segunda-feira, 9 de junho de 2014

Recado aos que torcerão contra


A data da estreia se aproxima, e alguns (muitos) brasileiros insistem na modinha de torcer contra a Seleção.

Nada tenho a ver com a escolha de cada um. Torçam para a seleção que quiserem, não estou nem aí. Só não venham nos pedir para compreender vossa maluquice. Muito menos para acompanharmos vocês nessa insanidade.

Também tenho minhas ressalvas contra dona CBF, e contra a própria realização da Copa do Mundo aqui. Mas, assim que o árbitro apita, a Seleção é a pátria de chuteiras. Queiram ou não, somos nós representados em campo.

Vou, sim, torcer pelo Brasil, como sempre fiz e sempre farei. Como nas apoteoses de 1994 e 2002, e como nas vezes em que não fomos tão felizes. Pelas lágrimas derramadas por meus avós e tios em 1950. Pelos sorrisos dos mesmos e dos meus pais em 1958, 1962 e 1970.

Por Marcos Carneiro de Mendonça, por Oswaldo Gomes, por Friedenreich, por Preguinho. Por Romeu Pellicciari, por Leônidas, por Ademir Menezes, por Barbosa. Por Pelé, por Garrincha, por Castilho, por Gilmar, por Nilton Santos. Por Félix, por Carlos Alberto, por Tostão, por Gérson, por Jairzinho, por Rivellino. Por Falcão, por Sócrates, por Zico. Por Romário, por Bebeto, por Taffarel, por Rivaldo, por Ronaldo, por todos os outros.

Há algumas semanas, o historiador Luiz Antonio Simas explicou melhor do que eu. Faço minhas as palavras dele:

"E de novo tem maluco que insiste nessa papagaiada. Sinto, meninos e meninas que me pedem isso, mas não posso torcer pelo Uruguai na Copa do Mundo porque vocês adoram o Mujica. Me poupem dessa. Sou tribal, tupinambá contra temiminó, e devoro simbolicamente o fígado dos inimigos que devoraram os meus ancestrais. Em honra do meu avô, que deixou de acreditar nos deuses em 1950, e em louvor a Moacyr BARBOSA Nascimento; AUGUSTO da Costa; JUVENAL Amarijo; João Ferreira “BIGODE” ; José Carlos BAUER; DANILO ALVIM Faria; Thomaz Soares da Silva “ZIZINHO”; JAIR da Rosa Pinto; Albino FRIAÇA Cardoso; ADEMIR Marques de Menezes; e Francisco Aramburu “CHICO”; não encham mais o meu pacová com isso, ok? Que os cisplatinos comam grama e se danem. Eu ritualizo a vida, sacralizo o profano, profano o sagrado e bato tambor para os meus pais. Ninguém precisa fazer o mesmo, mas a patrulha está mais chata que pernilongo zumbindo na orelha em noite fria. Serei canarinho, brincarei com o meu filho, colocarei no moleque a amarelinha que ele pediu e é só. Vocês parecem encosto, cacete."

PCFilho

9 comentários:

  1. Caro PC,

    É isso, de pleno acordo com você.

    Só temo pelo excesso de badalação na Granja Comari. Tudo é feito e dito como se o Brasil já fosse campeão. Exatamente igual aos ambientes de 1950 e 2006, onde a concentração brasileira parecia mais um circo.

    Temo também pelo endeusamento exagerado do Neymar, que a cada dia que passa se torna cada vez mais individualista.

    Felipão, em vez de passar a mão na cabeça dele deveria conscientizá-lo a parar de reclamar, se jogar em quase todas as divididas e principalmente servir aos companheiros em melhores condições de marcar.

    Aqui vai uma questão adicional: Inagine que no jogo contra a Sérvia, Neymar estivesse no lugar do Fred.

    Pergunto: faria o gol, ou se jogaria ao chão pedindo penalty e reclamando do juiz.

    Provavelmente estaríamos amargando um zero a zero.

    Abraços e rumo ao Hexa do Brasil e ao penta do Fluzão.

    ResponderExcluir
  2. PC, não estou com muita empolgação nessa Copa, isso é fato. Confesso que pensei em torcer contra, mas nunca pelo Uruguai ou Argentina! Loucura tem limite! Talvez pela Alemanha (ao meu ver a melhor individualmente). Só que, mesmo não torcendo tanto por seleção quanto torço para o Flu, em Copa do Mundo o verde e amarelo pesa mais e acabo torcendo. Não tem jeito. Vou torcer pela seleção e depois torcer para o povo votar correto, nos melhores candidatos.

    Só não concordo com essa história de 'pátria de chuteiras'. Não sei quem inventou isso. Menos.

    ST

    ResponderExcluir
  3. Leandro, quem inventou a expressão "pátria de chuteiras" foi ele, nosso Nelson Rodrigues. :)

    Acho que o brasileiro é o único que cogita torcer contra a própria Seleção. rsrs. Nunca, nunca mesmo, vi um estrangeiro dizer que não torceria por sua seleção.

    E justo a Seleção Brasileira, equipe mais vitoriosa do mundo, tem os seus "anti-fãs"... Não consigo entender, não. rsrs.

    Quanto a essa história de voto, eu realmente espero que o resultado da Copa não influencie o da eleição, seja ele qual for. Já passou da hora de o povo brasileiro adquirir um mínimo de maturidade...

    Sou crítico ferrenho do governo petista, e mesmo assim torcerei fervorosamente pela Seleção. E não vejo contradição alguma nisso.

    ResponderExcluir
  4. Então discordo do Nelson Rodrigues. :P

    E vou torcer para a seleção, mas fervorosamente só pelo Flu.

    ST

    ResponderExcluir
  5. Desde a Copa de 90 que me tornei indiferente com a seleção, e até com a competição em si, já que da Copa de 98 em diante, o torneio na 1ª fase virou um festival cheio de barangas, com times em que o cara mais avançado fica no máximo sob a linha do meio-campo. Sendo que algumas delas perduram até as oitavas ou quartas.

    Devo fazer tal qual aconteceu nas Copas pós-90 e me comportar como os torcedores de ocasião, se eu achar que o time está jogando bem, eu torço, se não tanto faz.

    ResponderExcluir
  6. Eu assisto a Copa do Mundo como quem assiste a uma série. =)

    Nesta eu to tendendo a torcer pela seleção por conta do trio Fred, Marcelo e Thiago Silva.

    ResponderExcluir
  7. Uma série, Bigmontz? Seria The Walking Dead?

    ResponderExcluir
  8. Onze homens e um segredo não é série, é filme. rsrs.

    ResponderExcluir
  9. Cada jogo um episódio que faz sentido por si só e no fim tudo se resolve :D

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.