sexta-feira, 11 de maio de 2018

A tragédia de Bradford (11 de maio de 1985)


Há exatos 33 anos, no dia 11 de maio de 1985, uma terrível tragédia se abateu sobre o futebol inglês. Durante uma partida da terceira divisão, entre o Bradford City e o Lincoln City, um incêndio rapidamente tomou conta das arquibancadas do Estádio Valley Parade, em Bradford, resultando em 56 mortos e pelo menos 265 feridos.

Como ocorre em toda catástrofe envolvendo obras humanas, a tragédia de Bradford poderia ter sido evitada. O clube proprietário havia recebido relatórios com críticas às estruturas de madeira das arquibancadas e às rotas de saída pouco práticas.

O Bradford City já planejava uma reforma para resolver os problemas apontados, mas não houve tempo. Num dia que era para ser de festa, com a entrega do troféu de campeão ao clube, o Estádio Valley Parade transfigurou-se no inferno.

Com a segurança dos torcedores, não se brinca. Todo e qualquer cuidado é importante, porque vidas humanas não têm preço. Que as 56 vítimas fatais da tragédia de Bradford nos lembrem sempre disso.

O memorial em homenagem às 56 vítimas da tragédia de Bradford.

PCFilho

3 comentários:

  1. Nossa, que tragédia horrível.

    Não conhecia essa. Impressionante como o fogo toma a arquibancada.

    Deve servir de lição mesmo. Vidas humanas em jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma das grandes tragédias do futebol inglês. 56 pessoas se foram devido à negligência de dirigentes.

      Excluir
  2. ESTÁ DE PARABÉNS O SITE, E, COM ELE ME CONGRATULO, DESDE QUE SABENDO DE SUA VASTÍSSIMA CAPACIDADE DE AMEALHAR, SUPONHO, QUE, EM PESQUISA DE VERVE DENODADA E DEDICADA, ESFORÇO DE ILIMITADA SUPERAÇÃO, A FAZER COM QUE OS INTERLOCUTORES/NAVEGANTES, REGOZIJEM -SE...SAUDAÇÕES AO PC FILHO, EM SUA LONGA JORNADA, A TER TIDO SEU INÍCIO, ÓBVIO, COM O PRIMEIRO PASSO...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.