quinta-feira, 8 de abril de 2010

O caso Dalton

(texto publicado também no Pavilhão Tricolor)

Na última segunda-feira, o zagueiro Dalton, revelação das divisões de base do Fluminense, colocou o clube na Justiça, cobrando os atrasados do depósito do Fundo de Garantia. Assim, provavelmente o jovem não mais defenderá a camisa tricolor.

No Brasil, os maus empregadores se utilizam muitas vezes deste artifício, o de atrasar os depósitos do FGTS. Geralmente estão amparados pela Lei, que permite que eles quitem os débitos posteriormente, sem maiores consequências jurídicas.

Não é o caso, porém, dos clubes de futebol. A Lei Pelé dá ao jogador o direito de ir à Justiça, caso seu clube atrase por três meses os pagamentos de salário, FGTS ou INSS. Foi exatamente isso que Dalton fez.

Talvez o atleta tenha escolhido um momento inapropriado, já que o Fluminense está prestes a enfrentar seguidas decisões, pelo Campeonato Carioca e pela Copa do Brasil.

Talvez o atleta esteja sendo mal influenciado por seu empresário César Bottega, que certamente deseja lucrar com uma eventual transferência.

Talvez o atleta devesse ter mais respeito pela instituição que o formou.

Mas é fato: o Fluminense cometeu um erro administrativo grave, o que deu ao atleta o direito de sair. E isso por causa de uma dívida relativamente pequena, que não chega a quinze mil reais.

Surgem notícias de que o Fluminense na verdade atrasaria o pagamento do FGTS de praticamente todos os seus funcionários. A venda de Maicon, outra revelação da base, teria sido acelerada por isso. A promessa Wellington Silva também poderia ter saído mais cedo por causa dessa irresponsabilidade.

Enquanto isso, o patrocinador do clube procura reforços velhos, não identificados com o clube, não entrosados com o grupo, e a peso de ouro, tais quais Deco, Riquelme, e Tinga.

É por essas e outras que as taças estão cada vez mais escassas em Álvaro Chaves...

PC

17 comentários:

  1. Tomara que o Inter atravesse essa negociação com o Tinga, que o Boca não libere o Riquelme de jeito nenhum e que o asilo corintiano abrigue mais um idoso...quero esses mercenários bem longe do Fluminense!!!

    ResponderExcluir
  2. A saída do Dalton é horrível...a zaga é outra com ele, garoto promissor que ainda poderia render um dinheiro ao clube e talvez uma taça...agora vai render mais um processo.

    Na boa, não vejo a hora de outro presidente assumir...se tiver que ser Júlio Bueno, que seja! Pior que hORCAdes não pode ser...

    ResponderExcluir
  3. Fico imaginando o valor dos depósitos do FGTS (8% do salário) em relação ao gasto total do Flu para formar o Dalton.

    PS: Ramón, nem o Riquelme?

    ResponderExcluir
  4. Impressionante como ñ pagam o FGTS de um cara q pode render milhões rpo clube,mas pagam milhões pra trazer Roni,Paulo César,Ruy.. é a msm merda de diretoria....

    Vão pagar milhoes pro Tinga,pro Araujo e dps eles vão sem render nada pro clube...

    Povo burro...

    ResponderExcluir
  5. Minoru, o Riquelme é o único que eu tenho dúvidas, confesso que as tenho. Os outros dois eu não quero de jeito nenhum!
    Me inclino mais a não querer o Riquelme pq é uma aposta...tudo pode acontecer se ele vier. E pagar uma fortuna por um jogaador que não rende borra nenhuma é uma merd@!!! E disso os Tricolores entendem...
    O time tá tão bem assim que a simples possibilidade de ver uma estrelinha desagregadora se aproximando me deixa nervoso...

    ResponderExcluir
  6. Comentários no Pavilhão Tricolor:

    1 Quinta, 08 Abril 2010 20:12 Fernando Bastér
    Meu comentário é que tudo isso é profundamente lamentável e que nossa torcida continuara comemorando
    somente classificações e não campeonatos!!!!


    2 Quinta, 08 Abril 2010 20:39 Fernando Aster
    PC, você sabe que eu sempre gostei muito do Dalton, não só pelo futebol, mas também por ser um jovem apontado por todos como uma pessoa séria, comprometida, focada, de grande caráter, inteligente, esforçado e, também, tricolor de coração.

    Mês passado, ele disse que não sairia nem pra Europa agora. E lá ele tem mercado. Agora, ele está forçando essa saída do Fluminense, usando a brecha do FGTS. Sim, com certeza ele já tem uma proposta oculta. Agora, com certeza tem caroço nessa angú. Segundo um amigo meu, conhecido do Dalton, estavam tentando vendê-lo na surdina para a Arábia. Ele teria recusado e estaria sendo boicotado no clube, tomando um gelo mesmo. E aí, deu-se a insatisfação. Claro, o empresário é outro safado. E o Dalton mostrou-se um jovem totalmente ingênuo. Está agindo exatamente como o empresário está orientando: colocando o Flu na Justiça, não comparecendo aos treinos...

    Enfim, a culpa é da diretoria. Deram a brecha, deram os motivos. Merecem se fuder mesmo!! SEM MAIS!!!


    3 Quinta, 08 Abril 2010 21:14 Denis Claudio de Siqueira Carvalho
    Dalton está no seu direito.

    Não sabemos como foram as negociações anteriores entre o empresário e o clube, mas ele tinha OBRIGAÇÃO de procurar todos os meios disponíveis antes de fazer o que fez, por todos os anos investidos nele pelo clube.

    Dalton mostra que não tem o mínimo sentimento pelo Fluminense e sua torcida (os dirigentes todos sabemos do que são feitos). Por mais que tenha direito, está interessado, junto com seu empresário, no dinheiro que vai ganhar com uma transferência.

    Eu também jogaria merda no ventilador, mas com o intuito de receber o que fosse meu. O Fluminense deve procurar resolver a situação para vendê-lo imediatamente.

    FORA DALTON!

    ResponderExcluir
  7. 4 Quinta, 08 Abril 2010 21:26 Lucas Saboia
    A incompetência da diretoria é inquestionável. Dito isto, não dá prá se entender como algo aceitável a atitude do jogador e de seu empresário.

    Se o salário dele está reajustado para R$ 20 mil mensais, com promessas de aumentos gradativos ao longo do contrato, é evidente que o atraso no recolhimento do FGTS serviu apenas de justificativa para alguma situação oculta, provavelmente uma oferta mais generosa de algum outro clube. Isso não é coisa que se faça com o clube que foi responsável pela formação do atleta. Neste tipo de relação, haveria etapas anteriores antes do litígio em juízo.

    Digo mais: acredito que o Fluminense leva no mérito. Comprovando que não houve deliberada má-fé, mas uma situação de momentâneo desfalque de caixa, factível em clubes de futebol, o juiz bem intencionado dificilmente deixará de comparar a motivação das partes.

    O clube deve brigar pela manutenção do vínculo do atleta. Não há clima, porém, para sua utilização dentro das quatro linhas. Ele pode ser vendido ou trocado por algum jogador do(s) clube(s) que se interessar(em) pelos seus serviços. O importante é não haver prejuízo - e não permitir que tenha epílogo premiado um flagrante movimento de má-fé, protagonizado por duas pessoas formadas pelo Fluminense (Cesar Bottega, procurador do Dalton, é ex-jogador formado pelo Fluminense - conhecido como Cesar Gaúcho, um bonde).


    5 Quinta, 08 Abril 2010 21:32 Ivo
    O caso Dalton revela o que? Fica difícil acreditar apenas em incompetência, má gestão e corrupção. Bom, também o que mais podemos acrescentar? Somente uma dúvida: qual candidato irá chamar Alcides Antunes para a gestão do futebol tricolor? O caso Dalton revela que o grau de incompetência dos dirigentes tricolores sempre pode ser ampliado.
    Enquanto isto Horcades apoia Kleber Leite. Por favor, não vamos nos utilizar de palavrões para classificar esse apoio.O site é bom nível.


    6 Quinta, 08 Abril 2010 21:38 Gusta
    Lamentável...

    Sim, o FLu deixou de cumprir obrigação, e legalmente o jogador está certo...

    Mas como foi dito, se queimou por pouco. Foi burro e pessimamente acessorado. Alguém lançou em tópico anterior uma versão dos fatos, que me pareceu verossimil.

    Que va embora... Apesar do bonito estilo de jogar, o Dalton não tem essa bola toda. É lento e abusa de chutões para a frente...

    Como o Flu já pagou, vai dar voltas no campo até 2013, ou ser trocado por outro jogador de qualquer time, menos do inter...

    ST

    ResponderExcluir
  8. 7 Quinta, 08 Abril 2010 22:17 Carlos Clark
    O FFC, para variar, errou, e o Dalton quer ir. Que vá.
    Vai e não olha pra trás, meu rapaz. Que vc nunca se esqueça de quem, bem ou mal, o projetou para o mundo do futebol, porque daqui a 1 mês não mais me lembrarei de você e se a sorte nos ajudar, poderemos estar comemorando um título sem você.

    Obrigado por qualquer coisa. Porta da rua, serventia da casa.

    Ah, sim. Alcides Antunes, parabéns por não depositar o FGTS. Mostrando toda sua categoria como dirigente ordinário. Me diga só onde foi parar o raio do diheiro do Maicon.

    Quanto mais eu chafurdo nos bastidores lamacentos do tricolor, mais a minha paixão vai morrendo.

    Ignorância é felicidade.


    8 Quinta, 08 Abril 2010 23:47 Marco Aquino
    Dalton, Alan, WS, Digão e todo e qualquer jogador vindo da base é um ativo do clube.

    Aliás, os jogadores de Xerém são o único ativo que temos, e a solução financeira do Fluminense passa, necessariamente, por Xerém.

    Discutir se o que o Dalton fez é éticamente correto me parece uma perda de tempo, até porque se agora tem o Carioca, amanhã tem a Copa do Brasil.

    Se o clube cumprisse suas obrigações, não haveria espaço para este tipo de atitude.

    A destruição do nosso único ativo é que me desespera.

    Se esta diretoria insistir em não pagar suas dívidas correntes, a dívida global só pode aumentar, e nossos jogadores sairão sem que recebamos nada ou recebamos valores bem abaixo do mercado.

    O não recolhimento do FGTS e do INSS é uma bomba relógio que explodirá em 5 minutos.


    9 Sexta, 09 Abril 2010 00:23 Fúlvio Coelho Fonseca
    O clube não depositou o FGTS.

    Os direitos econômicos do jogador estavam divididos entre Traffic e Fluminense, pelo que se diz na imprensa.

    Má administração.

    ResponderExcluir
  9. 10 Sexta, 09 Abril 2010 00:32 Carlos R. Góes
    Somente MAIS DO MESMO...lamentável...


    11 Sexta, 09 Abril 2010 00:42 Renata Jamús da Costa Pinto
    O não recolhimento de FGTS é uma prática comum entre empresas de simples mortais.

    Normalmente a empresa deposita quando o funcionário é demitido ou pede demissão. Ou em casos de comunicado da compra de casa própria.

    As empresa são notificadas e fazem o depósito.

    O problema é que no âmbiente futebolistico o pedido de rescisao unilateral por parte do empregado é defeso quando há o atraso no depósito. Desta forma, deixar de recolher fgts para jogadores visados é, no mínimo, uma tremenda burrice.

    Agora, a partir do momento que o clube paga a ação que o Dalton moveu perde, ao meu ver, o objeto. Já que deixou de existir o fato que ensejou o pedido.

    Fato é que o garoto foi extremamente mal aconselhado e vai ficar marcado negativamente no meio.

    Tantos jogos e nenhum gol, Mister Chutão...pra mim...já vai tarde..Prefiro zagueiros com espírito decisivo, que são raçudos e levam o time pra frente...


    12 Sexta, 09 Abril 2010 03:15 Ricardo Filgueiras
    O Dalton esta totalmente no seu direito, mais tambem esta mal acesorado.
    Dizem que esta insatisfeito por nao ter sido aproveitado este ano.
    Como vai ser aproveitado se esteve no DM Tricolor até pouco tempo atras.
    Agora o Fluminense teria que depositar o FGTS e fazer uma troca com algum clube por ai, ou se nao deixar ele treinando por separado ate a estreia do Brasileiro. Ganhando massa muscular.
    Agora é fato tbm que o Dalton faltou a 2 dias de trabalho sem autorização. Flu se move e jogador perde.
    A incopetencia da diretoria me deixa cada dia menos surpreendido. FORA DIRETORIA! CUPULA TRICOLOR NECESITA DE SANGUE NOVO!

    ResponderExcluir
  10. E a Traffic nessa estória toda?
    Ela não tem 50% dos direitos federativos do Dalton?
    Vai sair perdendo também?
    Concordo com vc PC, com tudo o que vc disse..
    Porque a Unimed não paga todos os jogadores, valorizam a prata da casa?
    Fica querendo contratar esses jogadores em final de carreira...

    Mas apesar da incompetência da nossa diretoria, não depositar FGTS...De possíveis teorias que fizeram o Dalton(seus representes) tomar essa atitude..
    Acho que o Dalton agiu de má fé, e não foi uma atitude de pessoa honesta, fazer isso com clube de coração (segundo o próprio), que o revelou... Se ele foi capaz de fazer isso com o Fluminense, o que não fará com outros times?
    Espero que Fluminense ganhe essa ação, será muita injustiça, se não ganhar.
    Se é que vai ter audiência, não duvido nada, que depois vão entrar em acordo, ou já estão. E o Fluminense diz que não teve como segurar o jogador...

    ResponderExcluir
  11. 13 Sexta, 09 Abril 2010 08:40 Cristina Braga Moreira
    O que me admira é isto estar acntecendo JUSTAMENTE quando o jogador está voltando de uma contusão e ainda não recuperou ritmo. Se ele estivesse jogando o futebol do fim do ano passado, eu entenderia propostas e tal.. mas estamos no 4º mês e não consigo me lembrar de boas atuações do Dalton esse ano.
    Ele foi mal aconselhado sim... O Flu errou feio sim... mas agora já deu! Que pelo menos ele perca a ação e o Flu o venda por alguma merreca (que MAIS UMA VEZ não saberemos pra onde vai)


    14 Sexta, 09 Abril 2010 10:44 Carlos Clark
    Muito mal assessorado. Já começa a vida profissional com o pé esquerdo. Cadê o Peter Siemsem da vez para meter o garoto num "abandono de emprego" qual foi feito com o Oswaldo de Oliveira?

    Como disse, quanto mais eu entendo dos bastidores do Flu, mais minha paixão de arquibaldo vai morrendo.


    15 Sexta, 09 Abril 2010 10:56 Luciano Carielo
    Já que o Flu quitou a dívida (segundo consta), e já que o interessado é o Inter, a direção deveria propor uma troca do Dalton pelo Taison, atacante veloz e habilidoso de que tanto precisamos.
    Que tal?

    ST

    ResponderExcluir
  12. 16 Sexta, 09 Abril 2010 11:13 Eduardo Manfredo
    Dá-lhe Leandro Euzébio e Cássio amanhã!


    17 Sexta, 09 Abril 2010 12:27 vinicius
    O Fluminense pagou o q devia ?

    Como ta a situação do Dalton hoje ?


    18 Sexta, 09 Abril 2010 13:18 Thiago Rachid
    O Fluminense é mal administrado.

    Cabe ao Conselho fiscalizar. Ele não o faz.

    Como proceder?

    Com a palavra nós, os associados.

    ResponderExcluir
  13. 19 Sexta, 09 Abril 2010 14:48 Rodrigo Silva
    Fluminense não deposita FGTS de jogador...
    Qual o nome do filme?...

    Deja vu.......lastimável.


    20 Sexta, 09 Abril 2010 15:31 serginho13 (Sergio Mota)
    Hum...

    Quem sabe se o FGTS está sendo depositado ou não?

    O empregado?

    Durante o contrato de trabalho, normalmente só o empregador.

    Quem é o responsável por isto no Fluminense?

    Humberto Palma.

    - Sr. Humberto Palma, abre o olho aí, tem gente da sua equipe vazando informação...

    AAAAhhhh tá, ainda é o mesmo gestor financeiro da farra de ingressos...

    Então deixa quieto, já entendi...


    21 Sexta, 09 Abril 2010 16:04 Bruno Leonardo
    Como diz um conhecido meu, esse caso do Dalton é "Muito Estranho".

    Quem gosta de música romântica dos anos 80 vai entender.

    ResponderExcluir
  14. 22 Sexta, 09 Abril 2010 16:23 Carlos Clark
    Mesmo que depositem o FGTS, eu não quero mais o Dalton no time.
    Aos 22 anos mostrando essa dedicação ao clube que o formou?
    Ao grupo que vai caminhando com ele? Estando com os salários em dia?
    FORA, meu caro. VAZA! Se é por falta de adeus, TCHAU!

    Quanto mais eu penso, mais chego à conclusão de que o FFC não tem razão, o Dalton não tem razão e o tal empresário também não tem razão!

    INCRÍVEL!!!!!!!


    23 Sexta, 09 Abril 2010 16:31 Edu Manfredo
    Vai acabar igual aquele Marinho. Onde está o Marinho hoje? Jogando onde?

    Porém, nada justifica essa diretoria do Flu. Não adianta esperar eleição pois vão fazer maracutaia para se perpetuar lá.


    24 Sexta, 09 Abril 2010 17:35 JoaoBritto
    Clark,

    Até que enfim alguém aqui assessorou certinho. Quanto ao Dalton, esse FDP tem 20 anos.

    ResponderExcluir
  15. 25 Sexta, 09 Abril 2010 18:39 Fúlvio Coelho Fonseca
    Renata

    Eu já acho que mesmo que o Flu pague os atrasados o pedido de rescisão unilateral não perde o objeto, já que está fundamentado no atraso de salário por três meses, fato que já ocorreu.

    O depósito do valor é somente fará cessar a mora do Fluminense, mas a rescisão já aconteceu, e será declarada pelo Juiz.

    ST


    26 Sexta, 09 Abril 2010 18:43 Marco Aquino
    Fulvio,

    E acho que o Dalton ainda teria o direito a multa rescisória de 50% do restante do contrato.


    27 Sexta, 09 Abril 2010 18:44 Fúlvio Coelho Fonseca
    Aquino

    Eu também acho, já que a rescisão foi causado pelo empregador (Fluminense).

    ResponderExcluir
  16. Acho que a diretoria atual do Fluminense não valoriza a prata da casa como deve. Dalton se dizia tricolor de coração e do nada faz isso com o clube ? tem muitas coisas por trás disso, e enquanto essa diretoria amadora não aprender a lidar com as finanças do Fluminense, vamos continuar sem ver uma taça erguida pelo nosso capitão.

    ResponderExcluir
  17. 28 Sábado, 10 Abril 2010 07:40 Mikey
    O problema todo é que esses garotos mal entram no profissional é vampirizado por esses empresários.Logo se vê que Dalton terá uma carreira curta e inglória.O Tiago Silva tinha tudo pra sair do Fluminense antes do término campeonato, na iminencia do rebaixamento, mas peferiu honrar seus compomissos com a nossa torcida. E olha que o Tiago é muuuito mais zagueiro, ou quem sabe, o melhor do mundo

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.