quarta-feira, 7 de abril de 2010

Análise Tática do Botafogo de 2010


Amigos, tendo em vista a boa repercussão da minha análise tática do Fluminense, resolvi escancarar também o esquema do Botafogo de Joel Santana. Em semana de clássico vovô, nada mais interessante que contrapor as táticas de tricolores e alvinegros para a batalha de sábado.

Assim como o do Fluminense, o desenho tático do Botafogo também pode ser considerado como um 3-5-2, com os alas mais avançados que o padrão brasileiro. Porém, a semelhança para aqui. No Fluminense, Mariano e Júlio César atuam na mesma linha do meia Conca. No Botafogo, Alessandro (ou Jancarlos) e Marcelo Cordeiro atuam mais recuados que Lúcio Flávio, articulador central das jogadas na equipe alvinegra.

O trio defensivo do Botafogo - Antônio Carlos pela direita, Fábio Ferreira ou Danny Morais pela esquerda e Fahel pelo meio - é bastante auxiliado pela dupla de volantes (Leandro Guerreiro pela direita e Eduardo pela esquerda, podendo também jogar Sandro Silva e/ou Somália). Com esses cinco homens dedicados à defesa, os já citados alas Alessandro (ou Jancarlos) e Marcelo Cordeiro possuem bastante liberdade para avançar, o que fazem com frequência.

O esquema de Joel é influenciado pelo recente São Paulo tricampeão, de Muricy Ramalho. Uma das principais jogadas da equipe alvinegra é a ligação direta: um dos cinco defensores lança para Loco Abreu, e este recua e faz o pivô, acionando um dos alas. O ala então tenta a linha de fundo e o cruzamento, ou o chute a gol.

Herrera completa a linha ofensiva, sendo o atacante de lado. O argentino também pode receber o lançamento direto do zagueiro, mas nesse caso prefere girar pelo lado a fazer o pivô.

Cabe lembrar que, para esta reta final, o Botafogo está com um desfalque muito sério: Lúcio Flávio, o cérebro do time, lesionado. Joel ainda está escolhendo seu substituto, entre Edno ou Renato Cajá. O atacante Caio, considerado talismã de Joel, tem entrado bem nas partidas, seja a substituição cautelosa ou ofensiva. Talvez devesse ser titular, mas essa é uma dor de cabeça boa para o dono da mais famosa prancheta do futebol brasileiro.

Como a tática do Fluminense de Cuca dá mais opções ofensivas, é natural imaginar que, no sábado, o Tricolor jogará no ataque, tomando a iniciativa, contra um Botafogo provavelmente mais fechado, armando-se para os contra-ataques.

Não tenho dúvidas de que será um grande jogo.

PC

6 comentários:

  1. Acho que as alas do Flu fazem o jogo fluir melhor. Eles não podem afunilar muito. Muita atenção nas cabeças dos gringos do ataque alvinegro. Tudo para ser um jogaço mesmo!

    ResponderExcluir
  2. O Cuca testou Diogo no lugar de Alan...
    Previsão de jogo com o meio campo altamente congestionado...

    ResponderExcluir
  3. PC, boa analise, mas: "Ligação direta" não é tatica, é falta dela...
    O meio de campo cheio de volantes, que sobracarrega o Lucio Flavio torna o time previsivel, sem alternativas. E o Herrera(coitado), que se vire...
    A entrada do Caio no 2° tempo e a saida de um volante apenas corrige esse erro inicial de posicionamento.
    O Joel sai como heroi, mas pro Brasileiro a coisa ta feia...
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Essa mariana entende das coisas. Eu vejo o ataque muito isolado do meio de campo. Herrera fica perdido em campo. Como ele não é o Messi, invariavelmente, perde a bola num drible errado. A situação do Abreu também é complicada. Como o PC escreveu, ele escora a bola para quem vem de trás ou de lado. Porém, por estar muito isolado dos demais companheiros, o Abreu não consegue executar a sua principal jogada. Os alas não funcionam no esquema do Joel. São pouquíssimas as vezes em que vão à linha de fundo.

    ResponderExcluir
  5. E, infelizmente, o Botafogo do Joel não sabe jogar no contra-ataque. O tempo de reação do time é muito lento e impede que se pegue de surpresa o adversário. Joel usa duas táticas: uma são as bolas aéreas, que já estão manjadas. A outra, que é a principal, é cansar o time adversário com uma retranca não muito segura e decidir o jogo no segundo tempo com o Caio.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.