domingo, 11 de abril de 2010

Apito decisivo

Amigos, eis o resumo do fim de semana no Rio de Janeiro: duas semifinais decididas no apito.

Entra ano, e sai ano, é a mesma ladainha no Campeonato Carioca. Árbitros despreparados, e alguns deles mal-intencionados. Sim, mal-intencionados. Isso está na cara.

Porque tem um certo time que sempre é beneficiado. Não à toa, venceu seis ou sete dos últimos dez certames, num campeonato que sempre foi marcado pelo equilíbrio.

O terceiro gol do Botafogo, no sábado, foi um escândalo. O argentino Herrera estava dois metros impedido, e teve participação decisiva no lance. Três pessoas olhavam atentas para a jogada e nada fizeram: o juiz Péricles, a auxiliar Lilian, e um palhaço cujo nome eu nem sei, que fica ali atrás do gol. O que ele faz ali, dona Federação? Se ele não pode nem opinar, então o que ele faz ali? Para que serve ele? Não seria melhor escalar um poste, ou um hidrante?

Já no clássico de domingo, o pênalti em Leonardo Moura foi discutível. Foi falta, um empurrão, mas daqueles que os árbitros quase sempre ignoram. Exceto, é claro, quando se vai favorecer um certo time. O outro lance é que foi vergonhoso: Willians cortou um cruzamento com o braço esticado, lá no terceiro andar (como diziam os saudosos radialistas antigos). Um pênalti cristalino, mais claro que o Salar de Uyuni. E o que fez o juiz Arruda? Ignorou a penalidade de almanaque. Um pênalti muito mais pênalti que o anterior, se é que isso existe. E o Flamengo beneficiado mais uma vez...

Mas nada é tão ruim que não possa piorar. Vêm aí três jogos decisivos, e tenho uma leve intuição sobre quais serão os juízes escalados. Marcelo, Djalma, Índio, os senhores estão em forma, né? A Federação está prestes a convocá-los!

PC

24 comentários:

  1. Esse é o futebol carioca.

    Hoje, vendo Santos e São Paulo, cheguei a me assustar quando Marlos (estrela do time), que tinha um amarelo, fez falta dura em um dos craques do Santos, tomou outro amarelo e foi expulso. Sim, eu me assustei em ver a regra sendo aplicada!!!

    Nesse instante eu tive a noção do tamanho da lama em que chafurda o futebol carioca.

    ResponderExcluir
  2. Um doce para quem advinhar o campeão.

    ResponderExcluir
  3. PC,
    Eu escrevi exatamente isso no meu facebook!!!
    Entra ano, sai ano, e as coisas se repetem no futebol carioca!
    E agora o bostinha abre as pernas mais uma vez... como sempre!!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Isto já ficou bem claro desde o início... A tabela é feita SEMPRE beneficiando claramente Flamengo e Vasco. É sempre assim. Por que eles ficam sempre em grupos separados ? E a ordem dos jogos ? É tudo na cara e INACREDITAVELMENTE aprovado por Fluminense e Botafogo.

    ResponderExcluir
  5. Gente, o penalti que o Fred cobrou não foi legítimo, afinal mão na bola dentro da área, mudando o percurso da bola não é penalti. O 3o gol do Botafogo foi legal, pois o Herrera tava começando desde já a abrir suas pernas pro fla ser campeão. A patada que o Juan deu no jogador do Vasco não merecia vermelho, foi expulso injustamente. O penalti no Leo Moura é assinalado por todos os juízes, não tem como não marcar. Agora reclamar que o Willians colocou a mão na bola pra impedir que o vascaíno cabeceasse pro gol, tá de sacanagem??? Ele precisava abrir as asas pra voar...
    PQP, vai se fuder FLA-APITO de merda! E a gente ainda tem que ouvir Luiz Roberto, Junior e cia "transmitirem" tudo isso!
    A porra da globo mais uma vez iludindo os flamenguistas. A Fla-press não tem limites.
    E nós, torcedores de outros times, além de sermos feitos de palhaços temos que assistir palhaços atuando. Quem quer ver palhaço vai pro circo. A gente quer ver futebol de verdade! A gente quer um campeão na bola! A gente quer ver levantar a taça quem realmente merece e não quem num SOPRO de mágica conquista tudo. Parabéns urubu, mais um inédito: tetracampeão carioca de ilusão!
    Pq o fla vai bem no carioca e mal na libertadores?! Lá, meus amigos, tem juizes de verdade!
    Depois estampam no jornal o maracanã vazio nos jogos... Claro, quem quer ir pro circo tem que pegar o outro lado da cidade!
    V-E-R-G-O-N-H-A!

    ResponderExcluir
  6. O Herreira tava impedido? Tava.
    Bola na mão, mão na bola...isso é interpretação e no final das contas o fred foi lá e perdeu.
    Depois, se redimiu marcando 2 gols.
    Ai, o L.Eusébio fica agarrando o Fahel ao invés de prestar atenção na bola.
    O Alan perde um gol que mataria o jogo.
    e o time do Fluminense não joga nada.
    Fomos roubados, mas não perdemos por causa do apito.
    Uma coisa é você reclamar da arbitragem quando teu time joga bem e perde por culpa do juiz. Outra é reclamar qdo ofutebo lapresentado é tão patético qto o que o flu demonstrou no segundo tempo e em muitos jogos este ano.
    E se a bandeirinha levantasse a bandeira? Do jeito que a coisa tava, era bem capaz que o El loco fizesse outro gol de cabeça, em cobrança de falta ou escanteio.
    Talvez até o empate continuaria e o Flu levaria a vaga nos penaltys ou até mesmo perderia.
    Fred pdoeria ter feito o terceiro dele e o 3a2 seria a nosso favor.
    Vai saber.
    MAS SE QUEREM MESMO COLOCAR A CULPA NA ARBITRAGEM, reclame do lance do gol do herreria MUITO BEM ANULADO. Levou a bola numa exelente MANCHETE e fez o gol. Falta e seria o segundo amarelo, logo expulsão, um a menos ainda no 1 tempo.
    Talvez isso pudesse fazer a diferença, ou não.

    Mas que o Fluminense perdeu por deficiências próprias, ah isso ele perdeu.

    ResponderExcluir
  7. O Fluminense jogou muito mais que o Botafogo. Perdeu pq o juizinho não aplicou a regra.

    ResponderExcluir
  8. Cansei de ouvir, "o time não entrou com raça", "jogamos muito mal", "o Alan perdeu um gol feito"...

    Isso não justifica coisa alguma.

    Aí o Flu faz um grande jogo contra um Grêmio ou Cruzeiro e as mesmas pessoas que falavam mal começam: "entramos com raça", "jogamos fácil", "Alan é craque"...

    Bando de corneteiro!!!

    ResponderExcluir
  9. A propósito, Fernanda Greco, adoro seus comentários.
    Não é fácil encontrar torcedores com esse grau de consciência.

    ResponderExcluir
  10. A propósito, Fernanda Greco, adoro seus comentários.
    Não é fácil encontrar torcedores com esse grau de consciência. [2]

    ResponderExcluir
  11. Para os corneteiros soluções viram problemas e vice-versa ao sabor dos resultados...isso não tem lógica.

    ResponderExcluir
  12. pro alan virar craque vai ter que decidir muito jogo importante

    ResponderExcluir
  13. Volto a dizer, o problema não é o time, muito menos os medalhões atuais, Conca, Diguinho e Fred são caras que treinam, não são chinelinhos da vida.

    O que falta a este time é dar a liga com a torcida que deu no ano passado, só que a nossa diretoria faz questão de ajudar a não acontecer isto ao vender jogadores e fazer cagadas que tumultuam o ambiente.

    ResponderExcluir
  14. Não adianta ficar culpando o Alan.
    Ele só teve uma grande chance no jogo, não dá pro cara ser perfeito, ele não é o Romário.

    ResponderExcluir
  15. Não da para colocar todo o peso do mundo no ombro de um garoto que mal tem idade para dirigir. Quando o Fred perde um gol feito, ele pode ser cobrado como gente grande pois ele é, já do Alan não podemos cobrar tanto já que se o Fluminense fosse um clube bem estruturado, esses moleques não teriam a responsabilidade nenhuma em decidir.

    ResponderExcluir
  16. Um time não precisa nem ser espetacular para ganhar grandes campeonatos. O que ele precisa é de união, ambiente estável (nosso fraco) e torcida.

    Podem falar o que quiserem, mas o São Paulo de 2005 e o Inter de 2006 não eram muito mais que medianos. Basta dizer que o "cabeça" do Inter era o Fernandão e o do São Paulo era o Danilo, dois jogadores que não são craques. Não troco o Conca por nenhum deles.

    ResponderExcluir
  17. E o que não permite que o nosso ambiente seja estável?

    Diretoria.

    Ela tem que ser criticada (com o time ganhando ou perdendo).

    Melhor que criticá-la é substituí-la por algo bom. (parece que não vai ser o caso da eleição deste ano)

    ResponderExcluir
  18. Ramon,

    acho que pior do que está não tem como ficar. Ou não, sei la.

    Acho que ter uma diretoria que não atrapalhe e uma formação em xerem que mostre a aqueles moleques o tamanho do Fluminense já é bem vindo.

    Aliais, acho que todo jogador que é contratado para o Fluminense antes tem que ver um doc sobre o clube cheio de textos de Nelson Rodrigues e só assinar depois que eles entenderem o quão importante é o clube.

    []'s

    ResponderExcluir
  19. Concordo plenamente, Montanha!!!

    Também acho que qq coisa deve ser melhor que esse lixo atual.

    E isso de mostrar a garotos e jogadores o que é o Fluminense deveria ser implantado com urgência.

    Eles precisam ter orgulho de vestir a camisa do time.

    ResponderExcluir
  20. Paulo, perfeita crônica.

    Apesar de o Fluminense não ter me enchido os olhos neste campeonato e, também, não ter tido uma atuação de brilho no segundo tempo do jogo de sábado, o gol foi uma das coisas mais clamorosas que aconteceram no Maracanã nos últimos anos. Na hora, nem tinha entendido o pulo atrasado do Rafael quando um amigo meu tinha dito da falta do Caio - claro, sem termos visto o impedimento escandaloso. Enfim, se é a nosso favor, vem a velha história de "ah, elite, que sempre rouba etc"... no mais, perfeita a sua observação em relação ao rol de coincidências favoráveis ao time oficial da imprensa esportiva carioca, que felizmente não encontra eco em blogs como o JORNALHEIROS.

    Brax.

    Paulo.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.