segunda-feira, 18 de julho de 2022

COVID-19 - onde ver os números atualizados

COVID-19 no Brasil em 17 de julho de 2022. Fonte: Ministério da Saúde.

Após mais de dois anos acompanhando diariamente os números do COVID-19, o blog Jornalheiros parou ontem de publicar os relatórios sobre a epidemia.

Tomamos esta decisão porque atualmente já há outros sites confiáveis que fazem as análises e as contas que fazíamos aqui. Abaixo, estão os links para os sites onde os leitores que assim desejarem poderão continuar acompanhando o desenvolvimento da pandemia.

Números oficiais do Brasil: 
Para acompanhar os números de casos e óbitos do Brasil, recomendamos a página do Ministério da Saúde Informes diários COVID-19, onde o Governo Federal disponibiliza diariamente os dados atualizados, incluindo a tabela que sempre postamos aqui, com os números por estado.

Outro site importante é o do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), que disponibiliza os mesmos números e também calcula as médias móveis de casos e óbitos. Os dados são divulgados diariamente, sempre às 18:00 de Brasília, tanto no site do CONASS quanto no perfil da entidade no Twitter.

Números dos outros países do mundo:
Para acompanhar os números de casos e mortes dos outros países do mundo, recomendamos a ótima página do Center for Systems Science and Engineering da Johns Hopkins University.

O COVID-19 surgiu na cidade de Wuhan, na República Popular da China, no segundo semestre de 2019. A Organização Mundial da Saúde declarou pandemia no dia 11 de março de 2020 - status que permanece até hoje.

Ajude a conter a epidemia do coronavírus: só tenha interações sociais que sejam necessárias, de preferência ao ar livre e com uso de máscara. Se você ou alguém próximo manifestar sintomas da doença, procure atendimento médico. Acompanhe o calendário de vacinação da sua cidade e, quando chegar a sua vez, vacine-se.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.