Páginas

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 20 de outubro


1901: no campo do São Paulo Athletic Club, em São Paulo, o "Rio Team", liderado pelo pioneiro Oscar Cox, empatou novamente com a Seleção Paulista, desta vez em 0 a 0. As escalações foram as mesmas do jogo da véspera (vide 19 de outubro). Os cariocas regressaram no mesmo dia, de trem, ao Rio de Janeiro. Todos os onze jogadores do "Rio Team" viriam a ser atletas do Fluminense nos anos seguintes.
Foto: os jogadores do "Rio Team", no trem em que regressaram de São Paulo.
(foto tirada por Antonio Campos, propriedade de Afonso Teixeira de Castro)

1935: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Campos Sales, o Fluminense ganhou por 5 a 1 do Bonsucesso, graças aos gols de Romeu Pellicciari, Hércules (dois, um de pênalti), Sobral e Vicentino.

1940: em partida disputada no Estádio de Laranjeiras, válida pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Bangu por 2 a 0, gols de Hércules e Russo. Com o resultado, o Tricolor seguiu na liderança da competição - conquistaria o título nas semanas seguintes.

1943: em amistoso interestadual, em Piracicaba, o Fluminense ganhou por 4 a 1 da AA Luiz de Queiroz. Os gols tricolores foram de Pablo Invernizzi (no primeiro tempo), Russo, Tim e Maracaí (na etapa complementar). Caruncho marcou o gol dos anfitriões, no segundo tempo.

1945: em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Bangu, gols de Pinhegas, Simões e Geraldino (três).

1963: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Vasco por 2 a 0, graças a dois gols do ponta-direita Edinho, ambos no segundo tempo da partida.

1968: em partida disputada na Ilha do Retiro, no Recife, válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Náutico, gol de Samarone, aos 23 minutos do primeiro tempo.

1976: diante de 44.242 pagantes no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo de Ribeirão Preto. Zé Mário abriu o placar para os anfitriões aos 9 minutos do segundo tempo, mas a Máquina Tricolor conseguiu o empate graças a um gol de Rivellino, aos 44. O Fluminense caminhava para se classificar à fase semifinal da competição.

1982: no Maracanã, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 2 a 1, em jogo do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram marcados por Zezé Gomes (de cabeça, aos 20 do primeiro tempo) e Gilcimar (aos 11 da etapa complementar).

1985: em partida válida pela segunda rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Godofredo Cruz, o Fluminense empatou em 0 a 0 com Americano de Campos. Por ter conquistado o primeiro turno (vide 9 de outubro), o Fluminense já estava classificado para o triangular final, no qual conquistaria o tricampeonato estadual, em dezembro.

1991: em jogo disputado na rua Bariri, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o São Cristóvão por 3 a 1. Os gols tricolores foram anotados, na sequência, por Renato (aos 32 do primeiro tempo), Marcelo Barreto (aos 22 do segundo tempo) e Ézio (aos 25).

1995: em partida válida pela Copa Rio de Janeiro, em Figueira de Melo, o time reserva do Fluminense venceu o São Cristóvão por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Jorge Luiz (aos 15 do primeiro tempo), Wallace (aos 33) e Arthur (aos 18 da etapa final).

1996: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Vasco, após estar perdendo por 1 a 0 e por 2 a 1. Os gols tricolores foram anotados por Paulo Roberto (dois, um de falta e um de pênalti) e Flavinho (de cabeça, aos 36 do segundo tempo).

2002: o Fluminense derrotou o Bahia por 1 a 0, no Estádio do Maracanã, em partida válida pela primeira fase do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória tricolor foi marcado pelo centroavante Romário, aos 15 minutos do segundo tempo. O Fluminense seguia na briga por uma vaga nas quartas-de-final da competição.

****

Aniversariantes do dia:

Emílio Ibrahim Silva (1925), meia-atacante que integrou o elenco do Fluminense entre 1948 e 1949. Emílio fez parte do time campeão do Torneio Municipal de 1948 (vide 3 de junho30 de junho). Ao todo, ele marcou 10 gols em 26 jogos pelo Fluminense. Largou a carreira de atleta para se formar em engenharia civil - foi o responsável pela construção da Perimetral (antigo elevado entre a Praça XV e o Gasômetro, implodido em 2014), dentre outros projetos. Completando hoje 92 anos, em ótima saúde, Emílio é o mais velho ex-atleta tricolor vivo.
Emílio Ibrahim em sua época de jogador do Flu.
Emílio Ibrahim em 2017, tietado por dois fãs, em Laranjeiras.
(eu e Alexandre Magno, colaborador especial deste blog).

José Alves Calazans, o Calazans (1934), ponta-direita com 19 gols em 96 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1961 e 1964. Calazans era irmão mais novo do zagueiro Zózimo, o ídolo do Bangu, bicampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1958 e 1962.
(observação: há muitas divergências sobre a data de nascimento de Calazans - eu optei pela data que aparece em seu perfil na Revista do Esporte em 1959 - 20 de outubro de 1934)
José Alves Calazans, ponta-direita.

Dari Batista de Oliveira, o Dari (1940), zagueiro revelado pelo Fluminense, com 156 atuações pelo time profissional entre as temporadas de 1957 e 1965. Ele participou da campanha do título do Campeonato Carioca de 1964.
O zagueiro Dari, em Laranjeiras.

Josenildo Caetano da Silva, o Nildo (1975), meio-campista que atuou no Fluminense entre 1997 e 1998, com 5 gols marcados em 48 jogos pelo clube. Seu grande jogo foi o Fla-Flu de 20 de abril de 1997, no qual marcou 2 gols, virando o placar para 3 a 2. Seu irmão mais novo Ciel também jogou no Fluminense, em 2008.
Nildo, herói de um Fla-Flu.

Diogo Antunes de Oliveira (1986), meio-campista com 90 atuações pelo Fluminense, entre as temporadas de 2009 e 2011. Diogo participou do elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2010, jogando 25 das 38 partidas da campanha.
Diogo, campeão brasileiro.

PCFilho

Um comentário:

  1. Em 20 de outubro de 1901, o Fluminense ainda era apenas uma ideia, mas Oscar Cox e companhia já faziam bonito, conseguindo o segundo empate contra a Seleção Paulista, em São Paulo. Amadurecia de vez a ideia de fundar um clube de futebol no Rio de Janeiro...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.