Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 19 de abril


1923: em amistoso no campo da Avenida da Graça, em Salvador, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Botafogo de Salvador, com dois gols do meia-atacante Zezé. Assim, o Tricolor encerrou sua primeira viagem à Bahia com três vitórias, um empate e duas derrotas.

1925: o Fluminense sagrou-se campeão do Torneio Início do Rio de Janeiro, competição disputada em seu Estádio de Laranjeiras. Na primeira partida, o Fluminense venceu o Syrio e Libanez por 1 a 0, gol de Coelho. Na semifinal, o Fluminense venceu o Sport Club Brasil por 1 a 0, gol de Lagarto. Na final, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 1 a 0, novamente gol de Lagarto. Na decisão, o jovem atacante Preguinho estreou no time principal tricolor, horas após vencer uma prova de 600 metros de natação (ajudando o Fluminense a conquistar o tricampeonato estadual de natação, e tornando-se assim campeão em dois esportes diferentes no mesmo dia). Ele iniciava ali uma das mais brilhantes carreiras de um atleta na história do futebol tricolor.

1931: em seu segundo jogo no Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Carioca, gols de Demósthenes e Preguinho (de pênalti), no campo do adversário, na Estrada Dona Castorina.

1972: em partida disputada no Maracanã, válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Madureira por 1 a 0, graças a um gol de Silveira, de ombro. Faltando uma rodada para o fim do primeiro turno, Fluminense e Flamengo lideravam, cada um com 8 vitórias e 2 empates. No Fla-Flu de quatro dias depois, o Flamengo venceria por 5 a 2 e conquistaria a Taça Guanabara.

1978: em amistoso disputado no Estádio de Wembley, em Londres, a Seleção Brasileira empatou em 1 a 1 com a Inglaterra. O gol do Brasil foi marcado pelo ex-tricolor Gil (então no Botafogo). Edinho e Rivellino foram os dois atletas do Fluminense nesta partida da Seleção.

1992: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo, diante de 66.876 pagantes no Maracanã. Júlio César Imperador abriu o placar para o Flamengo, aos 41 do primeiro tempo; Renê foi expulso, aos 34 da etapa complementar; mesmo atuando com um homem a menos, o Fluminense conseguiu empatar, com um gol de Luís Marcelo, aos 39 do segundo tempo. O rival terminaria campeão daquela competição.

2006: na partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Vila Nova, no Maracanã, com dois gols de Tuta e dois de Lenny. Como houvera empate no jogo de ida (2 a 2 no Serra Dourada), o resultado classificou o Tricolor às quartas-de-final da competição, em que enfrentaria o Cruzeiro (vide 26 de abril e 3 de maio).

2007: no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Bahia, no Maracanã. O gol tricolor foi anotado pelo meio-campista Carlos Alberto. Na partida de volta do confronto, o Fluminense se classificaria com um empate por 2 a 2, em Salvador (vide 25 de abril). O Tricolor terminaria campeão da competição, ao bater o Figueirense na final (vide 6 de junho).

2014: em partida disputada diante de 35.020 presentes (31.173 pagantes) no Maracanã, o Fluminense estreou no Campeonato Brasileiro com vitória: 3 a 0 sobre o Figueirense, gols de Rafael Sobis, Fred (de pênalti) e Nirley (contra). O onze tricolor jogou um grande futebol, dominando o adversário e encantando o maior público da rodada inaugural do Brasileirão.
O maior público da primeira rodada do Brasileirão de 2014.

2017: no jogo de volta da quarta fase da Copa do Brasil, disputado no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Goiás, gols de Henrique, Ygor Nogueira e Pedro. O resultado garantiu a classificação do Tricolor, com um placar agregado de 4 a 2. Nas oitavas-de-final da competição, o Fluminense enfrentaria o Grêmio.

****

Aniversariantes do dia:

Getúlio Dornelles Vargas (1882), um dos cinco presidentes de honra do Fluminense. Durante parte de seu período na Presidência da República, Getúlio foi vizinho do clube, pois o Palácio Guanabara foi sua residência oficial entre 1937 e 1945. Ele era presença habitual em ocasiões festivas do Fluminense. Reza a lenda que, certa vez, quando um assessor lhe sugeriu desapropriar o Fluminense para melhorar a segurança do palácio, ele teria respondido: "Melhor não mexer com o tricampeão...".

Waldir Nunes, o Waldir (1930), médio-direito que integrou o plantel principal do Fluminense entre as temporadas de 1949 e 1951. Marcou 4 gols em 35 jogos com a camisa tricolor.

Leandro da Silva Wanderley, o Leandro (1979), lateral-esquerdo que jogou no Fluminense no primeiro semestre de 2009, somando 16 atuações com a camisa tricolor.
O lateral-esquerdo Leandro.

Jaílton da Cruz Alves, o Jaílton (1982), volante sergipano, natural de Aracaju, com 9 partidas pelo time profissional do Fluminense, no primeiro semestre de 2009.

Fernando de Souza Nascimento, o Fernando Souza (1987), volante revelado pelo Fluminense, integrante do elenco campeão carioca de 2005. Atuou uma única vez no time principal tricolor, na vitória sobre o Volta Redonda em 23 de março de 2005.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.