Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2024

História - Fluminense x Cerro Porteño


Ao longo da história, o Fluminense enfrentou o Cerro Porteño em sete partidas, com cinco vitórias tricolores e dois empates. Nestes jogos, o clube brasileiro marcou nove gols, contra três tentos do quadro paraguaio.

Abaixo, a lista com todos os resultados do confronto:
25/04/2024 - Cerro Porteño 0 x 0 Fluminense - General Pablo Rojas (Asunción)
16/05/2024 - Fluminense  x  Cerro Porteño - Maracanã (Rio de Janeiro)
(*) no jogo de 28/03/1984, o Cerro Porteño jogou reforçado com alguns jogadores do Sol de América; por isso, algumas fontes consideram essa partida como sendo contra o "Combinado Cerro Porteño-Sol de América".

O primeiro jogo entre Fluminense e Cerro Porteño, em 14 de junho de 1964, foi um amistoso no Defensores del Chaco, em Asunción, capital do Paraguai. Os gols tricolores no empate de 2 a 2 foram marcados por Oldair e Mateus. O lendário goleiro Castilho foi o melhor em campo, segundo os relatos dos jornais.
Mateus chuta para marcar o segundo gol do Fluminense. Foto: Jornal do Brasil.

A segunda partida entre Fluminense e Cerro Porteño foi em 28 de março de 1984, também no Defensores del Chaco, diante de 9.445 pagantes. Este jogo, em que o Cerro Porteño atuou reforçado por jogadores do Sol de América, foi a estreia do craque paraguaio Romerito pelo Fluminense - e foi dele o gol da vitória tricolor, de cabeça, completando cruzamento de Assis da esquerda (numa prévia da jogada que decidiria o Campeonato Brasileiro dois meses depois, contra o Vasco). Houve um minuto de silêncio em homenagem a Fleitas Solich, treinador paraguaio que trabalhara em alguns clubes brasileiros, inclusive no Fluminense (em 1963). Pela vitória, o Fluminense recebeu o troféu "La Amistad" ("A Amizade").
Anúncio no Jornal do Brasil: a estreia de Romerito foi transmitida para todo o Brasil pela TV Manchete.

Jornal O Fluminense, 29/03/1984: "Romerito estréia e dá vitória ao Flu contra Cerro: 1 a 0".

Os duelos de 2009 foram pela semifinal da Copa Sul-Americana. Após vencer por 1 a 0 no jogo de ida em Asunción, com gol de Fred, o Fluminense também ganhou a partida de volta, no Maracanã, por 2 a 1, de virada. A classificação foi dramática, porque os dois gols tricolores no jogo de volta só foram marcados nos acréscimos do segundo tempo, por Gum e Alan. No fim do jogo, houve uma briga generalizada no gramado do Maracanã, com cenas típicas da selvageria das competições sul-americanas.
Gum, com a cabeça enfaixada, comemora o seu gol, com Fred ao fundo. Foto: Reuters.

Flagrante da briga generalizada no gramado do Maracanã.

Ruy ajuda Diguinho durante a pancadaria contra os jogadores do Cerro Porteño.

Nas oitavas-de-final da Copa Libertadores de 2021, o duelo entre Fluminense e Cerro Porteño ganhou novo capítulo. No primeiro jogo, no Paraguai, o Fluminense venceu por 2 a 0, gols de Nenê e Egídio. Na segunda partida, no Maracanã, o Tricolor confirmou a classificação com mais uma vitória: 1 a 0, gol de Fred, cobrando pênalti.

André disputa a bola com adversário no jogo de ida de 2021. Foto: Getty Images.

Nenê comemora seu gol no jogo de ida em 2021. Ele se tornou o jogador mais velho (39 anos e 359 dias) a marcar um gol em um jogo de mata-mata da Copa Libertadores. Foto: Getty Images.


Fred comemora seu gol no jogo de volta em 2021. Foto: Alexandre Durão.

PCFilho

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 08 Jogos

    Fluminense - 06
    Empates - 02
    Cerro Porteño - 00

    GP - 11
    GC - 04

    último confronto:

    16/05/2024 - Fluminense 2 x 1 Cerro Porteño - Maracanã (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.