sábado, 17 de outubro de 2020

O Aqueduto de Eupalinos


Esta semana, o sempre ótimo Futility Closet contou a história da construção do Aqueduto de Eupalinos, na Grécia, uma das obras de engenharia mais impressionantes da Antiguidade.

O Aqueduto de Eupalinos (Ευπαλίνιον όρυγμα) é um túnel com 1.036 metros de extensão, construído no século VI antes de Cristo, para levar água até a cidade de Pitagoreion, através do Monte Kastro, na ilha de Samos, no Mar Egeu. A característica que o torna único é o fato de ter sido aberto por ambos os lados até o meio, uma proeza técnica inacreditável para o conhecimento e as ferramentas da época.

O responsável pela façanha foi o engenheiro Eupalinos de Mégara, que fez os cálculos e orientou as duas equipes de escavação. Quando os grupos estavam suficientemente próximos para ouvir um ao outro, estando separados por cerca de doze metros, cada um desviou de seu curso original tanto no plano horizontal quanto no vertical. Isto asseguraria que eles não se perderiam em escavações paralelas.

A técnica de Eupalinos funcionou incrivelmente bem. O alinhamento vertical tinha sido mantido tão fielmente que os dois túneis diferiam somente em alguns milímetros, apesar da distância escavada combinada de mais de um quilômetro. Medições modernas mostram que praticamente não houve erro no cálculo geométrico de Eupalinos, o que é absolutamente assombroso (para situar o leitor no tempo: Euclides, o pai da Geometria como a conhecemos, só nasceria três séculos após a construção do túnel).

O Aqueduto de Eupalinos foi utilizado por centenas de anos, como provam investigações arqueológicas recentes. O túnel foi redescoberto em 1882, graças a um dos textos do famoso historiador Heródoto, e hoje está aberto ao turismo.

"... e sobre os habitantes de Samos, tenho falado em grandes distâncias, porque eles têm três trabalhos que são maiores que quaisquer outros feitos pelos helenos: primeiro uma passagem aberta abaixo e a partir dos dois lados, através de uma montanha não menor que cento e cinquenta fathoms de altura; o comprimento da passagem é de sete furlongs e a largura e a altura são de oito pés (...) e o projeto deste trabalho foi de um megariano, Eupalinos, o filho de Naustrofos..." (Heródoto III, 60).

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.