1958: em amistoso interestadual, o Fluminense venceu a Esportiva Guaratinguetá por 2 a 0, gols de Paulo de Paula e Osvaldo Russo, no estádio do adversário, na cidade paulista do Vale do Paraíba.
1960: em jogo disputado no Maracanã, válido pelo Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o America. O gol tricolor na partida foi assinalado por Telê, de cabeça. Com três vitórias e um empate, o Fluminense liderava a competição, em que terminaria sendo campeão.
1963: em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Fluminense derrotou o poderoso Santos por 4 a 2, de virada. No primeiro tempo, o Santos abriu o placar com Mengálvio, o Fluminense virou com Ubiraci e Manoel, e Pelé empatou de cabeça. Porém, na etapa final, Manoel e Ubiraci marcaram os dois gols da vitória tricolor. O Santos era o melhor time do mundo: conquistara as Taças Brasil de 1961 e 1962, a Copa Libertadores de 1962 e a Copa Intercontinental de 1962; nos oito meses anteriores a este jogo, havia perdido somente três jogos (para Portuguesa de Desportos, Esportiva Guaratinguetá e Universidad de Chile); naquela temporada, conquistaria mais uma Taça Brasil, mais uma Copa Libertadores e mais uma Copa Intercontinental.
1969: na terceira rodada do Campeonato Carioca, diante de 105.299 presentes (80.816 pagantes) no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo. Suingue marcou o gol tricolor no clássico. Com duas vitórias e um empate, o Fluminense iniciava a campanha que culminaria na conquista do título, no épico Fla-Flu de 15 de junho.
1986: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 da Portuguesa da Ilha do Governador, com dois gols do centroavante Washington.
1988: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio Raulino de Oliveira, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 1 a 0, gol de Jorginho, cobrando pênalti, aos 38 minutos do segundo tempo.
2000: em partida válida pelo Campeonato Carioca, disputada no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o America por 1 a 0, gol de Donizete Amorim.
2003: no segundo jogo da final do Campeonato Carioca, diante de 77.590 presentes (71.006 pagantes) no Maracanã, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Vasco, e terminou como vice-campeão. Quatro dias antes, o primeiro jogo terminara com o mesmo placar. Alex Oliveira marcara o gol tricolor no primeiro jogo, e Ademílson fez no segundo.
2005: em partida válida pela Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca), o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Volta Redonda. Os gols tricolores foram anotados por Lino (dois) e Mauro (este aos 45 minutos do segundo tempo). Esta partida foi a primeira da história do Fluminense apitada por uma mulher (Martha Peçanha de Vasconcelos). O Fluminense conquistaria tanto o segundo turno quanto o próprio Campeonato Carioca.
2008: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 1, perante 43.709 presentes (36.881 pagantes) no Maracanã, graças aos gols de Thiago Neves e Washington "Coração Valente".
2011: em partida dramática, pela fase de grupos da Copa Libertadores, no Engenhão, o Fluminense venceu o América do México por 3 a 2, após estar perdendo por 1 a 0 e por 2 a 1. Com a vitória, o Fluminense manteve as esperanças de classificação, com 5 pontos ganhos em 4 rodadas (1 vitória, 2 empates e 1 derrota). Os gols tricolores foram de Gum, Araújo (aos 35 do segundo tempo) e Deco (aos 42).
2014: em jogo disputado no Moacyrzão, em Macaé, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Volta Redonda, graças aos gols de Walter, Fred e Wagner.
2016: no jogo único da semifinal da Copa da Primeira Liga, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Internacional de Porto Alegre. Osvaldo marcou os dois gols tricolores no jogo. Na disputa de pênaltis, o Fluminense venceu por 3 a 2 e se classificou, graças a duas defesas do goleiro Diego Cavalieri. Na decisão da competição, o Tricolor enfrentaria o Atlético Paranaense, em Juiz de Fora (vide 20 de abril).
2017: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Engenhão, o Fluminense derrotou o Botafogo por 3 a 2, de virada, após estar perdendo por 2 a 0. Os gols da bela vitória tricolor foram marcados por Richarlison (dois, um de pênalti) e Renato Chaves.
Luis María Agustín Rongo, centroavante argentino. |
Uma observação sobre Luis María Agustín Rongo: algumas fontes indicam a data de nascimento como 18/03/1915. Porém, as fontes argentinas indicam 23/03/1915, razão pela qual escolhi esta data para a publicação.
ResponderExcluirRetirei do post a suposta foto de Mário Tilico, porque não era uma foto dele, mas sim do ponta Paulinho.
ResponderExcluir(Obrigado pelo aviso, Lucas Saboia!)