quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Conmebol indicava empresa da tragédia a clubes e federações do continente

A Lamia adesivava seu avião com os escudos de seleções e clubes contratados.
Na foto, o CP2933 com o distintivo da Seleção Nacional da Venezuela.

A empresa boliviana Lamia, proprietária da aeronave que caiu com a delegação da Chapecoense na Colômbia, aparentemente era indicada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) aos clubes e federações do continente, apesar de ser uma companhia pequena - o avião prefixo CP2933 era o único operando em sua frota. Os sócios da empresa são Marco Antônio Rocha Venegas e Miguel Quiroga - este último foi o piloto do catastrófico voo da Chapecoense. Dos 15 funcionários da empresa, 7 faleceram no desastre - dentre eles, o próprio Quiroga.

Miguel Quiroga, sócio da empresa e também piloto.
Na ocasião, a Lamia levava o Blooming, da Bolívia, para jogar no Uruguai.

O avião da Lamia era um Avro Regional Jet 85, quadrimotor fabricado pela British Aerospace (BAE Systems), também conhecido como Jumbolino. Tendo começado a operar em abril de 1999, tinha portanto 17 anos e 8 meses de uso. Antes de ser utilizada pela Lamia boliviana, a aeronave voou pela estadunidense Mesaba Airlines, pela irlandesa CityJet e pela Lamia venezuelana.

As delegações de seleções e clubes de futebol eram os clientes mais fiéis da Lamia, embora a empresa tenha esporadicamente prestado serviços para outras instituições, como o Fénix Entertainment Group da Argentina e o Ministério das Minas da Bolívia. Pelo menos três seleções nacionais (Argentina, Bolívia e Venezuela) e dez clubes (Atlético Nacional (da Colômbia), The Strongest, Blooming, Oriente Petrolero, Real Potosí, Jorge Wilstermann (da Bolívia), Olimpia, Sportivo Luqueño, Sol de América (do Paraguai) e a Chapecoense) utilizaram os serviços da Lamia recentemente.

No dia 23 de junho, o Olimpia, do Paraguai, viajou de Asunción até a cidade de Salta, na Argentina, para disputar um jogo amistoso contra o Boca Juniors. A equipe paraguaia contratou a Lamia para os voos de ida e volta, que foram realizados no avião CP2933.

No dia 10 de agosto, a aeronave da Lamia levou a delegação do Jorge Wilstermann da Bolívia até o Aeroporto de Luque, nos arredores de Asunción, onde a equipe boliviana enfrentou o Sol de América, pela primeira fase da Copa Sul-Americana.

Uma semana depois, em 17 de agosto, a Lamia levou a delegação do Blooming da Bolívia até o Uruguai, onde a equipe boliviana enfrentou o Plaza Colonia, pela primeira fase da Copa Sul-Americana.

Em 24 de agosto, foi a vez de o Atlético Nacional utilizar os serviços da requisitada empresa: o quadro colombiano voou no CP2933 até a Bolívia, onde enfrentou o Bolívar, em partida válida pela segunda fase da Copa Sul-Americana.

No dia 1º de setembro, a seleção da Venezuela visitou a equipe da Colômbia em Barranquilla, em confronto válido pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da Rússia. Na ocasião, os trajetos de ida e volta da Vinotinto (apelido do escrete venezuelano) entre Caracas e Barranquilla foram realizados no avião CP2933 da Lamia.

Em 27 de setembro, o clube paraguaio Sol de América enfrentou o Atlético Nacional em Medellín, na partida de volta das oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. Foi a Lamia que levou a delegação paraguaia no voo de Asunción até Medellín, com escala em Cobija, no norte da Bolívia, para reabastecimento.

No dia 5 de outubro, o CP2933 voou de Santa Cruz de la Sierra até Natal, com escala em Brasília para reabastecer. A aeronave levava a bordo a seleção nacional da Bolívia, que, no dia seguinte, enfrentou a Seleção Brasileira na Arena das Dunas, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da Rússia. No dia 7, foi realizada a viagem de volta, novamente com escala em Brasília.

Em 19 de outubro, a Chapecoense foi até Barranquilla, na Colômbia, para enfrentar o Junior Barranquilla, pelas quartas-de-final da Copa Sul-Americana. Foi quando o clube catarinense utilizou os serviços da Lamia pela primeira vez. Na volta, no dia 20, o CP2933 fez escala em Cobija, pousou no Aeroporto de Foz do Iguaçu (onde a delegação da Chape desembarcou) e seguiu para Ciudad del Este, no Paraguai.

Foto do CP2933 da Lamia, pousado no Aeroporto de Foz do Iguaçu, em 20/10/2016.
Na ocasião, a aeronave trouxera a delegação da Chapecoense de Barranquilla.


Na última semana de outubro, a Lamia foi contratada pelo Atlético Nacional, para levar o quadro colombiano até o Paraguai, onde jogaria no dia 1º de novembro, contra o Cerro Porteño. No dia 28 de outubro, o CP2933 viajou de Cochabamba (Bolívia) até Medellín, percorrendo uma distância de 2.816 quilômetros em 4 horas e 27 minutos. (Este havia sido o percurso mais longo da aeronave antes do fatídico voo da Chapecoense - foram as duas únicas vezes em que a distância percorrida sem escalas chegou perto dos 3.000 quilômetros de autonomia do avião.) No dia seguinte, o Atlético Nacional viajou no CP2933 de Medellín até Asunción, capital do Paraguai, onde enfrentou o Cerro Porteño, pela fase semifinal da Copa Sul-Americana.

O CP2933 na noite em que levou a delegação do Atlético Nacional.


Na semana do dia 10 de novembro, foi o escrete nacional da Argentina que utilizou os serviços da Lamia, para viajar de Buenos Aires até Belo Horizonte, onde enfrentou a Seleção Brasileira, em partida válida pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da Rússia. A ida para a capital mineira foi feita no dia 6, e a volta para Buenos Aires no dia 11.

Por fim, em 28 de novembro, o CP2933 decolou pela última vez, do Aeroporto Viru Viru, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, levando a delegação da Chapecoense, com destino ao Aeroporto José María Córdova, em Medellín, na Colômbia - onde infelizmente nunca aterrissou. Sem combustível suficiente para terminar a viagem, o avião colidiu com uma montanha, em acidente que matou 71 das 77 pessoas a bordo.

O fatídico voo de Santa Cruz de La Sierra até Medellín foi o mais longo realizado sem escalas pelo CP2933, totalizando 2.985 quilômetros. Em pelo menos quatro oportunidades anteriores, o avião da Lamia teve Medellín como destino, mas em todas elas houve escala em Cobija, no norte da Bolívia, para reabastecimento - algo que deveria ter sido feito na viagem da Chapecoense, de acordo com diversos especialistas.

A Chapecoense pagou 130.000 dólares à Lamia pelo voo fretado da Bolívia até a Colômbia. Em nota oficial, a Conmebol negou que indique os serviços de qualquer empresa para transporte das seleções nacionais e clubes pela América do Sul.

PCFilho

3 comentários:

  1. Assim como a barragem de Mariana, a tragédia com o time da Chapecó não foi acidente. Foi crime mesmo! Em 1969 o homem foi à Lua. Em 2016, é inaceitável que um canalha, piloto e dono da empresa, nunca tivesse sido preso pelas manobras que já fazia pra poupar combustível. Além disso, o canalha sabia de todos os riscos que corria e o fazia pra poupar recursos. Canalha e burro, porque estava no avião. Até agora não se fala em se aprofundar as investigações. E parece que esse crime é apenas a ponta de um iceberg, comum em alguns países da América do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Assim como a barragem de Mariana, a tragédia com o time da Chapecó não foi acidente. Foi crime mesmo! Em 1969 o homem foi à Lua. Em 2016, é inaceitável que um canalha, piloto e dono da empresa, nunca tivesse sido preso pelas manobras que já fazia pra poupar combustível. Além disso, o canalha sabia de todos os riscos que corria e o fazia pra poupar recursos. Canalha e burro, porque estava no avião. Até agora não se fala em se aprofundar as investigações. E parece que esse crime é apenas a ponta de um iceberg, comum em alguns países da América do Sul.

    ResponderExcluir
  3. A Conmebol produziu uma tabela impossível de usar a infraestrutura aérea disponível, pois levaria 10 dias para se fretar um voo. A tabela deveria prever tempo de 3 semanas ente as fases. Com tal tabela malfeita, só com uma LAMIA era possível de uma semana para outra. Conmebol é co responsável. O Calendário precisa mudar

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.