sexta-feira, 6 de julho de 2012

14/10/1979 - Fluminense 3 x 0 Flamengo



Um dos destaques deste Fla-Flu foi o golaço de Cristóvão Borges dos Santos (hoje treinador do Vasco), que liquidou a fatura para o Fluminense, aos 42 minutos do segundo tempo. Após lindo drible em Manguito, Cristóvão fuzilou para as redes, sem chance para Cantarele. Foi o primeiro gol de Cristóvão com a camisa tricolor. Ele jogaria cerca de 100 partidas pelo Fluminense, entre 1979 e 1983, assinalando ao todo 26 gols.

Cristóvão solta a bomba após driblar Manguito: golaço!

Os dois primeiros gols tricolores aconteceram ainda no primeiro tempo. Quando eram transcorridos 35 minutos, Rubens Galaxe aproveitou bola mal rebatida pela defesa rubro-negra e chutou forte. Aos 44, Pintinho marcou de cabeça, em falha do goleiro Cantarele.


Outro destaque foi a defesa do goleiro tricolor Paulo Goulart, no pênalti cobrado pelo rubro-negro Zico. O craque do Flamengo culpou o árbitro José Roberto Wright: "o Paulo Goulart se adiantou até o risco da pequena área e ele não teve coragem para mandar repetir a cobrança". Mas o fato é que sua cobrança foi fraca, e ele mesmo admitiu que "talvez pudesse ter chutado melhor se estivesse em perfeitas condições físicas".

Além do pênalti, o goleiro tricolor Paulo Goulart fez também
outras defesas difíceis: foi um dos melhores em campo.

O time do Flamengo apelou para a violência para tentar conter o ímpeto tricolor. Assim escreveu José Inácio Werneck no JB: "Com meia-hora de partida seus zagueiros Toninho, Rondineli e Manguito passaram a dar todos os ponta-pés que podiam, começando a sentir que não tinham outra forma de aguentar a pressão do Fluminense. Tiveram sorte porque o juiz José Roberto Wright foi benevolente".

O ponta tricolor Robertinho teve grande atuação, quase sempre ganhando do lateral rubro-negro Júnior. Foi várias vezes à linha de fundo, e esteve perto de marcar em duas oportunidades, mas chutou de forma precipitada. Na outra extrema, Zezé também deu trabalho à defesa do Flamengo, mostrando estar em excelente forma.

Ficha Técnica
14/10/1979 - Fluminense 3 x 0 Flamengo
Local: Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro).
Motivo: Campeonato Carioca de 1979 - Terceiro Turno.
Público: 100.041 pagantes.
Renda: Cr$ 7.446.710,00.
Árbitro: José Roberto Wright.
Auxiliares: Roberto Coelho e Mário Leite Santos.
Fluminense: Paulo Goulart; Edevaldo, Ademilton, Edinho e Carlinhos; Pintinho, Rubens Galaxe e Kléber (Cristóvão); Robertinho, Parraro (Gilcimar) e Zezé. Técnico: Sebastião Araújo.
Flamengo: Cantarele; Toninho, Rondineli, Manguito e Júnior; Carpegiani, Andrade (Zico) e Adílio; Tita, Cláudio Adão e Júlio César (Carlos Henrique). Técnico: Cláudio Coutinho.
Gols: Rubens Galaxe, aos 35' do primeiro tempo (1-0); Pintinho, aos 44' do primeiro tempo (2-0); e Cristóvão, aos 42' do segundo tempo (3-0).
Observação: Paulo Goulart defendeu um pênalti cobrado por Zico no segundo tempo.

PC
(fontes: acervo pessoal, Jornal do Brasil, site do Flamengo, site Estatísticas Fluminense)

12 comentários:

  1. Wright é o MLH daqueles tempos, o Power Ranger do Flamengo...rs.

    ResponderExcluir
  2. Golaço do Cristóvão!

    Muito legal!

    ResponderExcluir
  3. Aniversario de 10 anos e primeira vez no maracana. Não podia ser mais especial!

    ResponderExcluir
  4. Eduardo, um outro grande amigo meu também tem grandes recordações desse jogo, acho que foi a primeira vitória em clássico que ele presenciou.

    Deve ter mesmo sido um belo dia de Maracanã! :)

    ResponderExcluir
  5. O bom filho à casa torna. Seja bem-vindo ao comando técnico do Fluminense, Cristóvão! :)

    ResponderExcluir
  6. Show, vou fazer uma homenagem a ele, alguém sabe qual era o numero da camisa dele nesse jogo? obrigado

    ResponderExcluir
  7. Esse jogo foi minha primeira vez no Maracanã. Assisti a derrota do meu Mengão porcausa do juiz ladrão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juiz ladrão? Hahahaha quanto choro, hein? O jogo foi 3 a 0! Hahahaha!

      Excluir
  8. Foi nesse jogo que comecei a torcer pelo Flamengo por causa do Zico

    ResponderExcluir
  9. tinha 13 anos e assisti pela televisão, lembro como era dificil vencer o Flamengo nessa época, e mesmo assim o Fluminense conseguiu fazer 3 x 0 no Flamengo, com direito a grande atuação do goleiro Paulo Goulart, que era um exímio pegador de pênalti, me recordo que ele pegou pênaltis do Zico, Roberto Dinamite e até do Nelinho.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.