quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Os onze triunfos do escrete

Amigos, escrever sobre os jogos da Seleção é muito bom, é bom demais. Pela décima-primeira vez seguida, o escrete venceu. A vítima da vez foi o Chile, no Estádio de Pituaçu, em Salvador. Os 4 a 2 foram construídos com três gols de Nilmar e um de Júlio Baptista, contra dois de Suazo.

A nota triste do dia é a péssima atuação de Felipe Melo, perdido em campo. Fez um pênalti infantil, e depois foi expulso, quase atrapalhando a vitória da Seleção. Confesso que nunca fui favorável à sua convocação, mas suas atuações anteriores estavam me convencendo de que Dunga estava certo ao mantê-lo.

Dignas de aplausos as atuações de Júlio César, bastilha quase inexpugnável sob os arcos brasileiros, e Nilmar, que fez o seu hat-trick, praticamente carimbando seu passaporte para a África do Sul. Daniel Alves também está aprovado, mostrando que pode ser útil também no meio-campo. Em 1994, Leonardo também possuía essa versatilidade, que é muito importante para um time na Copa do Mundo.

Hoje, todos aplaudem o trabalho de Dunga. Antes dos onze triunfos do escrete, este espaço era um dos únicos em território nacional a apoiar Dunga. Ainda me lembro das gargalhadas que eu ouvia quando dizia que a Seleção estava no caminho certo. Que bom que eu estava certo, e os outros quase todos errados. Afinal, se fosse o contrário, estaríamos na perigosa situação da Argentina. As derrotas para Brasil e Paraguai complicaram de vez a situação de nossos hermanos. Será que eles não vão à África do Sul?

Quem está garantido é o Brasil. Vale lembrar que nosso escrete é, até hoje, o único a ter vencido o Campeonato Mundial fora de seu continente (em 1958 e 2002). Com um argumento desses, a profecia ganha força: ano que vem, o capitão Lúcio levantará a Copa do Mundo na África do Sul.

PC

******

Meu amigo Rafael Amaro, jornalheiro fundador deste blog, propôs a brincadeira de convocar o escrete. Eu levaria os 23 nomes a seguir. Só quatro "surpresas" figuram na minha lista: Hélton, Júlio César (Goiás), Hernanes e Cícero.
Goleiros: Júlio César, Victor e Hélton.
Laterais: Daniel Alves, Maicon, Marcelo e Júlio César (Goiás).
Zagueiros: Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva.
Volantes: Gilberto Silva, Elano, Hernanes e Ramires.
Meias: Kaká, Diego, Cícero e Júlio Baptista.
Atacantes: Luís Fabiano, Robinho, Nilmar e Vagner Love.

E você? Qual seria a sua Seleção, leitor? Aguardo ansiosamente os seus comentários.

5 comentários:

  1. Concordo que o Cícero merece uma chance, mas discordo do Robinho. Há tempo que ele deve um atuação razoável. Além disso o Diego Souza pode ser também uma possibilidade. O fato é que escalar o Brasil é complicado, sempre fica alguém de fora que causa certa dúvida.

    ResponderExcluir
  2. acho que tava na hora de dar outra chance pro Diego

    ResponderExcluir
  3. Vagner Love e Victor é sacanagem né?

    De resto, a base é a mesma que a minha seleção!

    Nos lugares desses acima, levaria Ronaldo (Fenômeno)e Diego Cavarielli.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o Diego Souza e o Ronaldinho(o gaúcho, mesmo que na reserva) têm vaga nesse time. Também tiraria Love e deixaria o Adriano.
    Nilmar poderia ser titular do Robinho...

    A atuação do mulambinho Felipe Mello foi horrorosa, começou com um passe de calcanhar displicente, passou por um pênalti infantil e depois a expulsão. Acho que ele pode ser convocado sim, mas o Dunga tem que chamar atenção dele seriamente...uma atuação pífia como essa numa Copa do Mundo é inadmissível!!!

    ResponderExcluir
  5. Porrrrr Vagner Love, PC?

    Eu levaria o Fábio Aurélio no lugar do André Santos (e titular, Marcelo na reserva)

    Colocaria o Elano nos meias, tirando o Cícero, e lançando até mesmo o Sandro na cabeça-de-área, que me surpreendeu positivamente ontem (Denílson e Lucas tb seriam opções)

    No ataque eu levaria LFabiano, Nilmar, Robinho (bom reserva) e...Ronaldo!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.