terça-feira, 4 de outubro de 2016

10 opiniões e ações inacreditáveis de integrantes do PSOL


Que o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) é uma contradição ambulante, qualquer cidadão que acompanha a política brasileira já sabe. Até mesmo o nome do partido é um paradoxo insolúvel: como já restou demonstrado dezenas de vezes ao longo das últimas décadas, "socialismo" e "liberdade" são dois conceitos antagônicos e inconciliáveis (perguntem aos cubanos, que precisam de autorização para sair da ilha socialista). A postura do PSOL no Congresso Nacional também é uma demonstração inequívoca de contradição: declarava-se como oposição ao governo do PT (Partido dos Trabalhadores), mas foi um dos três únicos partidos a votar de maneira unânime contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (junto com o PC do B e o próprio PT). Com uma "oposição" assim, que governo precisaria de aliados?

Entretanto, as contradições do PSOL não me assustam tanto quanto as opiniões e ações de integrantes do partido e da própria agremiação acerca de certos temas. Cuidado, leitor: ao digitar o número desse partido na urna eletrônica, não duvido que seus dedos fiquem vermelhos, pingando sangue. Abaixo, estão 10 situações que deveriam causar calafrios em qualquer pessoa que defenda, de fato, a democracia e a liberdade. O blog recomenda que, antes de prosseguir, o leitor deixe um balde por perto.

I) O deputado Glauber Braga homenageando o terrorista Carlos Marighella


Para quem não sabe quem foi Carlos Marighella, vale a pena se informar: ele foi um dos fundadores e comandantes do grupo terrorista Ação Libertadora Nacional (ALN), que realizou assaltos a bancos, caminhões, carros, trens pagadores e cidadãos comuns, e, em setembro de 1969, sequestrou o embaixador norte-americano Charles Elbrick. A principal obra intelectual de Marighella foi o "Minimanual do Guerrilheiro Urbano", em que ensinava detalhadamente táticas de violência e terrorismo.

II) Glauber não é o único: Marcelo Freixo também enaltece "o poeta guerrilheiro" Marighella



III) Juliano Medeiros homenageando o ditador genocida Fidel Castro

Em texto publicado no site do PSOL, na véspera do 90º aniversário de Fidel Castro, Juliano Medeiros, dirigente nacional do partido, teceu loas ao ditador cubano, como se este fosse um exemplo a ser seguido, e um dos seres humanos mais bondosos da história. Ninguém que preze a democracia pode, em sã consciência, elogiar tanto o grande líder da segunda ditadura mais longeva do planeta, no poder ininterruptamente desde 1959, responsável pela execução sumária de centenas de opositores. Como se não bastasse, Juliano encerra o primeiro parágrafo exaltando outros três famosos genocidas do século XX: Vladimir Lenin, Ho Chi Minh e Mao Tsé Tung. Este último é, simplesmente, o maior assassino da história da humanidade, com cerca de 77.000.000 de mortes nas mãos, de acordo com o historiador norte-americano Rudolph J. Rummel. É ou não é assustador saber que um partido político brasileiro idolatra facínoras como esses?

IV) Apoio explícito e incondicional aos governos Chávez e Maduro na Venezuela

Em 11 de abril de 2013, por ocasião das eleições na Venezuela, o PSOL publicou em seu site nota de apoio a Nicolás Maduro: "Por coerência não poderíamos nos furtar a assumir posição diante das próximas eleições, previstas para 14 de abril, declarando nosso apoio  à candidatura de Nicolás Maduro, por expressar a continuidade dos valores da Revolução Socialista Bolivariana" (sic). Semanas antes, num "encontro socialista" em Buenos Aires, Luciana Genro já havia feito discurso em defesa do governo da Venezuela. Em 2015, o PSOL reiterou seu apoio ao regime venezuelano. Para quem não sabe, a Venezuela vive hoje uma ditadura, com eleições fraudadas, repressão covarde a manifestações e prisões políticas. Este violento "governo bolivariano", apoiado com tanta veemência pelo PSOL, levou o país vizinho à maior crise econômica de sua história.

V) Luciana Genro idolatrando Che Guevara em Havana


A foto acima, por si só, já demonstra o imenso apreço de Luciana Genro por Che Guevara (aquele assassino que defendeu fuzilamentos de opositores na ONU), e pela ditadura cubana. Entretanto, não custa reler trecho de uma antiga nota do PSOL: "Cuba continua sendo uma grande referência revolucionária e seu futuro depende muito do que aconteça em nosso continente. Se continuam os processos abertos na Venezuela, Equador e Bolívia, Cuba não ficará isolada, pois aumentará a chance de fortalecimento da ALBA, uma nova forma de integração latino americana livre das políticas neoliberais que tanto massacram o nosso povo, proposta esta que infelizmente não tem sido apoiada pelo governo brasileiro".

VI) Ataques frequentes e deliberados à liberdade de expressão

O PSOL tem a "liberdade" no nome, mas, na prática, demonstra não ter apreço nenhum por ela. Repetidas vezes ao longo dos últimos anos, o partido defendeu explicitamente a censura a opiniões contrárias. Vejam alguns dos casos:

Nas palavras do Partido da Causa Operária, um outro partido de esquerda, mas que defende de fato a liberdade: "A liberdade de expressão completa e irrestrita é uma condição 'sine qua non' para a existência das outras liberdades democráticas; ela é uma liberdade que engloba toda a sociedade e que precede todas as liberdades individuais. O primeiro dos direitos democráticos deve ser o de pensar, e naturalmente transmitir suas ideias sem medo de repressão, e para isso não pode estar entre os poderes do Estado decidir o que os cidadãos devem pensar e qual conteúdo pode ou não ser veiculado; não é atribuição do Estado decidir como podem ou não ser transmitidas essas ideias".

Para o PSOL, entretanto, a liberdade de expressão parece só valer se for para defender as suas próprias ideias.

VII) Renato Cinco, o vereador do PSOL carioca que supostamente defende as mulheres em seu discurso, para minutos depois chamar uma cidadã de "idiota" e "débil mental", dentro da Câmara dos Vereadores:


VIII) Marcelo Freixo, em comício: "O que estão fazendo com Lula é um absurdo!"

Mesmo com todas as evidências e provas já apresentadas em desfavor de Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado Marcelo Freixo ainda defende o ex-presidente, acusado pelo Ministério Público Federal de ser o grande chefe da organização criminosa responsável pelo maior assalto a cofres públicos na história da civilização. "Não dá para se calar diante do que estão fazendo", disse o psolista, em comício durante sua campanha para prefeito do Rio de Janeiro. Sim, Freixo ainda acredita que Lula está sendo perseguido pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público. E ainda tem  cara-de-pau de dizer que o PSOL faz oposição ao PT? Repito: com uma "oposição" assim, governo nenhum precisaria de aliados. Depois, Freixo reclama quando é acusado de defender bandidos...

IX) O apoio ao criminoso italiano Cesare Battisti

Cesare Battisti, criminoso italiano, em meio a seus amigos brasileiros.
O primeiro à esquerda é Chico Alencar; o grisalho barbudo no centro é Ivan Valente.
Os dois são deputados federais pelo PSOL.

Cesare Battisti, militante de extrema-esquerda e criminoso condenado por participação em quatro homicídios na Itália, vive em liberdade no Brasil, graças ao asilo concedido pelo ex-presidente Lula. O país europeu insiste pela extradição, para que Cesare cumpra lá as sentenças recebidas por seus crimes. O PSOL sempre demonstrou apoio ao assassino - vide a foto acima e a nota no próprio site do partido.

X) O assassino italiano Achille Lollo é um dos fundadores do PSOL.

Na noite de 16 de abril de 1973, na Itália, o "jornalista" de extrema-esquerda Achille Lollo pôs fogo na residência do opositor Mario Mattei, quando ele estava com a esposa e seis filhos em casa. Dois dos filhos de Mario morreram queimados naquele triste episódio: Virgilio (de 22 anos) e Stefano (de 8 anos). Achille foi condenado pela Justiça da Itália a 18 anos de prisão, no caso que ficou conhecido como Rogo di Primavalle. Enquanto respondia em liberdade ao processo, Achille fugiu para Angola, e depois veio para o Brasil, onde vive há mais de vinte anos. Aqui, essa boa alma italiana militou no PT, e depois fundou o PSOL, sendo considerado por muitos como um dos principais ideólogos do partido. Sim, um monstro que incendiou uma casa com 8 pessoas dentro, 5 delas crianças, é um dos fundadores e principais pensadores do PSOL. Dá pra dormir com esse barulho?

Você consegue mesmo ignorar estas situações? Você consegue votar em um partido que defende ditadores genocidas, como Fidel Castro e Mao Tsé Tung? Você consegue votar em um partido que apoia o regime tirano da Venezuela? Você consegue votar em um partido que defende Lula? Você consegue votar em um partido que idolatra terroristas e assassinos? Você consegue votar em um partido que repetidamente defende censura a jornalistas e opositores?

Você consegue?

PCFilho

12 comentários:

  1. Concordo com quase tudo, só em relação a ser oposição e votar contra o Impeachment é que não vejo como incoerência. Acho que a votação do impeachment, não deve ser baseada em corrente política, mas apenas nos fatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PSOL não votou nas sessões do impeachment "baseado nos fatos". O PSOL só foi contra o impeachment porque o vice-presidente eleito era o Michel Temer. Se o vice fosse o Freixo, eles teriam feito campanha árdua pelo impeachment...

      Excluir
  2. Mais detalhes sobre a história de Achille Lollo podem ser vistos AQUI.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente muita gente que se diz politizada é exatamente os que são PSOLISTAS, PETISTAS...e ainda chamam os que não votam nesses de ignorantes.
    Sei que o prefeito não tem força pra tantas coisas que estão saindo por aí, mas devo votar no Crivella (por mais que não seja minha opção preferida) não pq o PSOL é isso ou aquilo e sim pq acho o plano de Governo deste mais coerente e que ele e seu partido tem mais condições de gerir o Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas há 4 anos já fui votei no PSOL e no Freixo.
      Acho que cada um pode votar em quem quiser, mas não dá pra achar que fulano será o salvador, o herói, e que quem não vota neste ou naquele é ignorante.

      Excluir
    2. Na ladainha do PSOL eu felizmente nunca caí. A traumática experiência de votar no PT foi suficiente para eu aprender a lição...

      Excluir
    3. Acho que não cheguei a votar no PT.

      Excluir
  4. PC, e nenhuma palavra sobre a homenagem ao coronel brilhante ustra, feita pelo seu candidato bolsonaro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regras para postar comentários:

      I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

      Excluir
  5. Pc otimo post.
    Sei que seu blog é voltado mais para o esporte.
    Mais acho que seria muito interessante se vc começasse a publicar post semanalmente sobre política tanto nacional como tambem internacional.
    Pois é bom tentarmos abrir os olhos da maioria que infelizmente é influenciado pela mídia. Como por exemplo Che Guevara que para a maioria é considerado uma lenda, um guerrilheiro heróico .mais na verdade não passa de um assassino .
    Seria muito bacana posts semanais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão, Watson.

      Infelizmente, não tenho muito tempo para preparar mais posts sobre política. Estes posts são mais complicados que os de esporte, pois demandam mais pesquisa, mais tempo e mais "estômago" para preparação.

      De qualquer forma, obrigado pela sua opinião. Tentarei, sim, escrever mais sobre política. :)

      Excluir
  6. Muito boa a postagem PC, lembro-me do debate do debate do dia 02 de agosto de 2014, ano da eleição. A candidata Luciana genro acusou o PT pelas sua aliança má sucedida com a direita, afirmando veementemente que isso nunca ocorreria com o PSOL, ainda me lembro dela acusando a presidente por causa do mensalao, acusou-a de privatização, além disso comparou-a ao Aécio "parece o sujo falando do mal lavado". Realmente não dá para entender afinal o que o PSOL quer.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.