Páginas

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 19 de outubro


1901: no campo do São Paulo Athletic Club, em São Paulo, o "Rio Team" empatou com a Seleção Paulista em 2 a 2, gols de Félix Frias e McCulloch para os cariocas no primeiro tempo, e de Alício de Carvalho e Walter Jeffery para os paulistas na segunda etapa. O time carioca formou com os seguintes onze jogadores, todos futuros atletas do Fluminense: Walter Schuback; Mário Frias e Louis da Nóbrega Júnior; Oscar Cox, A. Wright e J. McCulloch; Francis Walter, Horácio da Costa Santos, Eurico de Moraes, Júlio de Moraes e Félix Frias. Os paulistas jogaram com: W. Holland [Internacional]; Belfort Duarte [Mackenzie] e Hans Nobiling [Germânia]; René Vanorden [Internacional], Walter Jeffery [SPAC] e Muss [Germânia]; Ibañez Salles [Paulistano], Herbert Boyes [SPAC], Antonio Casimiro da Costa [Internacional], Charles Miller [SPAC] e Alício de Carvalho [Mackenzie]. Esta foi a primeira partida de futebol entre cariocas e paulistas na história - a segunda seria disputada no dia seguinte (vide 20 de outubro).
Foto: o Rio Team que jogou em São Paulo, em 19 de outubro de 1901.
Em pé: Mário Frias, Walter Schuback e Louis da Nóbrega Júnior.
Agachados: Oscar Cox, A. Wright e J. McCulloch.
Sentados: Francis Walter, Horácio da Costa Santos, Eurico de Moraes, Júlio de Moraes e Félix Frias.

Anotações de Oscar Cox sobre os jogos de 19 e 20 de outubro de 1901.


1902: no primeiro jogo de futebol de sua história, o Fluminense goleou o Rio Football Club por 8 a 0, no campo do Paysandu. A primeira escalação do Fluminense foi a seguinte: Américo Couto; Victor Etchegaray e Mário Frias; Mário Rocha, Oscar Cox e Walter Schuback; Adolpho Simonsen, Eurico de Moraes, Horácio da Costa Santos, Heráclito Vasconcellos e Félix Frias. Os gols da histórica partida inaugural foram de Horácio da Costa Santos (três, dentre eles o primeiro), Adolpho Simonsen, Heráclito Vasconcellos (dois), Félix Frias e Eurico de Moraes. 

1924: na última rodada do Campeonato Carioca, em Campos Sales, o Fluminense, já com o título assegurado, ganhou por 3 a 0 do America, gols de Lagarto, Coelho e Nilo, encerrando com chave de ouro a campanha de campeão, com 12 vitórias, 1 empate e 1 derrota, 54 gols-pró e 19 gols-contra.

1941: em jogo disputado no Estádio de Laranjeiras lotado, válido tanto pelo terceiro turno do Campeonato Carioca quanto pelo Torneio Oscar Cox, o Fluminense derrotou o Flamengo por 4 a 2. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Carreiro (dois) e Romeu Pellicciari (dois). O resultado elevou o Fluminense à liderança do Campeonato Carioca, empatado com o próprio Flamengo, ambos com 38 pontos ganhos e 8 perdidos. O próximo encontro entre tricolores e rubro-negros decidiria o Campeonato, na última rodada - seria um dos maiores Fla-Flus de todos os tempos (vide 23 de novembro).

1947: em partida disputada no Estádio de Laranjeiras, válida pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Madureira, após estar perdendo por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Orlando Pingo de Ouro (dois) e Rubinho, com Mineiro e Adir marcando os gols do clube suburbano. Este foi o primeiro jogo de Didi no estádio do Fluminense - campo em que ele faria história como atleta tricolor, a partir de 1949.

1952: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Bariri, o Fluminense derrotou o Olaria por 3 a 1, graças aos gols de Didi (de falta) e Orlando Pingo de Ouro (dois).

1957: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Madureira. Os gols tricolores foram assinalados por Escurinho e Róbson, o último aos 45 minutos do segundo tempo.

1960: na partida de volta das quartas-de-final da Taça Brasil, no Estádio de Laranjeiras completamente lotado, o Fluminense venceu o Grêmio por 4 a 2, graças aos gols de Maurinho, Waldo, Jair Francisco e Paulinho Omena (Gessi marcou os dois do Grêmio). Como o clube gaúcho vencera o jogo de ida por 1 a 0 (vide 12 de outubro), a classificação seria decidida em uma terceira partida, dois dias depois, no Maracanã (vide 21 de outubro).

1966: em clássico válido pela nona rodada do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense obteve uma vitória heroica sobre o Vasco, por 2 a 1. O Tricolor abriu 2 a 0, com gols de Amoroso, de pênalti, aos 28, e Lula, aos 37 do primeiro tempo. A situação parecia tranquila - porém, um minuto após o segundo gol, um lance mudou drasticamente a história do jogo: o goleiro tricolor Jorge Vitório foi expulso após dividir a bola com dois atletas do Vasco. O Fluminense, além de ficar com dez homens, teve que improvisar Mário Tilico no gol. No lance seguinte, o Vasco marcou, com Madureira. O treinador Tim então armou uma retranca para tentar evitar que o Vasco chutasse a gol e, com uma garra monumental, os atletas tricolores conseguiram segurar a vitória, nos 52 minutos seguintes. Mário Tilico, vestido com a camisa cinza de goleiro, fazia malabarismos e conseguia impedir o gol do Vasco. Conforme os minutos escoavam, a torcida tricolor se divertia na arquibancada, cantando "ai, ai, ai, está chegando a hora". No dia seguinte à épica vitória tricolor, o Jornal dos Sports escreveu: "Flu vence sem goleiro" - uma injustiça com Mário Tilico, diga-se.

1977: na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no Raulino de Oliveira, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Volta Redonda, gol de Kléber, aos 30 minutos do segundo tempo.

1980: em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, no Godofredo Cruz, o Fluminense venceu o Americano de Campos por 1 a 0, gol do centroavante Cláudio Adão. Com oito vitórias, três empates e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha de mais um título estadual do Rio de Janeiro.

2008: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Barradão, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Vitória, graças aos gols de Thiago Silva e Washington "Coração Valente". O triunfo tricolor foi impedido por dois erros grosseiros do árbitro Leandro Pedro Vuaden, que deixou de marcar dois pênaltis, o primeiro quando Washington foi agarrado na área, e o segundo quando o zagueiro Leonardo Silva usou a mão para impedir o gol, já nos acréscimos do segundo tempo.

****

Aniversariantes do dia:

Edmílson Silva Araújo (1934), meio-campista com 22 gols marcados em 191 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1959 e 1963. Com a camisa tricolor, conquistou o Campeonato Carioca de 1959 e o Torneio Rio-São Paulo de 1960, sendo titular de um dos melhores times da história do clube.

Gérson Rodrigues Andreotti (1953), meio-campista que integrou o elenco do Fluminense entre as temporadas de 1974 e 1975. Marcou um gol com a camisa tricolor, no amistoso do time reserva contra o Eppingen, da Alemanha Ocidental, em Petrópolis (vide 12 de julho).

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.