PCFilho
Nessa partida contra o Botafogo-SP em 1977 foi inacreditável o número de oportunidades criadas e desperdiçadas pelo Fluminense. Eu tinha 14 anos de idade e levei um surdão e bandeiras para a sala de aula, de lá saindo para o Maracanã.
ResponderExcluirUma pena. Bastava uma vitória para obter a classificação.
Excluir