sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Há exatos 100 anos, Fla-Flu foi anulado por causa de arbitragem rubro-negra


No Fla-Flu mais polêmico da história, nesta quinta-feira 13, em Volta Redonda, o Flamengo venceu o Fluminense por 2 a 1, graças à escandalosa invalidação do gol de empate do Fluminense, marcado aos 39 e anulado aos 52 minutos do segundo tempo (!!!). O Fluminense estuda solicitar a anulação do jogo, devido à óbvia interferência externa na arbitragem de Sandro Meira Ricci (prática proibida pela FIFA). O curioso é que, há exatamente 100 anos, no dia 22 de outubro de 1916, um Fla-Flu foi interrompido e cancelado, tendo que ser jogado novamente no dia 8 de dezembro daquele ano. O duelo era pelo segundo turno do Campeonato Carioca de 1916 - foi o primeiro jogo anulado da história da competição.

O placar do Fla-Flu de 22/10/1916, disputado em Laranjeiras, era o mesmo desta quinta-feira - 2 a 1 para o Flamengo - quando o árbitro R. Davies assinalou um pênalti para o time rubro-negro. O flamenguista Ricardo Riemer cobrou e desperdiçou, mas poucos minutos depois R. Davies marcou mais um pênalti para o Flamengo. Desta vez, a cobrança coube a Sidney Pullen: o goleiro tricolor Marcos Carneiro de Mendonça (primeiro arqueiro da Seleção Brasileira) defendeu, mas R. Davies mandou voltar, alegando que não havia apitado. Sidney Pullen bateu novamente, Marcos Carneiro de Mendonça defendeu de novo, e R. Davies mandou voltar novamente, desta vez alegando que os jogadores tricolores haviam invadido a grande área. Estava, evidentemente, armada a confusão. Revoltada com a arbitragem parcial, a torcida tricolor invadiu o campo, e o jogo ficou paralisado por mais de cinco minutos, tendo que ser cancelado. Entre os invasores do gramado, estava o escritor Coelho Neto, um dos maiores nomes da história da Literatura brasileira, torcedor fanático do Fluminense.

No duelo remarcado, no dia 08/12/1916, no Estádio do Botafogo, na rua General Severiano, o Fluminense venceu por 3 a 1, sagrando-se vencedor do 13º Fla-Flu da história. Os gols tricolores foram marcados por Oswaldo Gomes (aos 26 minutos do 1º tempo, de pênalti), Zezé (aos 10 minutos do 2º tempo) e Chico Netto (aos 23 minutos do 2º tempo, de pênalti), enquanto Álvaro Galvão Bueno descontou para o Flamengo. O campeão carioca de 1916 foi o America - Flamengo e Fluminense terminaram empatados na quarta posição.

Será o último Fla-Flu de 2016 anulado, como o clássico de 100 anos atrás, tendo que ser disputado novamente? A conferir, nas próximas semanas.

PCFilho

4 comentários:

  1. Como recebi questionamentos sobre essa história, esclareço que é, sim, autêntica. Está relatada em livros sobre a história do Fluminense e do Campeonato Carioca.

    Os posts do blog com histórias fictícias podem ser identificados pelas tags "Humor" e "Piada", no fim de cada texto. Não é o caso deste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos livros que contam a história relatada no post é o "Fluminense Football Club: História, conquistas e glórias no futebol" (Antonio Carlos Napoleão, 2003, Editora Mauad, página 196).

      Excluir
  2. Respostas
    1. O clube mais limpo do futebol brasileiro não produziu fatos suficientes para a elaboração de um dossiê...

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.