quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Coração Valente


Aquele verso, cantado em voz infantil, na noite de 21 de maio de 2008, ainda ecoa em minha mente: "Coração Valente, Guerreiro Tricolor, Washington é matador!". Era uma pequena criança, descendo as rampas do Maracanã, exaltando aquele homem que acabara de lhe dar a maior alegria de sua vida.

Era noite de Libertadores, noite da consagração de um ídolo. Ele estava a oito jogos sem assinalar um gol sequer. Diante do São Paulo, o Fluminense precisava exatamente de gols. E o primeiro veio logo aos 11 minutos, passe de Cícero, gol de Washington. O artilheiro encerrava seu jejum imenso. Uma hora e meia depois, o placar apontava: Fluminense 2, São Paulo 1. Por um capricho do regulamento, a vitória não seria suficiente para o Tricolor: faltava mais um gol.

Já nos acréscimos, Washington briga na área por uma bola que parecia perdida, ganha e passa a Maurício, que chuta e arruma escanteio. A cobrança de Thiago Neves é perfeita. A cabeçada de Washington é perfeita. O gol é perfeito. O Maracanã é varrido por uma onda de êxtase: o Fluminense está classificado à semifinal da Libertadores.

Anos antes, Washington recebera uma notícia cruel: não poderia mais ser atleta, devido aos problemas cardíacos. O futebol seria apenas passado para ele. Ali, no lugar de Washington, qualquer um teria aceitado o diagnóstico, como um daqueles duros golpes que a vida nos dá. Mas Washington se recusou a aceitar. Resolveu que continuaria jogando futebol. "Tomando todos os cuidados e precauções, será possível", afirmou dr. Constantini. E Washington continuou.

Na tarde de 5 de dezembro de 2010, Washington começaria a partida no banco de reservas. O artilheiro amargava mais um jejum de gols. Semanas antes, afirmara: "não quero ser o artilheiro, quero o Fluminense campeão". O zero a zero persistia, o título escapava. Muricy então colocou Washington em campo. Minutos depois, ele recebeu de Valencia, ajeitou, passou a Carlinhos e foi para a área. O cruzamento veio em sua direção, porém forte demais. Mexeu cada músculo de seu corpo para alcançar aquela bola, mas só conseguiu um leve desvio. Leve e santo desvio: foi graças a ele que ela sobrou para Emerson, que a empurrou para o gol. Fluminense campeão brasileiro de 2010.

Somente pelos dois jogos descritos acima, Washington já entraria no panteão de ídolos do Fluminense. Mas há mais: que tal o antológico gol de falta contra o Boca Juniors em 2008? Que tais seus três tentos contra o Náutico em 2008? Que tais os maravilhosos gols contra o Atlético Paranaense (3 em 2008, 2 em 2010)? Que tal sua assistência para Darío Conca contra o Grêmio em 2010?

Hoje, Washington anuncia sua aposentadoria. A luta inglória contra os problemas do corpo não valeria mais a pena. Agradecemos a ele por nos ter emprestado o seu Coração Valente. Devolvemos em perfeito estado, com uma novidade: a partir de hoje e para sempre, ele bate em verde, branco e grená.

Obrigado!

PC



Em 83 jogos pelo Fluminense, Washington marcou 45 gols.

Em 10 jogos pela Seleção Brasileira, Washington marcou 3 gols.

Foi artilheiro do Campeonato Paulista (2001), da Copa do Brasil (2001), do Campeonato Brasileiro (2004, 2008), do Campeonato Japonês (2006) e do Mundial FIFA (2007).

Pelo Verdy Tokyo, foi campeão da Supercopa do Japão (2005).

Pelo Urawa Red Diamonds, foi campeão Japonês, da Copa do Imperador, da Supercopa do Japão (2006) e da Liga dos Campeões da Ásia (2007).

Pelo Fluminense, foi vice-campeão da Copa Libertadores da América (2008) e campeão Brasileiro (2010).

Jogou também por Caxias, Internacional, Ponte Preta, Paraná, Fenerbahçe, Atlético Paranaense e São Paulo.

17 comentários:

  1. Brilhante texto PC!!!
    "Xitão" representa bem o nosso coraçao tricolor. já está imortalizado em nossa história e será eternamente lembrado por tudo que fez por todos nos...
    ST

    @demarcofonseca

    ResponderExcluir
  2. Texto espetacular mais uma vez, PC! Emocionate!

    Espero que o Washington tenha a felicidade de ler!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Nós, torcedores tricolores e o clube, deveríamos prestar uma homenagem a este cara que sempre foi guerreiro e correto enquanto no Flu.
    Fica aqui o desejo de muita saúde, suceso e vida longa para ele.
    Belo texto.
    Saudações Tricolores

    ResponderExcluir
  4. Ih PC, tô mega sentimental em relação a isso. Apesar de tudo eu ADORO o Washington. Ele me proporcionou um dos momentos mais emocionantes da minha vida! O que foi aquele gol contra o SPFC em 2008? Depois daquele momento ele ficou eternizado em meu coração. Até dancinha eu tinha pra música dele, lembra? heheheh Vou sentir saudades. Desejo a ele toda a sorte do mundo, pois é um guerreiro. E se de alguma maneira ele vier a ler isso aqui (quem sabe?) que ele saiba que ele, pelo menos para mim, vai ficar eternizado como o grande coração do nosso time campeão!

    ResponderExcluir
  5. E ai Pc, acabou as férias, rsrsrsrs.
    é uma pena Pc, mas infelizmente são coisas da vida, mas tenho certeza que ele não pode reclamar de nada, teve uma carreira brilhante, vencedora...

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Pra mim é ídolo.

    Só pelo que fez na Libertadores já seria. E ainda foi fundamental na conquista do Brasileiro.

    Coração Valente, guerreiro tricolor,
    Washington é matador!

    ResponderExcluir
  7. PC em grande estilo, emocionando ainda mais quem já estava emocionado com o afastamento dos gramados do nosso Coração Valente! Belo texto, cara!
    *
    O atleta, fantástico; o Homem, grande caráter, correto e profissional. Fica o exemplo para outros profissionais, seja ele de qq esporte.
    *
    Mesmo fora dos gramados, siga com a gente, pois será muito útil com sua experiência e garra, matador.
    *
    Obrigado por tudo, Washington!
    De coração!
    Leandro

    ResponderExcluir
  8. Obrigado a todos pelos comentários. Convido-os a lerem o depoimento de Thiago Silva. É de arrepiar:

    "Quando eu vi que ele havia encerrado a carreira, não acreditei. Conheço ele. Ele é muito fominha de bola, muito mesmo. E acho que não parou por medo, não. Ele parou para encerrar a carreira bem.

    Eu sempre torci pelo Washington, até quando ele foi para o São Paulo (risos). Aliás, minha família sempre esteve junto da dele, daquele jeito único de ser, sertanejo, gente boa. E aposto que ele não larga o futebol. Ele não consegue. E o futebol precisa muito de gente como ele.

    O que ele passou na vida, superando o problema no coração e voltando a jogar, dificilmente alguém conseguiria suportar. Ele foi um dos meus maiores exemplos quando eu tive tuberculose (2005) e uma médica falou uma porção de besteira, disse que eu não teria mais condições de jogar futebol. Eu lembrava que daquele cara da Ponte Preta, do Atlético-PR. Se ele havia superado, eu conseguiria superar também.

    Eu nunca vou esquecer do Washington, daquele jogo contra o Boca, contra o São Paulo, de toda a nossa convivência no Fluminense. Ele é tão iluminado que deixou o Flu, voltou e conseguiu reconquistar nossa torcida, o que não é fácil. Isso é coisa de gente iluminada, como disse o Renato Gaúcho depois daquele gol contra o São Paulo. Queria deixar um grande abraço e dizer que ele vai deixar saudades, muitas saudades."

    ResponderExcluir
  9. Vou te dizer o que eu acho que rolou: o Flu provavelmente não contava mais com o Washington em 2011.

    Washington tava a fim de jogar mais um ano, porém no Fluminense, com time forte e disputando a Libertadores.

    Se não ficasse no Flu, ficaria exposto, de repente ia jogar numa situação que não fosse muito legal, num time que não fosse de ponta. Ia acabar tendo um fim de carreira melancólico.

    A deixa foi a dica de que "o casamento vai continuar". O Flu tentou fazer isso como Marcão, que não topou e foi jogar no Bangu.

    Washington não tomou a decisão entre jogar ou não 2011 no Flu. Tomou a decisão de encerrar a carreira como um campeão brasileiro no Fluminense ao invés de encerrar dali a apenas um ano sumido num Avaí ou Ceará da vida.

    ResponderExcluir
  10. Felipe, eu acho que Washington tinha condições de atuar mais um ano em alto nível, no Fluminense.

    O Fluminense deu todas as deixas de que queria renovar. Senão, não teria mandado Washington se reapresentar pra pré-temporada.

    Entendo a decisão dele como um certo cansaço, por ter que se cuidar tanto.

    ResponderExcluir
  11. Ele me deu mais alegrias que tristezas isso ja o põe na condição de ídolo pra mim. E demonstrou que se identifica com essa massa tricolor. Pena essa aposentadoria!

    ResponderExcluir
  12. Xitão, obrigado por tudo!

    www.benditoflu.com.br

    ResponderExcluir
  13. Xitão. Bom caráter, não é "craque" mas manja de fazer gols (às vezes perde um monte, mas só perde quem tenta), exemplo de profissional e de pessoa. Não conheço pessoalmente, mas se um monte de gente que convive ou conviveu com ele fala bem...

    Fez um gol de falta pelo Flu que pode não ter entrado "lá na gaveta", mas é um dos gols de falta mais bonitos de se ver... sim, aquele contra o Boca.

    E o que falar daquele jogo e daquela cabeçada milagrosa contra o SPFW? Até hoje eu fico arrepiado revendo aquele gol...

    Tomara que o Xitão continue no futebol, que precisa de mais pessoas como ele...

    É isso, PC, vc já disse tudo nesse texto... tem o que ficar comentando mais não! rsrsrs

    ST!

    CORAÇÃO VALENTE GUERREIRO TRICOLOR WASHINGTON É MATADOR!!!

    ResponderExcluir
  14. Washigton representa a alma e o espírito do time tricolor, que ele sirva de lição e incentivo para as gerações vindouras e que deixe enraizado no time do fluminense o espírito de "guerreiro". Materialmente perde o futebol brasileiro, espiritualmente ganha os apaixonados do mundo bola.

    ResponderExcluir
  15. Juro q não quero parecer a mal-agradecida! Mas sei q meu comentário contraria a opinião da imensa maioria.
    Duas coisas me fazem lembrar o Washington: o gol de falta contra o Boca (Q o fez achar q sempre poderia bater) e, claro, o gol contra o SP, inesquecível momento. E só! Aliás, lembro q ele não tem domínio de bola e das mil e uma vezes q chutou na @#$%% tentando o gol.
    Sim, ele é valente, como diz sua musiquinha. Mas tô longe de querer só valentia no meu time. Eu quero mais.
    Sem falar q ouço muitos dizendo q ele é exemplo, atleta, não falta treino. Não acho q temos q vangloriar quem cumpre suas obrigações. Temos sim q criticar quem não faz.
    E ainda teve a transferência para o SP. Fato q nem preciso comentar.
    Acredito sim q ele tenha um carinho especial pelo Flu e desejo q ele seja muito feliz daqui p frente, mas, de coração de torcedora pra coração valente: eu achei ótimo não tê-lo mais como reserva.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.