Páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 20 de abril


1946: o Fluminense estreou no Torneio Municipal com uma vitória de 9 a 1 sobre o Bonsucesso, no campo do Botafogo, na rua General Severiano. Os gols da acachapante vitória tricolor foram de Simões, Geraldino (três), Rodrigues Tatu, Pinhegas (dois) e Orlando Pingo de Ouro (dois).

1952: a Seleção Brasileira conquistou o Campeonato Pan-Americano, ao derrotar o Chile por 3 a 0, no Estádio Nacional do Chile, em Santiago, gols de Ademir Menezes (dois) e Pinga. Esta foi a primeira competição vencida pela Seleção Brasileira fora do território nacional. Três atletas do Fluminense foram titulares do escrete na histórica campanha: o goleiro Castilho, o zagueiro Pinheiro e o meia-atacante Didi. A Seleção foi comandada pelo treinador Zezé Moreira, também do Fluminense.

1997: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Flamengo, de virada. O Flu abriu o placar com Alcindo, o Fla virou com dois gols de Romário (um de pênalti), e então surgiu o herói improvável do Fla-Flu: o atacante Nildo marcou duas vezes seguidas e deu a vitória aos tricolores.

2005: na partida de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense venceu o Grêmio por 3 a 0, gols de Tuta (dois, com assistências de Leandro e Juan) e Juninho (assistência de Leandro). O jogo de volta do confronto ocorreria duas semanas depois, em Porto Alegre, e o Fluminense se classificaria com outra vitória (vide 4 de maio).

2011: na última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, o Fluminense obteve a classificação de maneira dramática, ao vencer o Argentinos Juniors por 4 a 2, no Estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires. Os gols tricolores foram de Júlio César, Fred (dois, um de falta e um de pênalti) e Rafael Moura. Cerca de 800 torcedores do Fluminense estavam presentes no estádio, na capital da Argentina. Esta foi a 200ª partida do meia argentino Darío Conca com a camisa tricolor. Nas oitavas-de-final, o Fluminense enfrentaria o Libertad, do Paraguai (vide 28 de abril).

2016: no jogo único da decisão da Copa da Primeira Liga, o Fluminense derrotou o Atlético Paranaense por 1 a 0, diante de 23.985 pagantes no Estádio Municipal de Juiz de Fora, consagrando-se como o primeiro campeão da competição. O gol do título tricolor foi marcado pelo atacante Marcos Júnior, aos 35 minutos do segundo tempo, aproveitando o lançamento de Magno Alves.

****

Aniversariantes do dia:

Charles André de Souza, o Charles (1965), meia-atacante mineiro, natural de Além Paraíba, com três atuações no time principal do Fluminense, todas no Campeonato Brasileiro de 1988.

Galileo Galilei Percovich Lopes, o Leo Percovich (1968), goleiro uruguaio, que atuou no Fluminense entre as temporadas de 1996 e 1997, tendo defendido a meta tricolor em 22 partidas. Em agosto de 2017, retornou ao Fluminense para trabalhar como treinador - desde então, é o técnico do time sub-20 do clube.
Leo Percovich.

Luiz Eduardo Tavares, o Mineiro (1982), lateral-esquerdo natural de Viçosa, com nove partidas pelo Fluminense, todas no Campeonato Brasileiro de 2004.

Luisa Nunes Porto Borges, a Luisa Borges (1996), atleta da modalidade do nado sincronizado, representante do Fluminense nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.