quinta-feira, 4 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 4 de maio


1924: o Fluminense estreou no Campeonato Carioca de 1924 vencendo o Bangu por 6 a 5, no campo da Rua Ferrer. O grande destaque da partida foi o centroavante Nilo Murtinho Braga, que marcou cinco gols para o Fluminense. Naquele ano, o Tricolor voltaria a ser campeão carioca, cinco anos após a conquista do tri em 1919. Nilo terminaria como artilheiro da competição, com impressionantes 28 gols em 14 jogos.

1930: em Laranjeiras, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 3 a 1, com três gols de Preguinho, em partida válida pelo Campeonato Carioca daquele ano.

1941: em Campos Sales, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 5 a 2, na estreia do Campeonato Carioca de 1941. Os gols tricolores foram de Spinelli (aos 3 do 1º tempo), Carreiro (aos 37 do 1º tempo), Og (aos 2 do 2º tempo), Tim (aos 30 do 2º tempo) e Pedro Nunes (aos 39 do 2º tempo). O Tricolor terminaria aquela competição coroado como bicampeão, no épico Fla-Flu da Lagoa.

1957: pela segunda rodada do Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense goleou o Palmeiras por 5 a 1, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Waldo (aos 3 e aos 8 do 1º tempo), Escurinho (aos 17 do 1º tempo), Telê (aos 2 do 2º tempo) e Jair Francisco (aos 19 do 2º tempo). O Tricolor se consagraria campeão daquela competição.

1969: em Laranjeiras, pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Campo Grande por 3 a 1, gols de Cláudio Garcia (aos 18 do 1º tempo), Flávio (aos 25 do 1º tempo) e novamente Cláudio Garcia (aos 12 do 2º tempo). O Fluminense terminaria campeão no mês seguinte.

1978: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Goytacaz, em Campos, por 1 a 0. O gol da dramática vitória foi marcado por Zezé, aos 44 minutos do 2º tempo.

1991: o Fluminense venceu a Portuguesa por 2 a 1, no Canindé, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Os gols da vitória tricolor foram de Renato Carioca (aos 3 do 2º tempo) e Ézio (aos 42 do 2º tempo).

1997: Fluminense e Botafogo empataram em 0 a 0, diante de 80.916 torcedores no Maracanã, pela última e decisiva rodada do segundo turno do Campeonato Carioca. Com o resultado, o Botafogo sagrou-se campeão da Taça Rio de Janeiro, e o Fluminense ficou na 3ª posição.

2005: o Fluminense venceu o Grêmio por 1 a 0, no Estádio Olímpico de Porto Alegre, na partida de volta das oitavas-de-final da Copa do Brasil daquele ano. O gol da vitória tricolor foi marcado por Tuta, de pênalti, aos 33 minutos do primeiro tempo. Com o placar agregado de 4 a 0, o Tricolor se classificou às quartas-de-final, para enfrentar o Treze, de Campina Grande.

2011: o Fluminense foi eliminado da Copa Libertadores, com derrota por 3 a 0 para o Libertad, no Defensores del Chaco, em Asunción.

****

Aniversariantes do dia:

Victor Agustín González (1932), goleiro paraguaio, reserva de Castilho entre 1957 e 1962. González foi o arqueiro titular na conquista do Torneio Rio-São Paulo de 1957.

Renato Chaves (1990), zagueiro do atual elenco do Fluminense, desde 2016. Até hoje, contabiliza 26 jogos e 2 gols marcados com a camisa tricolor.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.