quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Qual é o lucro?


Abaixo, um problema publicado pelo matemático norte-americano Sam Loyd em seu livro Cyclopedia of 5000 Puzzles, Tricks, and Conundrums, de 1914 (disponível aqui), que ele mesmo não respondeu: "Qual é o lucro?".

Um negociante vendeu uma bicicleta por $50 e então a comprou de volta por $40, claramente lucrando $10, porque tinha a mesma bicicleta de volta, mais $10 na mão. Após comprá-la de volta por $40, ele a revendeu por $45, e lucrou mais $5, totalizando $15 de lucro.

"Mas", diz um contador, "o homem começa com uma bicicleta que vale $50, e ao fim da segunda venda tem somente $50 - $40 + $45 = $55! Como ele pode ter lucrado mais do que $5? Veja, a venda da bicicleta por $50 é uma mera troca, sem lucro ou prejuízo, mas quando ele compra por $40 e vende por $45, ele lucra $5, e isso é tudo que há".

"Discordo de você", diz outro contador, "porque quando ele vende por $50 e compra de volta por $40, ele claramente lucrou $10. A venda por $45 é que é essa mera troca que você descreve, sem lucro ou prejuízo. Isto não afeta seu primeiro lucro, e então ele lucrou exatamente $10".

Esta parece ser uma transação simples, mas estamos confrontados com três respostas diferentes. Afinal, qual é o lucro do negociante, $5, $10 ou $15? Na sua opinião, qual é a resposta correta, e por que as outras estão erradas?

PCFilho

10 comentários:

  1. Tem 50 em questão correto.Quando ele vende por 40, fica com 10 de lucro; 40 + 10 = 50. Depois ele a vende por 45, e fica com 5 de lucro, 45 + 5 = 50. Logo, ele teve 5 reais de lucro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele ficou com 10 de lucro na primeira transação, e 5 de lucro na segunda transação, ele teve 15 reais de lucro.

      Não?

      Excluir
  2. Amanhã darei aqui o meu parecer sobre essa questão. Até lá, divirtam-se. hehehe.

    ResponderExcluir
  3. O lucro é de 5 reais, se tu vendeu uma bike de 50 reais por 50 reais seu lucro é 0. Na outra transação você comprou a bike por 40 e vender por 45, aí sim você fez 5 reais.

    Por outro lado, o amigo que comprou a bike por 50 e vender por 40 teve um prejuízo de 10 reais.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Por arbitragem, o preço da bicicleta é o maior que puder ser obtido (P=max(40, 45, 50) = $50).
    Daí é só seguir a linha do que o Bigmontz escreveu. Lucro de 5 pratas.

    Falando um pouco de arbitragem...porque o preço verdadeiro é $50? Basta considerar uma outra historinha...

    O cara bota a bike no mercado livre e recebe duas ofertas: $50 e $40. Digamos que ele seja um socialista sincero (coisa rara, talvez até uma impossibilidade empírica) que abomina o lucro e que acha que o valor "verdadeiro" da bike é $40.

    Como ele é um socialista sincero, ele vende a bike por $40 e acha que tá no zero a zero. Mas o espertalhão que comprou a "magrela" por $40, sabendo que tem gente que daria $50 pela dita-cuja, vende a bike por cinquentinha sem pestanejar e realiza um lucro imediato e sem riscos de $10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem observado. Eu estava tentando rascunhar aqui no papel, mas não tinha me dado conta do dado mais estampado de todos que é a bike valer os 50. São em situações assim que os socialistas somem, eles só apareceriam se fosse para condenar alguém querendo vender algo acima do valor.

      Excluir
  6. Obrigado a todos pelos comentários e tentativas de responder ao polêmico problema.

    Seguem agora as minhas considerações sobre o polêmico problema.

    Na minha visão, não há resposta certa. Ou melhor: as três respostas podem estar certas.

    O fato concreto é: nosso negociante começa a história com a bicicleta e termina com $55 na mão.

    Então, tudo depende do valor real da bicicleta. Há três avaliações diferentes da bicicleta: um sujeito achou que ela valia $40, outro achou que ela valia $45, e outro achou que ela valia $50.

    Assumindo que o valor real da bicicleta seja de $40, o nosso negociante começou a história com $40 e terminou com $55, tendo portanto lucrado $15.

    Assumindo que o valor real da bicicleta seja de $45, o nosso negociante começou a história com $45 e terminou com $55, tendo portanto lucrado $10.

    Assumindo que o valor real da bicicleta seja de $50, o nosso negociante começou a história com $50 e terminou com $55, tendo portanto lucrado $5.

    Se a bicicleta vale $40, na 1ª transação ele lucrou $10, na 2ª transação ele ficou no 0 a 0, e na 3ª transação ele lucrou $5. Lucro total: $15.

    Se a bicicleta vale $45, na 1ª transação ele lucrou $5, na 2ª transação ele lucrou $5, e na 3ª transação ele ficou no 0 a 0. Lucro total: $10.

    Se a bicicleta vale $50, na 1ª transação ele ficou no 0 a 0, na 2ª transação ele lucrou $10, e na 3ª transação ele perdeu $5. Lucro total: $5.

    O que a gente não sabe é que a bicicleta foi usada por Albert Einstein, é uma relíquia e portanto o valor real dela é de $150, e nosso negociante na verdade tomou um baita prejuízo. Hehehehe. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoricamente você está certo Paulo, tudo depende do valor de mercado(Atual preço) da bicicleta, que diminuído dos $55(50-40+45) dará o lucro do negociante.
      Porém há outro ponto a ser considerado: O preço de uma mercadoria é instável, isto é, varia com o passar do tempo. Em geral, o preço das mercadorias diminuem com o passar do tempo, uma exceção sendo os alimentos, cujos preços na verdade tendem a aumentar.

      Também é interessante notar que não é mencionado o intervalo de tempo entre as transações. Retomando o outro ponto, por exemplo, ele pode ter vendido a bicicleta inicialmente por $50, porém passado um tempo, a bicicleta só valia $40, significando que ele ganhou $10 nessas 2 transações.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.