sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Time pequeno e time grande

Amigos, outro dia minha amiga Bel me chamou a atenção para uma declaração do Antonio Carlos Roy, técnico do Resende, logo após o clube do Sul Fluminense eliminar o Flamengo da Taça Guanabara. "Defender como time pequeno, atacar como time grande" - nessa simples sentença, o Roy definiu sua estratégia vencedora no jogo de sábado. Esse dilema de "time pequeno e time grande", que tem atormentado a cabeça dos botafoguenses nos últimos anos, é o meu tema de hoje.

Ontem, não me saiu da cabeça a vitória do Botafogo sobre o meu Fluminense. A tática do alvinegro foi a retranca, conforme o meu amigo Minoru antecipou que seria. Ney Franco, o técnico do quadro de General Severiano, armou um autêntico ferrolho, com três zagueiros de origem e quatro volantes. Minha Nossa Senhora! Três beques fixos e mais quatro cabeças-de-área! Começo a pensar se é necessário um goleiro nesse esquema. Acho que o arqueiro é mera figura decorativa. Com sete homens exclusivamente dedicados a impedir que a bola chegue ao gol, para que serve o quíper? Para nada mesmo: poderia sentar-se no gramado e ler um gibi, tranquilamente.

Voltando ao tema da resenha, a retranca de Ney Franco é um exemplo cristalino de como joga um time pequeno. Quando o time é tecnicamente pior que o outro, só mesmo na retranca e nos contra-ataques é que se pode vencer. Por isso, não ataco Ney Franco. Ele seria burro se resolvesse atacar mais que defender. Para o bem do Alvinegro, ele reconhece que é melhor defender mais que atacar, com o elenco de que dispõe. E assim Ney Franco fez do limitado Botafogo o melhor time da Taça Guanabara.

Porém, faz-se necessária uma mudança de estratégia para a fatídica final de domingo. O Botafogo precisa abandonar o esquema de time pequeno. Para vencer o Resende do inteligente Roy, o clube da Estrela Solitária precisa, antes de mais nada, ser grande. Se o Botafogo continuar pequeno, profetizo aqui: domingo haverá uma derrota humilhante, uma derrota acachapante. Favorito o quadro de General Severiano é. Mas favoritismo não ganha jogo. Pequenez também não.

Hoje, estive em Álvaro Chaves e, pasmem!, encontrei um sorridente alvinegro, vestindo a camisa do Botafogo, em pleno território tricolor. Meu espanto não deteve meu ímpeto, e eu perguntei ao desconhecido se ele havia babado ao ver nossa entupida Sala de Troféus. O sujeito ficou sem graça e não me respondeu. Virou as costas e saiu de fininho. Porém, antes de cruzar o portão, tropeçou numa glória. Acho que foi na Copa do Brasil, que ele não tem.

PC

11 comentários:

  1. "Hoje, estive em Álvaro Chaves e, pasmem!, encontrei um sorridente alvinegro, vestindo a camisa do Botafogo, em pleno território tricolor. Meu espanto não deteve meu ímpeto, e eu perguntei ao desconhecido se ele havia babado ao ver nossa entupida Sala de Troféus. O sujeito ficou sem graça e não me respondeu. Virou as costas e saiu de fininho."


    huhuhuahuahuahuahuuhahuahuhahuuah

    ResponderExcluir
  2. Minoru, a melhor parte do parágrafo vc não citou:

    "Virou as costas e saiu de fininho. Porém, antes de cruzar o portão, tropeçou numa glória. Acho que foi na Copa do Brasil, que ele não tem."

    :-)

    ResponderExcluir
  3. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=55088092&tid=5307485026915980502

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5307485830074864854

    ResponderExcluir
  4. Magnífico texto!!!

    Resuminho:
    Fluminense
    Campeão Mundial de 1952
    Bicampeão Brasileiro (1970, 1984)
    Campeão da Copa do Brasil de 2007
    30 vezes campeão carioca

    Botafogo
    Campeão Brasileiro de 1995
    Campeão da Taça Brasil de (?) (a taça brasil é equivalente à copa do brasil)
    14 vezes campeão carioca (hahahaha)
    fim

    ResponderExcluir
  5. "Esse dilema de "time pequeno e time grande", que tem atormentado a cabeça dos botafoguenses nos últimos anos, é o meu tema de hoje."

    Essa frase resume perfeitamente os pensamentos de um botafoguense...

    ResponderExcluir
  6. Eu fico imaginando a cena! Deve ter sido hilária! hehe...

    ResponderExcluir
  7. Ramóm, atitude de time pequeno é ir ao TJD roubar os pontos dos outros. Esse é o FlorminenCCC.

    VOU FESTEJAR O TEU SOFRER, O TEU PENAR!

    ResponderExcluir
  8. Minoru,

    o Fluminense não foi ao TJD, e nem se beneficiou da perda dos pontos do Vasco. A denúncia foi de um procurador.

    Já o Botafogo recorreu ao STJD em 1999 para tirar do São Paulo os pontos de um jogo que perdeu de 6 x 1... SEIS A UM!!!

    ResponderExcluir
  9. Essa do Sandro Hiroshi foi foda mesmo!

    ResponderExcluir
  10. PC, eu tenho vergonha do Botafogo de 1999.

    ResponderExcluir
  11. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=55088092&tid=5309798313481475286&na=4

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.