segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Recordar é viver - Milagre em Old Trafford



Manchester, 21 de março de 1984.

O resultado da partida de ida das quartas-de-final havia sido o pior possível para o Manchester United: o Barcelona de Diego Maradona vencera por 2 a 0 no magnífico Camp Nou. Porém, isso não desanimou a torcida inglesa, que lotou Old Trafford, esperançosa de uma virada espetacular. Afinal, Norman Whiteside voltaria da lesão, e além disso o Barça não havia sido tão superior ao United no jogo de ida.

O Camp Nou é maior, sem dúvidas. Porém, em noites de jogos continentais, Old Trafford impressiona. Os 58.547 torcedores criaram uma atmosfera única, intimidante e assustadora para o Barcelona. Quando as duas equipes entraram em campo, ouviu-se o urro colossal. Se os espanhóis achavam que a batalha estava decidida, certamente mudaram de idéia nesse momento.

Nos primeiros vinte minutos, a equipe azul-grená conseguiu deter o ímpeto dos jogadores Vermelhos, e por conseguinte deteve também um pouco da euforia dos seus torcedores. Porém, o domínio do Manchester United era visível e preocupante: inúmeras chances de gol estavam sendo perdidas. O gol rubro parecia questão de tempo.

E acabou acontecendo, ainda no primeiro tempo. Ray Wilkins cobrou o escanteio da esquerda, Graeme Hogg desviou levemente a trajetória da bola, e o capitão Bryan Robson, de peixinho, abriu o placar. Delírio vermelho nas arquibancadas do Old Trafford.

O milagre da virada já não parecia mais tão distante, e por isso o United lançou-se todo para o ataque. Mas o grande time do Barcelona conseguiu segurar até o intervalo. Ao final da primeira etapa, o placar indicava mesmo Manchester United 1, Barcelona 0. Na soma dos jogos, o Barça ainda vencia por 2 a 1.

Veio então o segundo tempo, e com ele mais pressão dos ingleses. Aos cinco minutos, a equipe catalã se enrolou na saída de bola, Wilkins chutou rasteiro, o goleiro Urruti bateu roupa, e Robson novamente mandou para as redes: 2 a 0. Na soma, 2 a 2. Novamente, delírio vermelho nas arquibancadas do Old Trafford.

Dois minutos depois, a torcida ainda celebrava euforicamente o gol que empatava o confronto. E aconteceu o milagre: Whiteside escorou de cabeça um cruzamento vindo da esquerda, e Frank Stapleton fuzilou as redes de Urruti. Manchester United 3, Barcelona 0. O inacreditável, o improvável, o surreal acabava de se tornar realidade. Os 58.547 não eram mais apenas torcedores. Eram 58.547 testemunhas.

Mas futebol só acaba quando termina, e foi a vez de o Barcelona lançar-se todo para o ataque. A linha defensiva do United, formada por Moran, Duxbury, Albiston e Hogg precisou se desdobrar para garantir a noite gloriosa em Manchester. Maradona e Rojo deram trabalho, e por pouco não conseguiram estragar a festa em Old Trafford.

Quando soou o apito final, foi impossível conter e multidão. Um mar vermelho de fãs enlouquecidos invadiu o gramado, e carregou o herói Bryan Robson em triunfo. Não sabemos se o troféu ficará mesmo em Old Trafford. Mas pouco importa: as testemunhas daquela noite gloriosa sabem que ela valeu muito mais que uma taça.

PC

Vídeo dos gols:

Ficha técnica: Manchester United 3 x 0 Barcelona.
Quartas-de-final da Recopa Européia (European Cup Winners Cup).
Data: 21/03/1984.
Local: Old Trafford, Manchester, Inglaterra.
Público: 58.547.
Manchester United: Gary Bailey; Kevin Moran, Mike Duxbury, Arthur Albiston e Graeme Hogg; Arnold Muhren, Bryan Robson e Ray Wilkins; Remi Moses, Frank Stapleton e Norman Whiteside (Mark Hughes). Técnico: Ron Atkinson.
Barcelona: Javier Urruticoechea; Gerardo Miranda Concepción, Josep Moratalla, Julio Alberto e Victor Muñoz; José Ramón Alexanco, Pichi Alonso (Francisco Javier Clos Orozco) e Bernd Schüster; Juan Carlos Perez Rojo, Diego Armando Maradona e Marcos Alonso. Técnico: César Luis Menotti (Argentina).
Gols: Bryan Robson, aos 22’ do primeiro tempo, e aos 5’ do segundo tempo; e Frank Stapleton, aos 7’ do segundo tempo.

Fontes:

2 comentários:

  1. Alguns anos após esse jogo, o Barça ganharia sua primeira Champs League em solo inglês e uns anos depois o Man Utd ganharia uma Champions no Camp Nou.

    ResponderExcluir
  2. Épico.
    Gritos ensurdecedores.
    Adoro playoffs, esses com fim emocionante então...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.