quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 12 de outubro


1901: o time de Oscar Cox jogou pela terceira vez contra os ingleses do Rio Cricket - o terceiro empate, desta vez em 1 a 1, no campo do Paysandu Cricket Club. A escalação foi a mesma: Clyto Portella; Victor Etchegaray e Walter Schuback; Mário Frias, Oscar Cox e Max Naegely; Horácio da Costa Santos, Eurico de Moraes, Louis da Nóbrega Júnior, Júlio de Moraes e Félix Frias. Empolgados com o sucesso dos três primeiros jogos no Rio de Janeiro, o time de Oscar Cox faria uma excursão a São Paulo, na semana seguinte (vide 19 e 20 de outubro). Estava amadurecendo a ideia de fundar um clube de futebol no Rio de Janeiro...

1905: em amistoso no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Rio Cricket, com gols de Adolpho Simonsen (dois), Horácio da Costa Santos e Hargreaves. A renda da partida foi revertida em benefício do Instituto de Socorros a Náufragos, de Lisboa.

1915: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua General Severiano, o Fluminense venceu o Botafogo por 4 a 1, graças aos gols de Welfare (dois), Couto e João Baptista.

1920: em partida amistosa interestadual, diante de numerosa assistência no campo do Sport Club de Juiz de Fora, o Fluminense ganhou por 3 a 0 dos anfitriões, com três gols do centroavante inglês Welfare, um no primeiro tempo e dois no segundo. Esta foi a primeira partida do Fluminense em Minas Gerais.

1924: é campeão! No Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Sport Club Brasil por 7 a 0, e sagrou-se campeão Carioca, com uma rodada de antecipação! Os gols da vitória foram de Nilo (quatro), Fortes (de pênalti), Lagarto e Moura Costa. Com a campanha de 11 vitórias, 1 empate e 1 derrota, 51 gols-pró e 19 gols-contra, o Fluminense não poderia mais ser alcançado pelos adversários. Na rodada final, o Tricolor encerraria a campanha com mais uma vitória (vide 19 de outubro).

1929: no segundo jogo noturno da história do Campeonato Carioca, Fluminense e America empataram em 0 a 0, diante de grande público no Estádio de Laranjeiras (para o primeiro jogo noturno do Carioca, vide 26 de setembro). A melhor chance do America foi em um pênalti, que Oswaldinho cobrou para fora. Nos minutos finais, o Fluminense esteve próximo da vitória, mas a trave salvou o chute de Ripper, e o jogo terminou mesmo sem gols.

1937: em partida válida pela terceira rodada do turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Olaria, de virada, graças a três gols do ponta Hércules. Aos 20 do primeiro tempo, Motta abriu o placar para os visitantes, aproveitando rebote do goleiro Batatais. Aos 30, Hércules empatou completando falta cobrada por Brant. Aos 4 da etapa complementar, Hércules virou o jogo, cobrando o pênalti que ele mesmo sofrera. Aos 38, Hércules completou seu "hat-trick", após cobrança de escanteio de Orlandinho. Esta foi a terceira vitória tricolor, no início da campanha do bicampeonato do Rio de Janeiro.

1941: em jogo disputado em General Severiano, válido tanto pelo terceiro turno do Campeonato Carioca quanto pelo Torneio Oscar Cox, o Fluminense venceu o Botafogo por 2 a 0, com dois gols de Russo. O Tricolor seguia na vice-liderança do Campeonato Carioca, com 36 pontos ganhos e 8 perdidos - o Flamengo liderava, com 38 pontos ganhos e 6 perdidos. Na rodada seguinte, o Fla-Flu valeria a ponta da tabela (vide 19 de outubro). O timaço do Fluminense conquistaria tanto o bicampeonato do Carioca quanto o Torneio Extra em homenagem ao fundador do clube Oscar Cox.
O time do Fluminense que venceu o Botafogo, em plena General Severiano.

1946: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, em Figueira de Melo, o Fluminense ganhou por 5 a 3 do São Cristóvão. Os gols tricolores foram de Rodrigues Tatu (dois), Ademir Menezes (dois) e Orlando Pingo de Ouro. Em quinze jogos na competição, o Fluminense acumulava onze vitórias e quatro derrotas. No Campeonato mais disputado da história, Fluminense, America, Botafogo e Flamengo terminariam empatados em pontos ganhos, e jogariam o Supercampeonato, no qual o Tricolor se sagraria campeão.

1952: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Bangu, de virada. Nívio abriu o placar para o Bangu no primeiro tempo, e na etapa complementar Orlando Pingo de Ouro (de pênalti), Simões e Telê marcaram os gols tricolores. O público presente foi de 38.176 pessoas, com 28.767 pagantes.

1958: em partida disputada em Teixeira de Castro, válida pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 4 a 0, gols de Waldo (três) e Jair Francisco. A goleada tricolor foi um presente de grego, no dia do 45º aniversário do Bonsucesso.

1960: na partida de ida das quartas-de-final da Taça Brasil, diante de 30.000 pessoas no Estádio Olímpico de Porto Alegre, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Grêmio, gol de Élton. O Fluminense conseguiria a classificação na semana seguinte (vide 19 e 21 de outubro).

1974: em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 2 a 0, na grande tarde do zagueiro Abel, que marcou os dois gols da vitória, de cabeça. Aos 14 minutos do primeiro tempo, Toninho cobrou falta para a área, e Abel subiu mais que os adversários, cabeceando para o fundo do gol. Aos 39, Marco Antônio cobrou falta da esquerda, e Abel completou, novamente de cabeça. Esta partida teve um fato curioso: Cafuringa sofreu entrada violenta na canela direita, levou quatro pontos, fez a chapa radiográfica no vestiário e não foi substituído pelo técnico Parreira, voltando a campo 21 minutos depois. No jogo seguinte da rodada dupla, a torcida tricolor ainda festejou o tropeço do rival Flamengo, que empatou em 0 a 0 com o Campo Grande.
Abel, camisa 2, cabeceia para o gol (foto: Jornal do Brasil).

1978: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Olaria, gols de Nunes e Marinho Chagas (de pênalti).

1986: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, diante de 20.870 pagantes no Serra Dourada, em Goiânia, o Fluminense derrotou o Atlético Goianiense por 2 a 0, gols de Washington e Paulinho.

2005: num dos jogos refeitos devido ao escândalo de manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Juventude por 4 a 3, de virada, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O Tricolor começou perdendo por 2 a 0 (curiosamente, o placar do jogo anulado), mas acabou virando espetacularmente, para 4 a 3, com quatro gols no segundo tempo: Adriano Magrão (aos 11 e aos 35), Lenny (aos 44) e Petkovic (aos 47). Não à toa, aquela equipe tricolor era citada como "o time que se recusa a perder".

2013: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Grêmio. O zagueiro gremista Bressan abriu o placar, de cabeça, aos 37 do primeiro tempo. Quando Biro Biro foi expulso, ao tentar cavar um pênalti, o Fluminense ficou com um homem a menos, e tudo parecia perdido. Mas tricolor nunca desiste: aos 45 da etapa final, Rafael Sobis driblou os marcadores e conseguiu empatar a partida com um belo chute.
Rafael Sobis comemora: tricolor nunca desiste!
(Foto: Fernando Cazaes, Photocamera.)

****

Aniversariantes do dia:

Miguel Edmundo Ferraz do Amaral Pimenta (1923), zagueiro que integrou o plantel do Fluminense entre as temporadas de 1947 e 1948.

Humberto Pimentel Severo, o Severo (1945), lateral-direito que jogou no Fluminense na temporada de 1967.

Fábio Noronha de Oliveira (1975), goleiro que defendeu o Fluminense entre as temporadas de 1997 e 1998, tendo atuado em 20 jogos.

Válbson Cruz Morais (1977), meia-atacante com oito atuações pelo Fluminense em 2001. Marcou um gol, numa partida contra o Friburguense, em Nova Friburgo.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.