quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Desde 1906

A Taça Colombo

No começo, era a hegemonia. Edwin Cox, os Etchegarays, Buchan, Costa Santos, Salmond, Félix Frias e companhia, comandados pelo goleiro Waterman, levantaram os quatro primeiros Campeonatos Cariocas para o Fluminense.

Em 1911, a campanha perfeita: 6 jogos, 6 vitórias, e a quinta taça tricolor. Apesar do título, acontece a dissidência, e nove titulares saem para fundar o Flamengo. No ano seguinte, os ex-titulares perdem o primeiro Fla-Flu para os ex-reservas. E nasce a maior rivalidade do mundo.

Na campanha do tri, de 1917 a 1919, alguns nomes merecem destaque. O goleiro Marcos Carneiro de Mendonça, por exemplo, foi um gigante. O atacante Welfare foi o artilheiro máximo: incríveis 48 gols nos 3 anos. Oswaldo Gomes soma, ao todo, oito canecos. Mano, Zezé e Machado são atacantes premiados. Bacchi faz o gol que sacramenta o tricampeonato, trazendo de vez a Taça Colombo para o Tricolor.

Só volta o Fluminense a ser o grande campeão em 1924, com 12 vitórias em 14 jogos. Nilo assinala 28 gols, sendo assim o grande artilheiro e herói da conquista.

Em 1936, nasce o maior esquadrão da história dos gramados cariocas. A primeira escalação até hoje causa arrepios nas testemunhas: Batatais; Guimarães e Machado; Marcial, Brant e Orozimbo; Vicentino, Russo, Romeu, Lara e Hércules. Fluminense campeão. Em 1937, entram Moysés, Santamaría, Sobral, Sandro e Tim. Fluminense bicampeão. Em 1938, chegam Bioró, Fogueira e Celeste. Fluminense tricampeão. Em 1939, apesar da chegada do lendário Pedro Amorim, o tetra escapa. Em 1940, tudo volta ao normal: entram Capuano, Norival, Espinelli, Malazzo e Carreiro, o Fluminense novamente levanta a taça. Em 1941, chegam Afonsinho, Renganeschi e Rongo e, no dramático Fla-Flu da Lagoa, vem o bicampeonato. Ao todo, foram cinco taças erguidas em seis anos.

Chega 1946, e Gentil Cardoso afirma: "deem-me Ademir, que eu lhes darei o Campeonato". Em dezembro, a promessa está cumprida: com gol do Queixada, o Fluminense venceu o Botafogo em São Januário, e levantou mais um Campeonato.

A agenda marcava 1951, quando um certo "timinho", com Castilho, Pinheiro, Telê, Didi e Orlando contrariou os prognósticos da imprensa, e foi o imenso campeão. (seis meses depois, o mesmo "timinho" levantaria a Copa Rio, mundial interclubes da época)

Mas foram necessários mais oito anos para voltar ao topo: já com Altair, Waldo e Escurinho, o Fluminense voltou a ser o melhor do Rio de Janeiro em 1959.

Precisamente cinco anos depois, em 1964, o Campeonato Carioca mais uma vez sorriu, ao perceber que seu destino seria a Rua Álvaro Chaves. Amoroso, Joaquinzinho e um jovem Carlos Alberto Torres eram os destaques.

Em 1969, começa nova hegemonia tricolor: o Fluminense é campeão carioca ano sim, ano não: 69, 71 e 73. Flávio é o herói de 1969, Lula é o herói de 1971, e Manfrini é o herói de 1973. Na defesa, os heróis Félix, Oliveira, Galhardo, Assis, Marco Antônio, Denílson e Didi. Gérson, após ser herói de tantos outros, também aparece para ser herói em Laranjeiras. Ai do clube que não cultiva seus heróis.

A Máquina Tricolor viria a seguir: em 1975 e 1976, Rivellino, Paulo Cézar, Doval e companhia levantam o bicampeonato. E já surgia o jovem Edinho, que seria responsável pelo gol do título de 1980.

O tri seguinte seria épico: Assis derruba o Flamengo duas vezes, em 1983 e 1984; no ano seguinte, é a vez de Romerito e Paulinho acabarem com o Bangu. Dez anos depois, Renato Gaúcho seria o herói de outro Fla-Flu decisivo, o do fatídico gol de barriga. Em 2002, o Fluminense é o campeão do Centenário. E em 2005 conquista o "trintacampeonato", com direito a gol de nuca do zagueiro Antônio Carlos, no apagar das luzes.

2011 começa hoje. Que os campeões brasileiros consigam também gravar seus nomes no certame que já foi o mais importante do país.

5 comentários:

  1. PC, você saberia me informar qual foi o motivo, qual foi a tragédia, que fez com que ocorresse o cisão de 1911?

    Porque eu sempre leio sobre esta tragédia homérica, que fez até os céus estremecerem, mas nunca achei um texto que dissesse qual foi o motivo da desgraça...

    ResponderExcluir
  2. Pc, não sei se é vírus, mas hoje recebi uma notificação no meu gmail sobre dois novos comentários seus em dois posts. Até tudo bem, já que eu permiti a ferramenta. O estranho foi que, ao clicar, aparecia um texto em chinês! Por curiosidade pedi para traduzir e se tratava de um tipo de agência de empregos, dê uma checada abraçâo os novos post demais!

    ResponderExcluir
  3. 1 a 0 na estréia.

    Fui pro quarto cochilar no intervalo, não quis voltar pra sala no segundo tempo. Só acordei com o grito de gol da minha irmã (aos 37 do segundo tempo).

    E começa mais uma edição de um dos mais tradicionais (e sonolentos) estaduais do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Sávio Breno, eu já escrevi sobre a cisão de 1911 e os primórdios do Flamengo, nesse link.

    ResponderExcluir
  5. Luzíada,

    Foi um ataque de spam, que afetou centenas de posts, mas nenhum comentário chegou a aparecer nos posts, foram todos automaticamente bloqueados.

    Obrigado pelo alerta.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.