quinta-feira, 13 de novembro de 2014

O Fluminense comprou a Portuguesa? - O argumento da aposta


No dia 30 de janeiro, escrevi o post O Fluminense comprou a Portuguesa? (sugiro a leitura), no qual expus alguns argumentos a meu ver bastante convincentes, demonstrando que a hipótese não faz quase nenhum sentido. Mesmo assim, com o ressurgimento do caso, tenho escutado repetidas vezes a ladainha, de gente que ainda não se convenceu, de modo que acabei pensando em mais um argumento bastante forte.

Recordando a situação daquela semana: o Fluminense estava em uma situação delicadíssima, dependendo de uma combinação de três resultados, todos obrigatórios: o Fluminense precisava vencer o Bahia, e torcer para que o Vasco não vencesse o Atlético Paranaense e o Coritiba não vencesse o São Paulo. Tendo em vista o futebol ridículo demonstrado pelo time durante o ano, a dificuldade de jogar contra o Bahia na Fonte Nova, e o fato de o São Paulo não ter mais objetivos no Campeonato, parecia uma tarefa complicadíssima, ainda que possível.

Vamos nos colocar, então, no lugar dos dirigentes do Fluminense naquela semana. Com a história de superação do clube, com exemplos memoráveis como o da Grande Arrancada de 2009, todo tricolor tem a sensação de que o impossível não existe para nós, não importando o quão adversa seja a situação. Mas vamos supor que nossos cartolas tenham tido um ataque de pessimismo, e concluído que o rebaixamento era inevitável "pelos meios normais".

Então, um dos malvados mauricinhos de Laranjeiras dá a sugestão: "Que tal gastarmos uma grana? A gente pode pedir pro Celso". Eu, se estivesse nesta reunião, imediatamente sugeriria a mala branca: "Se arranjarmos esse dinheiro, a gente pode oferecer aos jogadores do São Paulo e do Atlético Paranaense, como um estímulo extra para que não percam para nossos rivais Coritiba e Vasco". A mala branca, afinal, é um artifício totalmente legal, e não fere princípios éticos (mais sobre isso: Sobre mala branca e entrega de jogos).

Entretanto, o Eduardo (nome fictício para outro dirigente) poderia me interpelar: "Mas a mala branca não garante nada!". E eu seria obrigado a concordar: afinal, é impossível garantir o resultado de um jogo, antes de ele acontecer. E então ele pergunta ao Michel, advogado presente no mafioso encontro: "Quantos pontos um time perde por escalar um jogador suspenso?". Michel responde na lata: "se um time escalar um jogador suspenso, perde 3 pontos além dos pontos conquistados na partida". E Eduardo enfim dá a sugestão fatal: "Sei que a Portuguesa está endividada até o pescoço. Podemos pagar para eles escalarem um jogador suspenso, eles perdem 3 pontos e aí nós ultrapassamos os caras!".

Neste momento, eu evidentemente abandonaria a reunião, porque jamais concordaria com sequer discutir um ato de corrupção. Mas esta é uma história de ficção, então vamos continuar. Olho a tabela e concluo que, de fato, se a Lusa perder 3 pontos, poderemos ultrapassá-los. Mas então lanço o argumento da aposta: "Há dois problemas, caros mafiosos. O primeiro é que vai sair muito, muito, muito mais caro que a mala branca. O segundo é que, mesmo assim, também não garante nada. O Fluminense está em 18º, e portanto precisa passar dois times. Mesmo que nosso bravo onze - sem Fred e fora de casa - vença o Bahia, ainda não teremos a garantia de escaparmos. Estaremos fazendo uma aposta, de que, além da nossa vitória, Vasco e Coritiba não vencerão seus jogos. Se os dois vencerem, teremos desembolsado uma fortuna à toa, pois cairemos da mesma forma. Vocês estão dispostos a gastar, sei lá, 4 milhões, sei-lá-quantos-milhões, numa aposta?".

Daqui para frente, a hipotética reunião maligna só poderia ter três desfechos possíveis. O primeiro seria seguir adiante com o plano: "Ah, quer saber? Que se dane! Vamos pegar os milhões com o Celso e apostar. Se não der, não deu!". Sinceramente, você colocaria grana alta numa aposta que, além de ilegal, é arriscadíssima, dependendo de dois resultados esportivos? Convenhamos, ninguém em sã consciência faria essa aposta. (Nem a equipe econômica da presidente Dilma!)

O segundo desfecho seria a sensata e racional desistência do maquiavélico e criminoso plano de Eduardo, analisando que os riscos seriam altos demais.

O terceiro desfecho viria com a ideia de subornar, além da Portuguesa, um outro time: "que tal o Flamengo? Acho que o Flamengo, esse clube amigo, nosso querido co-irmão, também se venderia para nós, e escalaria um jogador suspenso, correndo o risco de cair no nosso lugar", sugiro eu.


É... não, né?

PCFilho

34 comentários:

  1. Uma pergunta: os supostos corrompidos 'sairiam atirando" nos seus corruptores ou procurariam atirar em outra direção para tentar escapar ilesos?

    O que vocês acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta é óbvia, né, Alexandre?

      É evidente que os corrompidos não sairiam atirando nos corruptores. Seria uma demonstração grotesca de falta de inteligência, para dizer o mínimo.

      Excluir
    2. Então, ó pá, somando alhos com bugalhos.....

      Excluir
    3. Lembrando os fatos de dezembro: Manuel da Lupa, então presidente da Lusa, fuzilou o Fluminense, e estranhamente não deu um pio sobre o outro clube beneficiado pelo "descuido" de seu clube.

      Excluir
    4. Exatamente isso que deixa todo mundo com a pulga atras da orelha.
      Culpar o Fluminense foi facil demais..

      Acho que a resposta q procuramos estará na relação dos gols do Fluminense contra o 'endurecido' Bahia e o momento em que Heverton entra em campo pra selar seu destino em meio aos desdobramentos mais obscuros do futebol brasileiro. Eu ainda não conferi isso, mas parece que nesse mato tem jacu.

      é fato. tem coisa acontecendo. Mulambada ta quietinha, a imprensa está exitante e insegura, depoimentos pipocando aki e ali..

      PS: Iluminado seja o jovem Samuel q meteu akele gol no segundo tempo.

      Excluir
    5. Kim,

      Na verdade o momento em que Heverton entrou em campo pouco importa. Ele estava suspenso, e portanto seu nome sequer poderia constar na súmula. A partir do momento em que a Portuguesa coloca o nome do atleta suspenso na súmula, a infração já está configurada, independentemente de ele entrar em campo ou não.

      Excluir
  2. E mais uma coisa, poderíamos gastar esse dinheiro todo pra salvar um grande rival, no caso o Vasco.. Kkkkk piada mesmo

    ResponderExcluir
  3. Se o Fluminense fosse "apostar" em escalação irregular como tu diz ae ele ia saber que o Flamengo tinha utilizado um jogador irregular no sábado e tendo em vista que o vasco ia fazer um jogo contra um time que lutava pela libertadores, eu ia procurar um jeito de acabar com o trato com a portuguesa e deixar o flamengo cair.
    O vasco tbm poderia fazer uma aposta do tipo e não levado, este ano era de eleição e o Dinamite perdeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Argumentei isso no post de 30 de janeiro. Ora, pra quê pagar a Lusa se o Flamengo já tinha se auto-flagelado no sábado? Não fazia mais sentido...

      Excluir
  4. Mas PC, Porque o departamento jurídico não informou ao de futebol que o Heverton ia ser julgado? Porque o referido jogador continuou concentrado para o jogo? Porque tanto treinador e jogadores não foram em nenhum momento avisados da suspensão?
    O Fluminense não sabia que o andre santos tinha jogado irregularmente. Se soubesse teria aberto o bico no sábado mesmo.
    Por que estão tirando o vasco dessas suspeitas? Que eu saiba os clubes são irmãos, e a condição do vasco era mais favorável, e aquela briga contra a torcida do atletico pr, com a diretoria do vasco querendo o fim do jogo a qualquer custo.
    Como o flamengo poderia saber que ninguem na Portuguesa ainda estava informado sobre a punição do Heverton?
    Nenhum dos clubes citados, tem dinheiro nem pra eles, imagina pra subornar outro clube.
    Continua tudo na mesma, muitos boatos e nada de verdades.
    Cada torcida tentando jogar a culpar no outro clube, somos todos ingênuos, defendendo dirigentes, como se não tivessem coragem, caso fosse preciso realizar falcatruas com certeza fariam.
    Tomara que suja logo a verdade, com o nome dos corruptores, mas não se iluda, nossos clubes fariam sim essa armação.

    ResponderExcluir
  5. Marcelino,

    Eu não coloco minhas mãos no fogo por dirigente nenhum, nem da Portuguesa, nem do Flamengo e muito menos do Fluminense (que são os que eu mais critico, como se pode ver nos posts deste blog).

    Agora, reconheça que o argumento explicado neste post mostra por A + B que não faz sentido o Fluminense ter comprado a Portuguesa, a menos que tenha comprado também o Flamengo, o que convenhamos que seria surreal.

    Você fez várias perguntas cujas respostas nós desconhecemos. Mas peço que foque no tema do post. Tente achar um quarto desfecho possível para a história, por exemplo. Pois repito: eu praticamente demonstrei que ou o Fluminense comprou Lusa e Fla, ou não comprou ninguém. ;)

    ResponderExcluir
  6. Se o Flu resolveu comprar a Lusa para que ela descesse, fizeram, obviamente, um conluio, uma negociata escusa, motivo pelo qual não faria o menor sentido que trocassem acusações, já que, como cúmplices de um crime, deveriam antes buscar se safar. A negação de ambos e a cooperação seria algo que levantaria suspeitas, não a troca de acusações e escândalos que acabaram por fazer o assunto ser investigado pelo MP.

    No sábado à noite, quando o Flamengo jogou, inúmeros torcedores comentaram nas redes sociais sobre a suspensão de André Santos, evidenciando um erro grosseiro da diretoria recém-empossada do Flamengo. Assim, era líquida e certa a perda de pontos do rubro-negro, o que fazia com que o Fluminense não precisasse pagar a Portuguesa para fazer aquilo que o Flamengo acabara de fazer de graça.

    Ora, mas quem disse que a direção do Flu ficou sabendo da escalação irregular do Fla? Simples: se alguém está em um esquema armado com outros comparsas, obviamente todos estão atentos ao contexto, de forma a monitorar o que acontece. Assim, ou Flu ou Lusa sabiam que não havia mais motivos para “manter o plano”. O Flu porque não precisaria pagar. A Lusa porque não precisaria ser rebaixada.

    E se o Flu já tivesse pago? Ora, porque a Portuguesa iria cair sem a menor necessidade, sendo que o Flu jamais poderia cobrar esse dinheiro de volta? Aliás, cairia assim o Flamengo. Nesse caso, os torcedores do Fluminense ficariam inclusive felizes por terem pago pelo serviço que não receberam.

    Em suma: se o Flu pagou para a Portuguesa para que ela escalasse um jogador para perder pontos, simplesmente estamos admitindo que os dirigentes dos dois clubes são os sujeitos mais burros do planeta! Que o Flu pagou a Lusa para salvar seu rival e que a Lusa recebeu dinheiro do Flu para salvá-lo da série B e, mesmo sem precisar, resolveu ir ela mesma no lugar do Flamengo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Matheus Seixas. Esses são argumentos que eu listo no post de 30 de janeiro.

      Depois de o Flamengo cometer o erro da escalação de André Santos no sábado, não havia mais a necessidade de "forçar" a Portuguesa a se auto-flagelar, uma vez que, se o Fluminense vencesse, já ultrapassaria o rival rubro-negro e escaparia do rebaixamento.

      Além disso, após o estouro do escândalo, os dirigentes da Portuguesa atacaram violentamente o Fluminense, em conduta que não se espera a respeito de um "parceiro de negócios"; enquanto isso, pouparam o outro clube beneficiado por seu "descuido" - clube com o qual, aparentemente, a Lusa mantinha excelente relação, tendo inclusive lhe vendido um mando de campo semanas antes.

      Excluir
  7. Acho que comprar a Lusa seria burrice em qualquer ponto de vista, o clube poderia até ficar na série A, mas a mancha na reputação seria irreparável. Aliás, mesmo Flu não tendo nada a ver com diversas confusões no futebol brasileiro até hoje paga o preço de ter sido beneficiado de tabela por elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Montanha, o Fluminense é até hoje injustiçado com essa história de "pague a Série B", quando na verdade nunca foi o articulador de virada de mesa alguma...

      Excluir
  8. Na realidade tudo confuso, as instituições devem ser respeitadas, porém quem as administras não têm nenhuma credibilidade para nós os defendermos, acho que todas as hipóteses são plausiveis e ao mesmo tempo difíceis mas não impossivel de serem concretizadas.
    É tão dificil o ministério público solicitar quebra de sigilo telefônico dos suspeitos?Não sei se flu ou fla têm tanto dinheiro assim. Agora esperar e ver o que acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelino, não caia nessa balela de "não têm tanto dinheiro". Tanto Fla quanto Flu têm dinheiro, sim. Só da Globo, pelo Campeonato Brasileiro, o Fla recebe R$ 120.000.000,00 (cento e vinte milhões de reais) por ano.

      Eu não acho que "todas as hipóteses são plausíveis". O texto desse post praticamente demonstra que não a hipótese de o Fluminense ter comprado a Lusa não é plausível, por exemplo.

      Excluir
  9. De sexta a noite até domingo a tarde é pouco tempo para organizar, mas de sábado a noite pra domingo a tarde dá tempo? Sou fluminense mas me explica pq não entendi este pont .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franklin, eu não sei do que você está falando. Eu escrevi isso?

      Excluir
    2. Resumindo: a tese de que o Fluminense "comprou" a Portuguesa não faz quase nenhum sentido, tendo em vista que:
      1) havia uma alternativa mais barata e eficaz, e absolutamente legal - pagar "malas brancas" para os adversários de Coritiba e Vasco na rodada final;
      2) houve pouco tempo para a suposta operação, entre a suspensão de Heverton (na sexta-feira à noite) e a rodada (no domingo à tarde)

      Excluir
    3. Ah, sim, escrevi isso no post de 30 de janeiro. Mas repare duas coisas:
      1) em momento nenhum eu estou acusando o Flamengo de ter sido o corruptor;
      2) escrevi também isso: "o pouco tempo disponível talvez não impedisse a ação de malfeitores, mas é uma dificuldade a mais a ser superada".

      Esclarecido?

      Excluir
    4. Assim entend . É que nesse seu post novo vc foi um pouco irônico na parte de pagar o Flamengo kkk . Mas eu acho que foi eles. Pelo que fiquei sabendo o heverton se concentrou as 19:00 do sábado. Justo no momento da burrada do flamengo. Coincidência não? Kkkk abraço .

      Excluir
    5. Fui irônico na parte de o Fluminense ter "comprado" o Flamengo porque, bom, eu não consigo acreditar que um funcionário/dirigente do Flamengo se venderia justamente para o maior rival, né? Seria muito surreal...

      Excluir
    6. Verdade. Kkkk. Eu achei seu blog por acas . Goste . Vou acompanhar as notícias. Abraço.

      Excluir
    7. Seja bem-vindo, Franklin. Espero que goste dos meus posts. Faço resenhas de todos os jogos do Fluminense, pouco após o apito final. Sinta-se sempre à vontade para comentar aqui. :)

      Excluir
  10. PC, parabens pelo post. Tenho visto muitas histórias que não seguem uma lógica minimamente razoável. Só tenho um ponto de divergência: é fato que a suposta "compra" da Portuguesa não garantiria a permanência na 1a.divisão, já que ainda seria necessário ultrapassar mais 1 time. Mas qdo vc diz que "já que o Flamengo já tinha se auto-flagelado no sábado, não fazia mais sentido pagar à Lusa", discordo, pois apenas o erro do Flamengo tb não era suficiente. E após o erro do Flamengo, o erro da Lusa passou a ser garantia de não rebaixamento (caso obviamente o Fluminense vencesse o seu jogo). Faz sentido o meu raciocínio ? Abcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário, Luis Augusto.

      Você está certo: apenas o erro do Flamengo não seria suficiente para livrar o Fluminense, pois o Tricolor precisaria vencer o Bahia e ainda dependeria que Coritiba ou Vasco (um dos dois) não vencessem.

      Então, ainda faria algum sentido "manter o suborno" à Portuguesa, para assim depender apenas das próprias forças, vencer o Bahia. Mas vale dizer que o Atlético Paranaense precisava vencer o Vasco para ir à Copa Libertadores, e que a vitória do Paranaense parecia razoavelmente garantida, dada a diferença técnica gritante entre os dois times (e o Fluminense sequer precisava da vitória do Paranaense, um empate já nos bastaria). Então, se eu tivesse tomado ciência da falha do Flamengo no sábado, estaria bem mais confiante que nos livraríamos do descenso, pois acreditava bastante nas vitórias de Fluminense e Paranaense. Nosso "problema", na minha cabeça, era o jogo do Coritiba contra o desinteressado São Paulo (como acabou sendo mesmo).

      Por fim, repare que, mesmo com os erros de Fla e Lusa, o argumento da aposta permanece. Continuava havendo um risco razoável de o dinheiro ser jogado fora à toa, pois o Fluminense, se não fizesse sua parte, estaria rebaixado. A menos que tenha comprado o Bahia também (haja dinheiro, rsrs).

      Excluir
    2. Realmente, acho que ninguém teria arrumado tantos resultados. Outra pergunta: assumindo a linha de raciocínio que vc expôs, entendo que valeria pros demais clubes ameaçados, certo ? Pra todos seria um risco subornar a Lusa sem garantia de salvação e todos poderiam optar pela mala branca. Mas está parecendo muito claro que houve algum suborno. Ou será que não houve ?

      Excluir
    3. Luis Augusto,

      Sim, a mala branca sempre será uma opção melhor que subornar outro clube. Primeiro porque, para começo de conversa, não é um crime. Segundo porque é muito mais barato. Pro Flamengo, pro Fluminense, pro Criciúma, pra qualquer um, a mala branca seria uma opção muito mais barata e segura que o suborno.

      Acontece que está claro, desde o início dessa história, que houve, sim, um suborno. Eu não consigo conceber que a Portuguesa tenha cometido um erro tão primário, escalando um jogador suspenso e se arriscando a ser rebaixada (como foi), sem que tenha havido corrupção. Pior: que dois clubes tenham cometido esse mesmo erro básico, na mesma rodada, de maneira independente. Qual é a probabilidade???

      Agora, o MP sustenta que tem provas do suborno que sempre foi óbvio. E se alguém da Lusa vendeu, alguém de fora comprou. Quem teria sido?

      A mídia, claro, escolheu seu vilão preferido de sempre: o Fluminense, a Geni do futebol brasileiro. Taca pedra na Geni, ela gosta de apanhar, maldita Geni.

      Acontece que, bom, não faz sentido que o Fluminense tenha comprado a Lusa, conforme demonstrei no post acima, e já havia demonstrado no post de 30 de janeiro. (A menos que o Fluminense tenha comprado também, pelo menos, o Flamengo e o Bahia.)

      Eis o ponto fundamental do argumento da aposta: comprar só a Portuguesa não garantia nada para o Fluminense.

      Excluir
  11. Agora apareceu uma secretaria fantasma que falou que o presidente lupa mandou ela ignorar a suspensão do heverton. Já tao inventando coisas. Tao manchando a imagem do Fluminens . Todos acham que foi o Flu. E a mídia limpa o nome do flamengo de forma ridícula na cara limpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei quem foi. Tenho minhas desconfianças mas não sei.

      Mas estou tranquilo porque, com os dados que eu tenho hoje, simplesmente não faz sentido que o Fluminense seja o corruptor na história. Até agora, mais de 5.000 pessoas leram o post de 30 de janeiro, 1.200 leram este post, dezenas argumentaram, e ninguém conseguiu encontrar furos nos meus argumentos.

      O único jeito de o Fluminense ser o corruptor é, como demonstrei com o argumento da aposta, ter corrompido a Lusa e o Fla. E como não consigo ver alguém do Flamengo se vendendo pro Fluminense...

      Excluir
    2. Isso tudo é para inocentar alguem bem grande nessa historia. Acredito que vá acabar em pizza. Vamos aguardar os fatos. E no caso do Flu ser o corruptor, teria que pagar o Bahia tbm...não adiantaria perder o jogo.

      Excluir
    3. Isso aí. Já que era pra gastar uma fortuna, teria que gastar com alguma garantia. Não poderia ser uma aposta. E pro Flu se garantir, só subornando dois adversários e o Bahia... Haja grana...

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.