quarta-feira, 12 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 12 de julho


1902: por iniciativa de T. MackintoshJoão Ferreira, foi fundado, na sede do Club de Natação e Regatas, o Rio Football Club. Oscar Cox e outros sócios do Paysandu Cricket Club já vinham idealizando a fundação de um clube dedicado ao futebol no Rio de Janeiro havia alguns meses, e "Rio FC" era o nome preferido. Porém, havia algumas divergências entre dois grupos, e os discordantes se anteciparam, fundando o Rio FC em 12/07/1902. Oscar Cox estava levando o "Rio Team", espécie de seleção carioca, para São Paulo, onde disputaria dois amistosos, contra Paulistano e Internacional (nos dias 13 e 14). A viagem e a notícia da fundação do Rio FC amadureceram de vez a ideia de Oscar Cox e, no dia 21, na residência de Horácio da Costa Santos, vinte gênios fundariam o Fluminense Football Club. Em 19 de outubro, os dois clubes, Rio e Fluminense, se enfrentariam, no primeiro jogo oficial de suas histórias...

1936: em amistoso interestadual no Estádio de Laranjeiras, tentativa de revanche dos 6 a 1 do dia 27 de maio, o Fluminense derrotou novamente o Atlético Mineiro, desta vez por 4 a 1. Os gols da nova vitória tricolor foram de Lara, Vicentino (2) e Sobral. Ambos os clubes seriam campeões estaduais naquele ano.

1952: começou a Copa Rio, Campeonato Mundial de Clubes, com dois jogos entre clubes estrangeiros. No Pacaembu, em São Paulo, o Áustria Viena venceu o Libertad, do Paraguai, por 4 a 2. No Maracanã, no Rio de Janeiro, o Peñarol, do Uruguai, derrotou o Grasshopper-Club, da Suíça, por 1 a 0. O Fluminense estrearia no dia seguinte, contra o Sporting Lisboa, no Maracanã, em jogo cercado de grande expectativa (confiram as efemérides de amanhã!).

1953: pela última rodada do Torneio Interestadual do Paraná, no Estádio Regional de Cambará, o Fluminense venceu o Jacarezinho por 3 a 1, gols de Paraguaio, Larry e Quincas, com Nonô descontando para o Jacarezinho. Com o resultado, o Fluminense sagrou-se campeão da competição.

1959: no último amistoso antes da estreia no Campeonato Carioca, o Fluminense venceu a Seleção de Colatina por 5 a 1, no Estádio Municipal Justiniano de Mello e Silva, na cidade capixaba. Os gols tricolores foram de Wilson BauruPaulinho Omena (2), Almir e Romeu. Este foi o 15º dos 20 triunfos consecutivos daquele time: a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (vejam a lista completa de resultados aqui).

1969: após conquistar o Campeonato Carioca, o Fluminense seguia firme na campanha para levantar também a Taça Guanabara: a terceira vitória na competição foi por 1 a 0, contra o Bonsucesso, no Maracanã. O gol foi do centroavante Flávio, cobrando pênalti.

1975: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Bangu por 1 a 0, com um gol de Mário Sérgio, aos 44 do 1º tempo, de ombro. A Máquina Tricolor seguia rumo ao título do Campeonato Carioca, que seria conquistado nas semanas seguintes. No mesmo dia, os reservas venceram o Eppingen, da Alemanha Ocidental, por 4 a 1, em Petrópolis, com gols de Gerson Andreotti, Luis Alberto (2) e Zezé (o Eppingen retribuía a visita tricolor no mês anterior, quando os times empataram em 2 a 2).

2006: em partida do Campeonato Brasileiro, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Juventude. Os gols tricolores foram de Gabriel Santos, Roger Machado e Juliano.

2008: em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu o Vitória por 2 a 1. Os gols que garantiram o resultado para o Tricolor foram marcados por Rafael e Dodô.

2015: em partida dramática na Arena da Baixada, em Curitiba, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Atlético Paranaense, pelo Campeonato Brasileiro. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Gustavo Scarpa e Fred, o último aos 48 minutos do segundo tempo.

****

Aniversariante do dia:

Heraldo Gonçalves da Silva (1958), zagueiro que integrou o elenco profissional do Fluminense entre as temporadas de 1982 e 1983.

PCFilho

2 comentários:

  1. Os fundadores do Fluminense F.C. fizeram um bem a toda humanidade, são grandes homens que merecem todas as homenagens.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.