quarta-feira, 21 de abril de 2021

Foto: Seleções Gaúcha e Paulista em Laranjeiras, 1944


Mais uma sensacional foto colorizada do futebol brasileiro, que circula nas redes sociais: as seleções Gaúcha e Paulista duelam no Estádio de Laranjeiras, pela fase semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1944. O atacante paulista Leônidas da Silva disputa a bola com o goleiro gaúcho Julio.

O jogo foi disputado no Estádio do Fluminense, em 19/11/1944, e terminou 2 a 1 para a Seleção Gaúcha. Os gols foram de Adãozinho (2) para os gaúchos e Pardal para os paulistas.

Os gaúchos atuaram com: Julio; Alfeu e Vaz; Laerte, Ávila e Abigail; Tesourinha, Motorzinho, Adãozinho, Ruy e Limo. Os paulistas jogaram com: Oberdan; Domingos da Guia e Sapólio; Zezé Procópio, Og e Noronha; Luizinho, Lima, Leônidas da Silva, Remo e Pardal.

Apesar da vitória, os gaúchos seriam eliminados do Campeonato Brasileiro, ao perderem o jogo de volta, em São Paulo, por 8 a 0. Na decisão da competição, em dezembro, os paulistas seriam derrotados pela Seleção Carioca (vide Efemérides tricolores - 17 de dezembro).

PCFilho
(agradecimento especial a Juh Schiffler e Alexandre Berwanger, pela ajuda na identificação da partida da foto)

Um comentário:

  1. A colorização foi feita pelo ótimo perfil @FCTimeNations no Twitter.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.