sábado, 10 de outubro de 2009

Vitória em Santo André


Amigos, o Fluminense venceu novamente. Com muito alívio, é assim que eu começo a crônica de hoje. Vou até repetir: amigos, o Fluminense venceu novamente.

Foi o primeiro triunfo tricolor fora do Maracanã em todo o campeonato. Chegamos à soma de 25 pontos e, pelo menos até segunda-feira, deixamos a lanterna na mão do Sport Recife.

Nos próximos parágrafos, tentarei passar a minha visão de como foi a batalha do Estádio Bruno José Daniel.

A vitória do Fluminense foi construída ainda no primeiro tempo. Alan, o príncipe pó-de-arroz, acertou um balaço da entrada da área, sem chances para Neneca, o goleiro do Santo André. Mais uma vez, Alan se mostra decisivo. Repito o que venho escrevendo há tempos: seu oportunismo ainda o levará à Seleção Brasileira.

Outro grande nome do primeiro tempo foi Dieguinho. O jovem lateral-esquerdo está mostrando muita personalidade. Entrar na fogueira em que o Fluminense se encontra e dar conta do recado não é para qualquer um. Foi ele que sofreu pênalti de Gustavo Nery. E foi Fred que cobrou, com direito a paradinha. E a bola fez a viagem perfeita, da marca de cal para as redes: Fluminense 2 a 0.

Obviamente, o segundo tempo reservou grandes emoções para a torcida pó-de-arroz. O Fluminense parece incapaz de vencer com facilidade. O técnico Cuca recuou a equipe, e o Santo André lançou-se todo para o ataque. Camilo descontou, de cabeça: 2 a 1. E então começou a brilhar a estrela de Rafael, o goleiro tricolor.

O defensor dos arcos do Fluminense praticou algumas defesas muito difíceis. E foram essas milagrosas intervenções que garantiram os três pontos para o quadro de Álvaro Chaves.

Não gostei da postura defensiva do Tricolor na segunda etapa. Mas confesso que apreciei muito a tática utilizada por Cuca. Com três zagueiros (Digão, Luiz Alberto e Gum), nossa defesa fica muito mais segura. Com dois homens criativos no meio-campo (os argentinos Darío Conca e Equi González), as bolas chegam com mais facilidade ao ataque.

Talvez seja tarde demais, mas o Fluminense começou a reagir. Domingo, voltamos ao Maracanã, para o jogo contra o Internacional. Faço um apelo à diretoria: reduza os preços dos ingressos. Faço também um apelo à torcida: compareça ao Estádio Mário Filho. Suba as rampas sagradas. Vá empurrar o verde, o branco e o grená. Não abandone as três cores que traduzem tradição. Vamos mostrar ao mundo que o impossível não existe quando se trata de Fluminense Football Club. É como disse o Penido: "Deus é carioca, Deus é tricolor. Quando ataca, vence. Sem covardia, na garra, na raça, na luta, na força, na determinação. E o Fluminense chega!".

*******

Mais cedo, no Egito, a Seleção Brasileira sub-20 derrotou a Alemanha, na prorrogação da Copa do Mundo. O grande destaque foi o tricolor Maicon, que entrou no segundo tempo, e fez os dois gols do mini-escrete. Quero ver se o técnico dos garotos repetirá a brincadeira de mau gosto. Afinal de contas, a garotada "da Libertadores" não deu conta do recado. Já os "do rebaixamento" salvaram o mini-escrete da eliminação precoce. Parabéns, Dalton e Maicon! Hoje, vocês são motivo de orgulho para a nação pó-de-arroz.

PC

*******

Ficha técnica: Santo André/SP 1 x 2 Fluminense.
Returno do Campeonato Brasileiro de 2009.
Data: 10/10/2009.
Horário: 16:10.
Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André/SP.
Público pagante: 2029.
Renda: R$ 25.150,00.
Árbitro: Carlos Eugênio Simon
Cartões Amarelos: Fred, Fábio Neves, Dieguinho, Rafael (FLU), Gustavo Nery, Júnior Dutra, Marcel, Malaquias (STA)
Gols do Fluminense: Alan [20'], Fred (pênalti) [44']
Gol do Santo André: Camilo [60']
Santo André: Neneca; Cicinho (Camilo [46']), Marcel, Gustavo Nery e Ávine, Fernando, Ricardo Conceição (Ramazotti [78']), Rodrigo Fabri (Malaquias [46']) e Marcelinho Carioca; Júnior Dutra e Nunes. Técnico: Sérgio Soares.
Fluminense: Rafael, Gum, Luiz Alberto e Digão; Mariano, Diogo, Equi González (Fábio Neves [64']), Conca e Dieguinho; Alan (Marquinho [73']) e Fred (Adeílson [85']). Técnico: Cuca.

10 comentários:

  1. Nas últimas 10 rodadas do ano passado, o Flu fez 18 ptos e passou de 19o. para 12o. Ainda é possível.

    ResponderExcluir
  2. Já havia dito isso em águas passadas...depois daquela vitória contra o sao paulo no marcana com um gol aos 48 mins pela libertadores, nao duvido nunca mais do Fluminense. Vamos sair dessa! ST.

    ResponderExcluir
  3. também escrevo sobre o fluminense

    http://umtantonadaassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. final do ano,estátua para o Alan em laranjeiras

    ResponderExcluir
  5. PC, eu achava que era o único exagerado. Pra mim, na copa de 2014 a seleção será Allan e mais 10, sem discussão. Agora vamos seguir a luta contra o Inter.

    ST

    ResponderExcluir
  6. Espero que o Alan vá do Fluminense para a Seleção e não do Flu para Europa já no ano que vem e só depois para a Seleção.

    ResponderExcluir
  7. Sábias palavras do Penido!
    Quanto ao pseudotécnico da sub-20: aqui se faz aqui se paga. Caladinho, fdp!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.