Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Apagando registros históricos, dona CBF?

Jornal O Globo, 21/12/1970: "Fluminense, campeão do Brasil".

Amigos, este é um texto muito sério. Quem aí já leu "1984", espetacular escrito de George Orwell? No livro, vive-se uma história do futuro, na qual o governo tem absoluto controle sobre a população. Em certo ponto, a própria história do mundo é "alterada", através de modificações das notícias antigas dos jornais.

Ainda bem que é apenas uma história de ficção científica. Uma coisa dessas jamais aconteceria no mundo real. Certo?

Infelizmente não. Parece que tem gente na CBF (ex-CBD) que leu "1984" e se inspirou no livro.

A seguir, estão provas de "alteração" da história. Finalmente, a explicação de como os Campeonatos Brasileiros de 1967 a 1970 foram "apagados" da história.

Logo após o Campeonato Brasileiro de 1972, a CBD divulgou o seu boletim anual. Em uma das páginas, está o "Progresso do Campeonato Nacional". A tabela contém uma linha por cada ano, começando em... 1967. Está abaixo a página escaneada (clique na figura se quiser aumentá-la):

Por que será que as listas atuais começam o Campeonato em 1971? Em algum ponto da década de 70, a CBD resolveu apagar sua história? PIOR: nossa imprensa limpíssima foi conivente com isso? Que feio...

Parece que, nos próximos dias, a CBF fará um pronunciamento sobre o assunto. Eis rara oportunidade de corrigir um grave erro do passado.

PC

Saiba mais sobre o assunto em:

18 comentários:

  1. São corruptos, safados. gostam de puxar a sardinha para aqueles q são seus amiguinhos. tem vezes q me dá raiva gostar tanto de futebol, pq é uma falta de vergonha essa tal de CBF

    ResponderExcluir
  2. Belo post pc. Bem interessante essa visão de que na decada de 70 consideravam o brasileiro desde 67.

    ResponderExcluir
  3. Estranho...

    Não vejo qualquer distinção entre os campeonatos de 67 a 70 e os de 71 e 72. Lembrando que é um documento oficial da CBD.

    No post do Ilan House sobre o assunto, no qual o jornalista levanta a discussão (algo louvável na imprensa de hj), Eraldo Leite escreve:

    "Antes de se criar um Campeonato Brasileiro, a competição mudou de nome várias vezes, mas em nenhuma tinha o sentido atual, criado a partir de 1971. Portanto, o Flu, se conquistar, será bicampeão."

    Gostaria de entender em que medida o acréscimo de 3 clubes e mais 1 cidade representada cria um "novo sentido" ao campeonato...

    Isso me parece mais aquela história nazista de repetir uma mentira 1000 vezes até que se torne verdade, seu Eraldo Leite.

    Já André Rizek diz:

    "Eu sou um cara tradicional. Eu acho que, em caso de título, será bi. Aquele lá de 1970 tem outro nome."

    Faço uma pergunta: será que André Rizek sabe o significado da palavra 'tradicional'? Pelo que disse, sou levado a crer que não.

    "Aquele lá de 70 tem outro nome", aqueles lá da década de 70, aqueles lá até 88 e aquele lá de 2000 tbm têm outros nomes...pq então chamá-los de Campeonato Brasileiro, André Rizek?

    Que espécie de jornalismo é esse? É jornalismo afirmar sem provar? É jornalismo afirmar sem sequer argumentar?

    É sim. Jornalismo de quinta categoria.

    Depois reclamam da suspensão da obrigatoriedade do diploma para exercício da profissão...

    ResponderExcluir
  4. Ramón,

    acho que jornalista não precisa de diploma pra exercer a profissão, precisa é de ética, independência, profissionalismo, não misturar opinião com fatos e etc.

    []'s

    ResponderExcluir
  5. Excepcional PC.
    Você desencava cada uma!

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo, concordo em gênero número e grau, mas, todos nós temos que passar a valorizar as conquistas do clube, até porque torna-se uma forma de motivar a imprensa a considerar, porque a mesma imprensa não fala que o Flamengo foi penta e não hexa??, além disso temos que valorizar a conquista da 2ªcopa do mundo de clubes de 1952, derrotamos nada menos que a base da seleção que calou o MARACA EM 1950, não se trata de choro de torcedor que , atualmente não tem este tipo de conquista recentemente, e sim de valorizar a história e tradição do clube, seremos sim TRICAMPEÕES DO NACIONAL , somos os primeiros cariocas a ter um TETRACAMPEONATO estadual ,E NÃO O Botinha, como dizem aos quatro cantos que são os únicos ???, e somos sim o primeiro carioca Campeão do Mundo 52 , eu sugiro que a partir de agora todos nós possamos divulgar nossas conquistas embora a imprensa assim não o considere, mas a partir do momento que conseguirmos isso nos sites, blogs e demais canais temos que exigir da diretoria do Fluminense este tipo de comportamento, não sou sócio, por uma questão econômica, acho muito caro,pois não faço questão de ingresso grátis e sim facilitado, se o fosse estaria pertubando, com isso, no bom sentido.

    Sres, eu não canso de defender o FLU nos sites bblogs, etc, de qualquer tipo de injustiça, se eu tiver conhecimento de que faltam com a verdade, eu detono mesmo.

    Seremos TRICAMPEÕES BRASILEIRO, SIM , A diretoria tem que exigir isso.

    ResponderExcluir
  7. Eu sabia que você teria algo a dizer sobre isso quando li na FlaGlobo.com, PC

    Sou botafoguense. Torço para o Fluminense ser campeão de 2010 (que o Rui não me leia), além disso, qualquer pessoa sensata irá concordar que é TRI, caso seja campeão esse ano.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  8. É preciso esclarecer essa história, confirmar se realmente existiu uma oficialização do termo "Campeonato Brasileiro" para os torneios de 1971 em diante, ou se isso foi mera conveniência e "tradição". Se essa oficialização realmente houve, considerar o Fluminense como "campeão brasileiro de 1970" seria o mesmo que considerar o Flamengo como o campeão de 1987.

    ResponderExcluir
  9. PC, o que esperar de uma linha de (i)rraciocínio em que num mesmo Estado, ninguém torce para o clube rival sob a idéia de que se ele vencer mais um campeonato, estará se distanciando ou alcançando o seu? Sabemos da “coincidência” que há entre a imprensa, que é fator importantíssimo em repetir 1000 vezes a mentira e um certo clube que fica na beira de uma Lagoa.

    Não entendo porque a fixação pelo termo “Campeonato Brasileiro” se nem mesmo este foi o nome dos campeonatos ao longo dos anos. Chamamos de Campeonato Nacional e englobemos todos, como o Américo disse: TRI DO NACIONAL. De 1967 até 2010. Isso pra não falar nos de 1959, mas já discutimos isso.

    Pois bem, sabemos hoje as conseqüências de ter repetido várias vezes as mentiras do passado, quem sofre com isso, são os que não tem reconhecimento dos demais. Do que adianta a CBF reconhecer agora os tais títulos, se o que vamos ver é o interesse falando mais alto e imprensa ainda deixando a entender que nada muda, o que vale é a opinião pública, a mesma que foi enganada por vários anos, acreditando na própria mentira deles. Sabemos que não existe TRI em 2 anos apenas, sabemos que a Libertadores da América de 81 foi um erro que não pode ser corrigido a tempo, na “escolha” entre o Galo e o Galinho, no jogo desempate que por ter sido 0x0 não desempatou nada. 1987 é, sempre foi e sempre será um título nordestino mas até hoje, mesmo após o parecer na CBF a Globo insiste em ir na contra-mão da verdade e ainda, ninguém fala dos torneios não oficializados pela FIFA como mundiais, mas que o Fluminense, Vasco e o Botafogo também venceram, mas não estão ao lado de Flamengo com seu fajuto torneio que serviu para fazer propaganda da carro japonês, uma vez que se a Toyota não assume as despesas, era em 80 que acaba a festa.

    Como disse antes, o torcedor prefere aceitar o que lhe convém: “- Fluminense TRI? Não. Negativo. O meu é Hequiça. Só o meu que pode.” Acontece que é muito suspeito que desde o início do século passado, o futebol já existia de forma competitiva no Rio de Janeiro e que o último dos times cariocas a conseguir algo de valor que não fosse um campeonato carioca, conseguisse isso na mesma época que a CBF nasceu. Foram décadas medíocres que as “apagaram” assim que “acenderam” a mentira.

    O Hexa que não existe, consegue ter mais valor para a imprensa que o BI que já existe e se a justiça for feita, o TRI sai Domingo.

    Para responder ao Américo, o Botafogo se declarou sim, o único, pois assim o era até a decisão da FERJ em declará-los como campeões de 1906. Se levar em conta que até o fim da década de 90 o Botafogo era Tetra e o Fluminense não, o Botafogo é que foi o primeiro e o Fluminense o segundo.

    Ps. Na minha opinião, a FERJ não tem direito a declarar como campeão nenhum dos dois, já que não foi ela quem comandou o torneio. Mas é benéfico a ambos os times pois somaram mais um na galeria. E prefiro não os contar.

    Abraços. Axlace.

    ResponderExcluir
  10. http://globoesporte.globo.com/platb/ilanhouse/2010/12/03/1970-testemunha-ocular-da-historia/

    ResponderExcluir
  11. Rafael, saiba que o nome "CAMPEONATO BRASILEIRO" só foi oficializado em 1989!

    Portanto, não houve essa diferenciação entre os campeonatos de 1970 e 1971.

    O documento mostrado nesse post é a prova irrefutável de que a CBF MANIPULOU A HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO, APAGANDO SEUS QUATRO PRIMEIROS CAMPEONATOS.

    E George Orwell vê sua fantasia aplicada na prática...

    ResponderExcluir
  12. É uma vergonha, amigo PC...

    Eu só espero que REALMENTE a "dona CBF" resolva corrigir o erro...

    Inclusive esta é uma briga a ser assumida pelos novos dirigentes de nosso clube... Fica a sugestão!

    Provas históricas irrefutáveis!

    Como diz o velho ditado, "vale o escrito!"

    ResponderExcluir
  13. Caro Rafael, discordo de você em gênero, número e grau, não é a mesma coisa que considerar o Flavela campeão de 87, até porque o regulamento, determinava que o clube campeão do módulo "x" devia enfrentar o campeão do módulo "y" e decidir o título da famosa COPA UNIÃO, o que o Framengo não o fez, diferentemente do Vascoco na grama(ops) que foi lá e cumpriu o regulamento contra o São Caetano em 2000 na COPA JOÃO HAVELANGE,
    o RMP falou sobre isso hoje no Redação, eu me prometi não mais assistir estes programas da Sportv( coincidência, hein ?? patrocinador nos piores anos do Flu, algo de estranho???????, antes do Flu cair eu nem imaginava que existia a série c!!!! seria alguma força globélica para ressurgir as outras divisões e lucrar mais com as transmissões?????)
    ops, desculpe-me se agi igual ao torcedor solitário que se acha uma estrela(Botinha)e reclamando de tudo e achando que o universo conspira para prejudicar o meu time, mas é no mínimo passível de pesquisa, alguém concorda???


    Agora, me confundi um pouco, peço ajuda dos amigos tricolores e afins, acho que fiz confusão nos nomes, alguém me corrija por favor!!
    A competição que está em tela, não se chama campeonato brasileiro de futebol???????
    ou Copa União ou Copa João Havelange?????
    Se o argumento de que a partir de 1971 passou-se a realizar o campeonato brasileiro , cujo gênero é nacional de clubes, porque nestes anos citados acima o batizaram de campeonato, se na verdade trata-se de uma COPA???? e recebem contabilidade de campeonato brasileiro.
    Acho que aquela velha história do seletividade da verdade atrapalha aos que não são privilegiados de torcerem para a maior paixão do mundo, o meu, o teu, o nosso, eterno gigante Fluminense Football Club, condinome FLUZÃO.
    No meu ponto de vista, a maior virtude do torcedor tricolor é que ele não se baseia em mentiras para ser apaixonado pelo seu clube,e justificar sua paixão, como muitos outros torcedores o fazem, nós amamos, torcemos, na doença ou na saúde, às vezes mais às vezes menos, mas independente disso tudo o que se clama é por justiça e não é chororo

    Obs: desculpem-me os torcedores rivais com a brincadeira dos nomes dos clubes, mas é só para saber se tens a mesma fidalguia do tricolor.

    Abs.

    Rumo ao TRICAMPEONATO NACIONAL DO BRASIL BRASILEIRO E
    QUIÇÁ LIBERTA QUE SERÁ TAMEM 2011
    E DE REPENTE AO BICAMPEONATO MUNDIAL DO MUNDO 2011(isso ainda vai dar discussão) ihhhhhh o primeiro do Rio a receber este título, ihhhhhh, mexe com tantos interesses, mas deixa quieto.

    Já que alguns gostam tanto de filosofar acerca dos nomes,para justificar quem tem mais ou quem tem menos, sem levar em conta o conteúdo das competições acabei sendo envolvido por este sentimento e usei a hipérbole da hipérbole nos nomes acima acima.

    ResponderExcluir
  14. Caramba, a discussão vai acabar...

    O Américo confundiu a cabeça de todo mundo.

    Mas no final das contas, eu, um dos milhões de torcedores "solitários", talvez seja mesmo solitário ao ser solidário com o torcedor tricolor.

    A impressão que se tem é que todo torcedor acha que só o seu time é o corretinho. Infeliz pensamento.

    O que é certo é que mesmo com problemas e passados estranhos, todos estão fazendo a sua parte e sendo competitivos. Ao contrário daquele que sabemos (e é até engraçado vê-los achando que nos enganam) anda sem as próprias pernas.

    Como digo lá no meu blog:

    Aqipossa, por um futebol mais digno.
    Flamengo, por um futebol. Mas digno?

    Que tudo corra bem amanhã. Lá na "minha" casa.

    Saudações. Axlace.

    ResponderExcluir
  15. A quem interessar possa, é desculpe se te confundi, mas não era minha intenção, o problema foi que entrei na net para distrair um pouco e acabei de tanto sono até me confundindo um pouco, mas o que eu disse não É que meu time é o mais correto não, muito errado isso e leviano, eu disse que o torcedor tricolor de uma maneira geral sabe a real situação de seu clube de coração diferente de vc sim, torcedor do botafogo, que acha que sempre é injustiçado, que todos estão contra, que isso que aquilo, é muito chororo, desculpe falar assim mas eu conheço muitos botafoguenses e o discurso derrotista e a síndrome da perseguição se faz presente nestes que conheço, vc me desculpe novamente, mas posso até ter criado um esteriótipo em relação a vocês, mas eu tenho plena noção das limitações e conquistas do meu clube de coração e não fico em momento nenhum criando ilações para justificar minha paixão, sei que muitas manchas existem no meu clube,e em outros mais, mas não é por isso que o deixo de amar. Só para encerrar a conversa, na minha época de garoto, eu não conhecia nenhum botafoguense, mas nenhum mesmo, o que mais tinha na minha escola era flamenguista e vascaino, e uma dúzia de tricolor louco de ir pra aula de camisa do fluminense por baixo todo dia, esperando acabar a aula para jogar bola, até que pelos idos de 98 eu já tinha concluído o 2ºgrau-1995-(ensino médio atual )e por acaso do destino muitos colegas da turma de 89 e 90 estava lá na festa junina da escola com seus filhos , esposas, e camisas de seus clubes, caramba aí sim, vi meia dúzia de botafoguenses que se diziam vascaínos ou flamenguistas em outrora
    , por isso que cheguei as conclusões ora não suportadas por alguns, mas peço desculpas de novo, mas em momento nenhum quis ofendê-lo(la)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.