quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Nossa Majestade o Rei Pelé


Aconteceu: nesta quinta-feira 29, Nossa Majestade o Rei Pelé sucumbiu à cruel imposição da natureza humana e não está mais entre nós.

O maior sinônimo de Brasil e também de futebol, Pelé foi mais embaixador do país do que qualquer diplomata formado no Instituto Rio Branco, e mais representante do esporte do que qualquer presidente da FIFA.

O ano era 1957, e a Seleção Brasileira estava disputando a Copa Roca, em duas partidas contra a Argentina. O primeiro jogo, no Maracanã, a Argentina venceu por 2 a 1. A derrota, no entanto, foi totalmente irrelevante. Naquele 7 de julho, nascia o mais vitorioso casamento da história do esporte mundial: aos 16 anos, Pelé estreava na Seleção Brasileira. O gol tupiniquim foi do garoto do Santos. Três dias depois, no Pacaembu, o técnico Sílvio Pirillo já escalaria Pelé como titular. Mais um gol, a vitória por 2 a 0, e a posse da Copa Roca. Era o primeiro título da espetacular parceria.

No ano seguinte, teríamos a sexta Copa do Mundo, na Suécia. Os titulares Julinho e Evaristo transferiram-se para a Europa e com isso perderam suas vagas no escrete. Seus reservas Joel e Dida foram promovidos a titulares. E as duas vagas abertas na reserva foram preenchidas por Garrincha e Pelé. Na estreia, vencemos a Áustria com facilidade (3 a 0) e, no segundo jogo, houve empate sem gols com a Inglaterra. No jogo da classificação, contra a União Soviética, estrearam Garrincha e Pelé, e triunfamos por 2 a 0. A dupla não sairia mais do time titular.

Nas quartas-de-final, diante do País de Gales, Pelé marcaria o doce gol da vitória. Um tento de mestre, aos 25 minutos do segundo tempo. O mundo do futebol começava a conhecer e a admirar seu Rei. O menino preto, de Três Corações, que jogava no Santos, começava a encantar o planeta com a sua arte.

Na semifinal, foi um espanto. Numa das maiores atuações individuais da história, Pelé enfileirou três gols na meta da França, e a Seleção venceu degaulleada, 5 a 2. Pelé promovera, sozinho, com apenas 17 anos, a minuciosa destruição da defesa francesa, que caiu como a Bastilha em 1789.

Na finalíssima, diante dos anfitriões suecos, Pelé deixou mais dois. Um deles antológico, com direito a um chapeuzinho desmoralizante no zagueiro, que foi parar a uns cinco metros dele, sem entender o que havia acontecido. Nova vitória por 5 a 2, brasileiros campeões mundiais, e Pelé devidamente apresentado ao planeta.

Doze anos depois, já maduro, o Rei voltaria a escrever história, na condição de protagonista da Seleção de 1970, no México. Foram quatro gols: um contra a Tchecoslováquia, dois contra a Romênia, e uma obra de arte na final contra a Itália, de cabeça. A Seleção era tricampeã mundial de futebol, e somente um atleta estivera nas três conquistas: Pelé.

(Até hoje, Pelé é o único a ter conquistado três Copas do Mundo como jogador.)

Edson Arantes do Nascimento estava com 82 anos e se foi, mas permanece vivo nos nossos corações. Tenho certeza de que ainda aparecerá em nossos sonhos. Vestido o uniforme, calçadas as chuteiras, nossa Majestade entrará em campo e, mesmo oitentão, valerá por três de vinte e poucos.

Obrigado por tudo, Pelé!

PCFilho
(adaptação do texto que publiquei originalmente aqui em 2010, quando o Rei completava 70 primaveras)

Um comentário:

  1. Hoje, no céu, aquela bola do drible no Mazurkiewicz em 1970 finalmente vai entrar. Será o gol mais bonito da história...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.