O avião em que viajava a equipe da Chapecoense, para disputar a partida de ida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, se acidentou às 22:15 locais (01:15 de Brasília), no município de Cerro Gordo, em La Unión, na Colômbia. Segundo informações preliminares, o controlador de voo perdeu contato com o avião RJ85, matrícula CP-2933 da empresa Lamia, em que viajavam 68 passageiros e 9 tripulantes, minutos antes da queda.
Nas primeiras horas após o acidente, o comandante do Corpo de Bombeiros de La Unión confirmou que havia pelo menos 2 pessoas mortas e 6 pessoas feridas, que estavam sendo levadas a hospitais locais. Posteriormente, o prefeito do município de La Ceja informou que haveria pelo menos 25 mortos. Por fim, foi anunciado que 71 das 77 pessoas a bordo faleceram.
Os seis sobreviventes da tragédia são: o lateral-esquerdo Alan Ruschel, o goleiro Jackson Follmann, o zagueiro Neto, o narrador da Rádio Oeste Capital Rafael Henzel, e os tripulantes Erwin Tumiri e Ximena Suárez. Eles estão sendo atendidos em três hospitais da região.
Os seis sobreviventes da tragédia são: o lateral-esquerdo Alan Ruschel, o goleiro Jackson Follmann, o zagueiro Neto, o narrador da Rádio Oeste Capital Rafael Henzel, e os tripulantes Erwin Tumiri e Ximena Suárez. Eles estão sendo atendidos em três hospitais da região.
Ao que parece, o avião, que decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, sofreu com falta de combustível, o que ocasionou problemas elétricos, e caiu nas proximidades do Aeroporto José María Córdova, de Rionegro. As autoridades colombianas entraram em alerta para atender a emergência, numa operação que incluiu dois helicópteros da Força Aérea Colombiana, os quais auxiliaram no resgate das vítimas do acidente.
Além da delegação da Chapecoense, havia jornalistas a bordo. A equipe da emissora de TV por assinatura Fox Sports estava no avião (Deva Pascovicci, Paulo Julio Clement, Victorino Chermont e Mário Sérgio - este último, ex-jogador de Flamengo, Vitória, Fluminense, Botafogo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Palmeiras, Ponte Preta, Bahia e Seleção Brasileira, dentre outros times).
Ainda durante a madrugada, fontes ligadas à Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) confirmaram o cancelamento da partida, que seria disputada na noite desta quarta-feira 30, no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín. Durante o dia, o Atlético Nacional abriu mão da disputa e solicitou à CONMEBOL que a taça de campeão seja entregue à Chapecoense.
O mapa do voo LMI2933, que decolou de Santa Cruz de la Sierra com destino a Medellín. Fonte: https://twitter.com/flightradar24 |
As primeiras fotos do avião acidentado. |
A aeronave, de fabricação britânica, operava desde 1999. Nossas orações para as famílias das vítimas, para a Chapecoense, e para o povo da cidade de Chapecó. #ForçaChape
PCFilho