terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sobre o deboche de Andrés Sánchez


Amigos, nesta segunda-feira tivemos, no magnífico Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a cerimônia oficial de encerramento do Campeonato Brasileiro de 2010. (Para começo de conversa, a taça não poderia ser entregue numa festa tão elitista, com os atletas campeões vestindo terno e gravata: lugar de levantar troféu é no gramado, com os jogadores ainda suados e a torcida eufórica urrando ao redor.)

De qualquer forma, há a cerimônia, e as merecidas homenagens são prestadas. Os melhores jogadores em cada posição, o craque da galera, o melhor técnico, todos são devidamente ovacionados. Há um certo exagero em relação ao celebrado Corinthians, que completou 100 anos, incluindo uma (justa) homenagem a Ronaldo pelo conjunto de sua obra. Mesmo assim, com tanta atenção dada ao terceiro lugar e tão pouca ao campeão, os tricolores presentes se comportavam educadamente, fidalgos que são. (Temos a tal irradiação específica e deslumbrante, que nos distingue dos demais, já dizia Nelson Rodrigues)

Acontece que, logo após a homenagem ao centenário do Corinthians, o presidente do Corinthians, senhor Andrés Sánchez, pede a palavra. Começa bem, parabenizando os campeões de todas as divisões. Mas de repente resolve fazer uma provocação gratuita à torcida campeã, maioria no Municipal. Diz que é muito bom ver um clube rebaixado voltar à Primeira Divisão pela porta da frente, numa clara alusão ao "pulo" do Fluminense em 2000, quando o clube deveria ter jogado a Segunda Divisão e jogou a Primeira. (Registre-se que aquela confusão jurídica foi causada por Botafogo, São Paulo e Gama, não tendo o Fluminense absolutamente nada a ver com o episódio.)

Quando começou a vaia, Sánchez ainda tentou consertar, com a cara-de-pau que lhe é característica. Claro que não deu certo: num país em que se vaia até minuto de silêncio, aquela sem-vergonhice jamais passaria impune. E como foi linda a vaia, ecoando nas históricas paredes do Municipal! Sánchez teve que, resignado, abandonar a tribuna sem completar seu discurso. E ainda ouvir a provocação seguinte: "ah, é centenada!". (O Corinthians não conquistou nenhum título neste ano)

Quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra, né? Para mim, soa engraçada a provocação vinda exatamente do presidente do Corinthians, clube que tantas manchas possui em sua história recente. Para começar, a participação no escândalo de manipulação de resultados de 1996 (saiba mais aqui), pela qual deveria ter sido rebaixado, ou pelo menos punido. (Importante deixar claro: o Atlético Paranaense, outro clube envolvido, perdeu cinco pontos no Campeonato de 1997. Se o Corinthians tivesse sofrido a mesma punição, teria sido rebaixado - confiram a tabela aqui)

Continuando, vamos para 2000, exatamente o ano do "pulo do Fluminense": adivinhem quem terminou o Campeonato em penúltimo lugar, com ridículos 16 pontos em 24 jogos? Isso mesmo que vocês estão pensando: o Corinthians! (confiram a tabela aqui) Enquanto isso, o Fluminense terminava em terceiro, com 42 pontos nos mesmos 24 jogos. Agora, cabe a pergunta: quem deveria jogar a Segunda Divisão em 2001? O Corinthians, ou o Fluminense?

Sábio Nelson Rodrigues: a irritação que o Fluminense provoca é um nítido, inequívoco e taxativo sintoma de glória.

Para terminar, que tal lembrarmos o Campeonato Brasileiro de 2005, que ficou marcado pelo escândalo do juiz Edilson Pereira de Carvalho, que manipulou resultados para facilitar lucros de uma máfia de apostadores? Os onze jogos por ele apitados foram anulados, e jogados novamente. Entre as partidas anuladas, estava o jogo Santos 4 x 2 Corinthians, no qual o juiz-ladrão confessou que não conseguiu impor o resultado desejado. O Corinthians era o vencedor desejado, mas o Santos jogou tão melhor que Edilson não conseguiu influenciar. Mesmo assim, a partida foi remarcada, e o Corinthians venceu a revanche por 3 x 2, em jogo com arbitragem tão polêmica que teve que ser encerrado antes do fim, com o abandono da equipe do Santos. Na "final" contra o Internacional, nova polêmica, com pênalti claro em Tinga ignorado. O Corinthians acabou campeão, com três pontos de vantagem sobre o clube de Porto Alegre.

Ah, Andrés, como é bom ver nosso time vencer um Campeonato Brasileiro na bola...

PC

19 comentários:

  1. O sorrisinho do Cuca diz tudo:

    - Como você merece essas vaias seu ladrão filho da put@!!!

    ResponderExcluir
  2. Se a CBF tivesse entregado a taça no campo..

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai... corintiano criticar tapetão chega a ser piada... (E é! Só pode ser!). Só uma coisa... parte da torcida do Flu foi bem sem educação... qq jogador do corinthians que subia no palco, vaiavam! Não precisavam vaiar todos! Na verdade, só as vaias para o Teixeira e pro Sanchez foram justas!

    ResponderExcluir
  4. O engraçado é que todos sempre fazem questão de lembrar do "tapetão" do Flu, mas ninguém olha pro próprio umbigo e consegue comentar as imundices na história do próprio clube!!
    Adoraria estar lá ontem pra poder vaia-lo também!

    ST

    ResponderExcluir
  5. O lacaio da CBF perdeu ótima chance de ficar calado.

    ResponderExcluir
  6. Sério, esta anta do Andres Sanchez não mereceria nem um post.
    E ainda arrumou depois confusão com a torcida na festa no MAM.
    Cada clube tem o presidente que merece.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns PC. Mais um post brilhante como le é de costume. Alias, nunca vi um presidente que fosse tanto a cara de seu clube. Canalha, covarde, ladrão e safado. Andres e Corinthians se merecem.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns PC, pela postagem novamente, eu discordo do Ale o RC, RF, TITITI, ANDRES E RT, mereciam vaias todos, e eu estou esperando somente o Flu ganhar uma liberta e um mundial, que eu até proponho a diretoria disputar a série b no ano seguinte as conquistas, mas todos na história do brasileirão terão que participar, o que acham??? se hover este tipo de propositura e a equipe for bem no campeonato, isso alavanca a moral e pode fazer a torcida crescer mais ainda, o que acham????

    ResponderExcluir
  9. Alê, obrigado pela sugestão de post. Foi acertadíssima. Quando eu for um escritor bem famoso e rico, você será minha editora, pode ser? :D

    Sobre as vaias aos jogadores do Corinthians, também discordo delas, por questão de respeito. Na transmissão, não consegui ouvi-las. De qualquer forma, parece que foi manifestação de minorias, né?

    Sobre o Corinthians, tenho respeito pela instituição. Não gosto é de dirigentes como Dualib e Sanchez, que mancham o clube com declarações e atitudes incompatíveis com o cargo que ocupam.

    Obrigado a todos pelos comentários,
    PC

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. http://bit.ly/hxoOqR

    Ih... Alberto Dualib ? Aconteceu alguma coisa com ele ? Presidente de qual time mesmo ? Quem foi mesmo o dirigente que apareceu na aba do Dualib em 2005 ??? rs ah tá...

    ResponderExcluir
  12. Excelente post, PC! Vc viu o quanto irado fiquei com o tal cara (não pronuncio nomes de marginais).

    A vaia para o Ronaldo não concordo, mas o RC merece vaia tb, afinal ficou falando em mala branca até no jogo com o Goiás, quando perguntou a um jogador, em pleno gramado, pq corriam tanto!!! Ridículo!

    Sobre o FDP capacho do RT, da CBF, ainda vai chegar o dia em que será algemado e preso, pois lugar de bandido é na cadeia. E isso pq hoje estou calmo, pois o que desejo a esse merd@ é coisa muito pior!

    Mas o campeão é o Flu e o FDP que vá...

    ST
    Leandro

    ResponderExcluir
  13. vc é o cara, falou exatamente o que eu queria encontrar. lembro de todas as falcatruas do corinthians, mas queria datas e detalhes. vc é perfeito. mande uma carta com seu texto para o bandido em questão.

    ResponderExcluir
  14. Discordo apenas do que você diz a respeito do comportamento da torcida tricolor. Não, ela (ou boa parte) não se comportou com educação/fidalguia, pois vaiou o Presidente Lula, o Ronaldo e o Corinthias... Tanto é que foi chamada a atencão 2 vezes, uma pelo Marcos Palmeira e outra pelo Ronaldo... Infelizmente 1 erro não justifica o outro...

    ResponderExcluir
  15. Sobre as vaias ao Cara de Cratera do Tietê, achei até pouco, pois o que ele realmente merecia, era muita, mas muuuuita porrada na fuça!

    ResponderExcluir
  16. Hahahaha! Seus textos não precisam de edição! Mas pode me contratar como assessora de imprensa! hehehe

    ResponderExcluir
  17. Vaias merecidíssimas...eles agora têm que engolir o verdadeiro campeão brasileiro. Precisavam pelo menos de humildemente saberem ser perdedores.

    Valeu Fluzão, valeu torcida, valeu Nelson Rodrigues

    ResponderExcluir
  18. Resumo da ópera: mais um "Centenário" fuzilado...

    Ahahahahahahahaha!

    Brax!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.