Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

A semana em que Maradona foi especulado no Fluminense

Em maio de 1984, a torcida tricolor vivia um momento mágico. Afinal, após eliminar o Corinthians na semifinal, o Fluminense se preparava para disputar a final do Campeonato Brasileiro, contra o rival Vasco. A expectativa pela conquista do segundo campeonato nacional da história do clube era grande, porque o time era uma verdadeira máquina, liderada pelo craque paraguaio Romerito.

Em meio à ansiedade pela decisão, começou a circular um boato e tanto: estaria sendo negociada uma troca bombástica de Romerito pelo astro argentino Maradona, que vivia um momento conturbado no Barcelona.

Jornal dos Sports, 21/05/1984.

Os dirigentes do Fluminense negaram a negociação. "Maradona, no Barcelona, ganha Cr$ 120 milhões mensais. Por aí se vê que é impossível. Deve ser um sonho de um tricolor alucinado", declarou o vice-presidente jurídico do clube, José Carlos Vilella.

Jornal dos Sports, 22/05/1984.

Romerito também declarou desconhecer a transação: "Não sei de nada. Ninguém me falou nada. Estou satisfeito no Fluminense".

No dia 24 de maio, o Fluminense venceu o Vasco por 1 a 0, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Brasileiro, com aquele famoso gol chorado de Romerito. Três dias depois, o empate em 0 a 0 garantiu a conquista do título para o Tricolor.

Dias depois, curiosamente, Fluminense e Maradona se encontraram: em 3 de junho, o Tricolor enfrentou o Barcelona na decisão do terceiro lugar de um torneio amistoso nos Estados Unidos. Neste jogo, cuja história já contei aqui, Fluminense e Barcelona empataram em 2 a 2, com o clube espanhol vencendo a disputa de pênaltis. Maradona participou dos dois gols do Barça, além de ter convertido sua cobrança na disputa. Romerito iniciou a jogada do primeiro gol do Flu e marcou o segundo, mas desperdiçou seu chute nos pênaltis. Uma curiosidade: Maradona tentou fazer um gol de mão no Fluminense, mas o árbitro anulou a jogada – diferentemente do que aconteceria dois anos depois, no fatídico jogo entre Argentina e Inglaterra na Copa do Mundo do México.

Esse jogo contra o Fluminense foi o último de Diego Armando Maradona com a camisa do Barcelona. Pouco depois, o argentino assinou contrato com o Napoli, da Itália – clube em que faria história nos anos seguintes, conquistando dois Campeonatos Italianos e uma Copa da UEFA.

Romerito seguiu no Fluminense, onde foi campeão carioca em 1984 e 1985. O paraguaio é considerado um dos maiores ídolos da história tricolor.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.