segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Resenha: Tricolor 2 x 1 São Paulo


Amigos, eram decorridos quarenta e três minutos do segundo tempo: isto é, a partida estava em seus instantes derradeiros. O Fluminense precisava desesperadamente de um gol. Trinta e sete mil almas atônitas no Maracanã - e outras milhões universo afora - rezavam pelo milagre.

Rafael Sobis cobrou o escanteio do flanco esquerdo, e Gum voou em direção à bola, como se tivesse asas. A cabeçada do Guerreiro foi irretocável, e a bola entrou no ângulo do arco são-paulino. Uma pintura, amigos, uma pintura. Era o santo gol da vitória do Fluminense.

A forte chuva que desceu sobre o Rio de Janeiro não impediu a torcida de ir ao Maracanã. Como escrevi acima, fomos trinta e sete mil presentes no outrora Maior do Mundo - o maior público do Fluminense no Novo Maracanã contra times de fora.

E a torcida, como sempre, fez a diferença. O São Paulo fez 1 a 0, mas no minuto seguinte já estávamos novamente empurrando o onze tricolor rumo à vitória, na inglória luta contra o rebaixamento. Tínhamos plena consciência do papel que nos cabia: apoiar, apoiar, apoiar.

Acreditem: ainda há os tolos que duvidam que torcida ganha jogo. Vez por outra, tropeço num deles. Usam frases como "futebol se decide dentro das quatro linhas" e "torcedor não encosta na bola". E embora os seus argumentos pareçam bastante lógicos, eles estão totalmente enganados.

A Seleção venceu o poderoso escrete espanhol, campeão do mundo, por 3 a 0, em junho, no mesmo Maracanã. Um time que nunca havia sido goleado, nem em sonhos, foi atropelado e nem conseguiu anotar a placa. Como explicar? Foi a torcida, amigos, foi a torcida: fomos nós, os torcedores, que goleamos os melhores do mundo.

Na batalha Fluminense x São Paulo, aconteceu algo parecido. Aquelas trinta e sete mil vozes construíram a vitória tricolor, a cada grito. Não importou que o São Paulo saísse na frente - o Fluminense viraria o jogo de qualquer maneira. Empatou com Jean, ainda no primeiro tempo, e virou com Gum, no finalzinho, naquele gol maravilhoso que descrevi no começo.

Respiramos melhor, mas ainda corremos risco. Temos pela frente, nas próximas rodadas, o Santos em Presidente Prudente, o Atlético Mineiro no Maracanã, e o Bahia em Salvador. Precisamos de pelo menos uma vitória, e possivelmente um empate. Mais quatro pontinhos e o risco de rebaixamento estará provavelmente afastado.

Tudo que pedimos a vocês, atletas, é que joguem por nós, como jogamos por vocês.

PCFilho

Notas do onze:
Diego Cavalieri - 7,0
Igor Julião - 6,0
Gum - 9,0
Leandro Euzébio - 6,0
Digão - 6,5
Edinho - 6,0
Jean - 8,0
Wagner - 6,0
Rhayner - 5,0
(Biro Biro) - 7,0
Rafael Sobis - 7,0
(Anderson) - 6,0
Samuel - 5,0
(Marcelinho) - 5,0
Dorival Júnior - 7,0

13 comentários:

  1. PC,
    Com as vitorias do Bahia, da Portuguesa e do Criciuma, acho que uma vitoria e um empate pode nao ser suficiente.
    Acho que precisamos de uma vitoria e 2 empates, pelo menos.
    Abcs
    Rafael

    ResponderExcluir
  2. PC,
    Com as vitorias do Bahia, da Portuguesa e do Criciuma, acho que uma vitoria e um empate pode nao ser suficiente.
    Acho que precisamos de uma vitoria e 2 empates, pelo menos.
    Abcs
    Rafael

    ResponderExcluir
  3. Belo jogo. Lembrou muito uma certa vitória sobre o São Paulo no Maracanã em 2008.

    O time ainda é fraco, mas ja se ve uma mudança de atitude depois da chegada do Dorival.

    A tabela nos é favorável. Vamos pegar o Santos praticamente em campo neutro e já sem qualquer ambição no campeonato, o Atlético em casa e provavelmente poupando titulares para o Mundial e o difícil confronto direto com o Bahia. O Fluminense tem que entrar nos proximos dois jogos para vencer para já chegar ao confronto direto são e salvo. Como estamos falando de Fluminense, a chance de isso acontecer é praticamente nula.

    ResponderExcluir
  4. Belíssima resenha meu caro! Concordo que torcida ganha jogo, não pelo número, mas sim pela atitude.

    Saudações Tricolores!

    ResponderExcluir
  5. Este time voltou a ter alma, a gente sabe disso quando o Gum decide!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Se Gum não fizesse a bola morrer no ângulo, a coisa ia ficar feia pro nosso lado!

    GUM, Guerreiro!
    GUM, Guerreiro!
    GUM, Guerreiro!

    Como é bom ver Jean jogar como Jean!

    Com Dorival, o Flu volta a ser uma equipe de futebol. É claro que temos muitas limitações, mas voltamos a praticar o esporte bretão. Com raça e com essa torcida fica difícil segurar!

    Vale destacar também a raça e a entrega do Sobis. O nome do Fluminense no ano. Se não fosse por ele, a série B já seria realidade.

    Obrigado ao Dorival por me devolver a fé!

    ResponderExcluir
  8. o fluminense sempre ganhando no apito e impressionante isso será que vocês nunca vão pagar a serie B ? o gum claramente era pra ter sido expulso porque já tinha um cartão amarelo no lance interior.

    ResponderExcluir
  9. Pagar a série B?

    Quanto é? Celsão faz o cheque.

    Qual é o seu time?

    Só há um grande no futebol brasileiro que não tem "dívidas". Os incautos desavisados e alienados acreditam em tudo o que a globo fala e acabam por desconhecer as "dívidas" de seus próprios clubes. Provavelmente é esse o seu caso, Lucas.

    Engole o choro.

    ResponderExcluir
  10. Tem jogadores que eu quero que não saiam do Fluminense e é muito mais por suas posturas do que pelo futebol em si, já que bons futebolistas temos aos montes por aí. Segue a lista:

    Cavaliere, Gum, Edinho, Digão, Diguinho, Rhayner e Sobis. Esses caras não fogem a briga, são leões em campo quando precisamos deles, fora que Gum, Digão e Diguinho são remanescentes de 2009 e é sempre bom manter gente que jogou no final daquele ano no clube.

    Claro, coloco Fred e Carlinhos também nesta lista, mas aí estaríamos falando do melhor centro-avante e do melhor lateral esquerdo do país.

    ResponderExcluir
  11. Agora com a volta do Conca é que o terá mais alma ainda.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.