sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Recordar é viver - São Paulo 0, Fluminense 2

Washington e Tato vibram com o primeiro gol tricolor.

São Paulo, 18 de março de 1984.

Amigos, o Fluminense foi impiedoso no Morumbi. A vitória sobre o São Paulo, por 2 a 0, coloca definitivamente o Tricolor na lista dos candidatos ao título de campeão brasileiro de 1984.

Reparem: nem mesmo o árbitro conseguiu atrapalhar o Fluminense. O juiz mineiro Édson Alcântara do Amorim deixou de assinalar dois pênaltis de almanaque: um no primeiro tempo, de Darío Pereyra em Washington; o outro na segunda etapa, de Gassem em Leomir. E nem assim, tão garfado, o Tricolor baixou a cabeça. A equipe conquistou a vitória na garra, na vontade, mesmo sem ser brilhante.

Este Fluminense de 1984 é solidário, é aplicado taticamente, e é rápido nos contra-ataques. A irresistível receita deu resultado logo aos seis minutos. Getúlio cruzou da direita, e Washington finalizou, no canto esquerdo de Valdir Peres. Fluminense 1, São Paulo 0.

A equipe anfitriã teve que se lançar toda para a frente, abrindo-se aos perigosos contra-ataques do Fluminense. Foi em um deles, aos 29 minutos, que Washington avançou pela direita e foi derrubado já dentro da área por Darío Pereyra. O árbitro, no entanto, deu apenas falta, que acabou desperdiçada pelo Tricolor.

Aos 4 do segundo tempo, Marcão deu cotovelada maldosa em Branco, e foi corretamente expulso. Com apenas dez homens, a missão são-paulina tornava-se ainda mais complicada. A vitória tricolor parecia uma certeza. O São Paulo, nervoso, passou a abusar das faltas. Enquanto isso, o Fluminense jogava com inteligência. Aos 29, mais um contra-ataque: Branco lança Washington, e Valdir Peres opera um milagre para evitar o segundo gol.

Como último e desesperado recurso, o técnico Mário Travaglini tirou o lateral Nelsinho e pôs o atacante Aguinaldo. No Flu, saiu Wilsinho, cansado, para dar lugar a Rogério. E foi Rogério que, aos 37, chutou forte, no ângulo direito, após passe de Washington. Fluminense 2 a 0.

No finalzinho, ainda houve tempo para um ensaio de olé, e mais um pênalti não marcado pelo juiz. A vitória tricolor foi, de fato, incontestável. A taça de 1984 começa a sorrir, com a encantadora possibilidade de envelhecer na rua Álvaro Chaves.

PC

Ficha Técnica
18/03/1984 - São Paulo 0 x 2 Fluminense.
Competição: Campeonato Brasileiro de 1984.
Local: Morumbi (São Paulo).
Árbitro: Édson Alcântara do Amorim (MG).
Renda: Cr$ 20.862.400,00.
Público: 18.437 pagantes e 20.700 presentes.
São Paulo: Valdir Peres; Paulo Roberto, Gassem, Darío Pereyra e Nelsinho (Aguinaldo); Márcio Araújo, Renato e Pianelli; Jaiminho, Marcão e Zé Sérgio (Sidnei). Técnico: Mário Travaglini.
Fluminense: Paulo Victor; Getúlio, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Leomir, Delei e Assis; Wilsinho (Rogério), Washington e Tato. Técnico: Carbone.
Cartões amarelos: Jaiminho (SPFC), Leomir (FFC), Tato (FFC) e Paulo Roberto (SPFC).
Expulsão: Marcão (SPFC, 4'/2T).
Gols: Washington (6'/1T); Rogério (37'/2T).

Extra: mais uma foto da partida do Morumbi!
Washington ganha de Gassem pelo alto e leva perigo à meta de Valdir Peres.

Fontes de pesquisa:
[1] Jornal do Brasil, edição de 19/03/1984.
[2] Livro "FFC: História, Conquistas e Glórias no Futebol", de Antonio Carlos Napoleão.

2 comentários:

  1. Rapaz, você é impressionante. Me proporcionou um déjà vu de algo que ainda nem vi. rs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Espero que assim como no Recordar é Viver do jogo contra o Goiás o placar de 84 se repita, Fluminense 2 a 0.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.