segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Parreira 80


Hoje completa 80 anos Carlos Alberto Parreira, um dos maiores treinadores da história do Fluminense e da Seleção Brasileira.

Um dos cinco homens a comandar a Seleção na conquista de uma Copa do Mundo, em 1994, Parreira foi também campeão brasileiro em 1984 pelo Tricolor.

Em 1999, já tendo acumulado vitórias mil em sua gloriosa carreira, Parreira aceitou o desafio de ser o técnico do Fluminense nas várzeas da terceira divisão. "Aceito esse desafio pelo Fluminense. Sua grandeza, seu real propósito de se reorganizar, de comprovar que não há qualquer mácula na história em chegar a essa condição, desde que haja espírito para lutar e melhorar. Não faria isso por mais clube algum."

Parreira provava ali que ainda há coração e paixão nesse esporte chamado futebol. O simples fato de ter comandado a conquista do Campeonato Brasileiro de 1984 já conferia a ele o status de ídolo eterno do Fluminense. Sua participação no resgate do fundo do poço, em 1999, apenas fez aumentar a idolatria tricolor por ele. Amigos, se há um homem além de Oscar Cox, Preguinho, Castilho, Assis e Washington que merece uma estátua em Laranjeiras, este é Carlos Alberto Parreira.

A façanha de Parreira em 1994 também merece ser sempre lembrada. Foi ele que conseguiu fazer toda a nação feliz. Com uma pressão de 24 anos sem conquistar a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira conseguiu finalmente o tetracampeonato. Há uns idiotas da objetividade por aí que espalham a mentira de que Romário ganhou a Copa sozinho. Eles parecem não saber que o futebol é um esporte coletivo e que, para a bola chegar ao Baixinho, era necessária toda uma arrumação tática. Quem mesmo organizou - brilhantemente - o escrete verde-amarelo? Ele, Carlos Alberto Parreira.

Certa vez, escutei um torcedor do Fluminense dizer uma frase que merecia uma placa: "Todo tricolor deveria se benzer ao ouvir o nome de Carlos Alberto Parreira". Não sei o nome do autor da preciosidade, mas peço licença para ampliá-la: "Todo torcedor brasileiro deveria se benzer ao ouvir o nome de Carlos Alberto Parreira" - pois, antes de ressuscitar o Fluminense, o pé-de-uva reergueu todo o futebol nacional.


Parabéns pelos 80 anos, Parreira! Vida longa, lenda do futebol!

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.