domingo, 18 de fevereiro de 2007

Cinema

Hoje vou falar de filmes! No fim do ano, prometi aqui que iria mais vezes ao cinema em 2007. E estou cumprindo a promessa! Quinta passada, ao ver "A Rainha", completei a marca de vinte filmes assistidos na telona. Análises de filmes geralmente são horríveis, porque cada um tem um gosto bem específico em relação a esse assunto. Mesmo assim, escreverei um pouco sobre os filmes a que assisti.

Começarei pelas minhas decepções. Duas películas (só escrevi esse termo para não ficar repetindo "filmes"!) realmente não me agradaram: o chinês "Dias Selvagens" e a super-produção "Babel". Especialmente desse último, eu esperava muito mais. Tem vencido os prêmios do cinema, mas eu não gostei mesmo.

Os outros dezoito filmes me agradaram. "Mais estranho que a ficção" conta a história de Harold Crick, um sujeito que começa a ouvir a narração da sua vida, e descobre que a autora pretende matá-lo. Dustin Hoffman dá um show, apesar de ser coadjuvante. Ele também participa de "Perfume", um filme dramático que prende a atenção do início ao fim, baseado no livro de Patrick Süskind.

"Uma Noite no Museu" também é ótimo, me fez rir um bocado. Um filme com Robin Williams nunca é ruim! Em geral, também gosto bastante das atuações do Ben Stiller e da Kim Raver (a fantástica Audrey Raines de "24 Horas"). Continuando, "O Segredo de Beethoven" é um excelente filme de música, com uma interpretação magistral de Ed Harris. "O Amor Não Tira Férias", comédia romântica, me agradou também (não tenho vergonha de assumir que adoro esse tipo de filme!). "A Rainha" é o máximo que um filme sobre a rainha poderia ser (:-D).

"Fonte da Vida" é um filme bem doido; confesso que não entendi algumas partes, mas gostei mesmo assim. "Déjà Vu" é o filme policial-futurista típico. Minha irmã definiu bem: "o tipo que a Globo adora passar". É mesmo, e eu gosto desses filmes! Destaco as atuações de Denzel Washington e Jim Caviezel (que fez Edmond Dantes em "O Conde de Monte Cristo" e Jesus no filme dirigido pelo Mel Gibson). Falando nele, "Apocalypto" é excelente!

O representante brasileiro da lista é "A Grande Família!". O melhor programa de televisão do país ganhou um representante à altura na telona! Adoro ver a bandeirinha do Fluminense na mesa do grande Lineu! Também gostei de "A Conquista da Honra", embora eu esperasse mais do filme. O diretor Clint Eastwood arrebentou mesmo em "Cartas de Iwo Jima": que filmaço! Ainda bem que consegui pegar o último ingresso da pré-estréia gratuita promovida aqui no Rio pelo Consulado do Japão. Como vocês podem ver, às vezes aquele Murphy está de folga! Outro filme japonês que eu vi (e gostei) graças a essa iniciativa do consulado foi "A Espada Oculta".

"Rocky Balboa" é legal; gosto de filmes sobre esporte. "O Último Rei da Escócia" também é excelente: um verdadeiro show de Forest Whitaker! O filme ensina valiosas lições sobre poder e preconceito.

Os últimos três filmes do meu texto, caros leitores, são os meus destaques: "Pequena Miss Sunshine", "À Procura da Felicidade" e "Diamante de Sangue". Não consigo justificar o que me faz gostar tanto de certos filmes. Simplesmente saio da sala com a sensação de ter visto uma obra-prima. Foi o que aconteceu nessas sessões. Garanto: essas três películas (!) valem o ingresso. Ao lado de "Cartas de Iwo Jima" (também vale o ingresso, né, Murphy?), são minhas torcidas para o Oscar!

O texto ficou grande, e deve ter ficado confuso. Me perdoem os nossos seis leitores, mas escrever sobre 20 histórias em alguns parágrafos não é fácil. Espero continuar assistindo a muitos filmes esse ano ("Pecados Íntimos", "Borat", "Vênus" e "Volver" estão na minha lista imediata). Agradeço ao IMDB (http://www.imdb.com/) por informações que me ajudaram a compor essas mal traçadas linhas. Agradeço também ao U2, que foi a minha trilha sonora durante a redação. Por fim, meu "obrigado" para vocês que leram o texto (e evidentemente me mandarão suas sugestões de filmes!).
Arrivederci.
PC

2 comentários:

  1. Nossa... vc realmente fez o q disse... assistiu um bocado de filme, hein?!

    Estou aqui me arriscando a escrever um comentário (e é logo o primeiro)... espero q eu não cometa nenhum erro de português! hahaha

    Ao longo do ano você poderia escolher uns horários de filmes mais acessíveis a quem não mora na zona sul, hein? Quem sabe assim eu consiga te acompanhar!

    Bjks :-***

    ResponderExcluir
  2. Se eu sair do estágio, conseguirei horários melhores, cara leitora! :-D

    Bjks!!
    PC

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.