segunda-feira, 10 de abril de 2023

RESENHA: FLUMINENSE, BICAMPEÃO CARIOCA


Amigos, a torcida tricolor teve o sentimento do triunfo. Aconteceu então o seguinte: vivos, doentes e mortos subiram as rampas do Maracanã. Os vivos saíram de suas casas, os doentes de suas camas e os mortos de suas tumbas. E, diante dos torcedores de seu presente e dos fantasmas de seus velhíssimos triunfos, o Fluminense se impôs ao Flamengo mais uma vez. Foi uma avalanche incontrolável: um gol, dois, três, quatro gols.

O adversário, com seu time campeoníssimo, recheado de craques, possuía antes do jogo uma escandalosa vantagem de dois gols. Ouvi durante a semana que a tarefa do Fluminense seria muito difícil, beirando o impossível. "Você sabe que não vai dar, né?".

Pois o Fluminense, tal qual na arrancada histórica de 2009, não sabendo que a virada era uma façanha impossível, foi lá e fez. Para o Tricolor, o impossível é temporário.

A épica virada do Fluminense sobre o Flamengo na decisão do Campeonato Carioca já está para sempre gravada nos dicionários e enciclopédias do futebol brasileiro. Daqui a mil anos, este jogo será comentado nas esquinas e nos botecos, por torcedores mordidos de nostalgia: "ah, aquele Fla-Flu!".

Germán Cano também já é verbete obrigatório nos livros de história do nosso esporte. Ao decidir duas finais Fla-Flu, tem lugar reservado ao lado de Assis, no panteão dos heróis máximos do clássico eterno. O argentino tem o faro de gol de um Welfare, de um Waldo, de um Flávio, de um Fred. É um artilheiro com fome e sede de gol.

Mas a virada tricolor começou com o gol de Marcelo, o homem que voltou da Europa após 17 anos, disposto a retribuir graças ao Fluminense, seu clube formador. E que golaço foi: uma obra de arte que deveria estar exposta permanentemente em algum grande museu deste mundo. Marcelo chega para ser a cereja no bolo do time que joga o melhor futebol do país.

Sim, o melhor futebol do país! O Fluminense de Fernando Diniz joga o melhor futebol do Brasil, quiçá do continente ou até do mundo. E foi exatamente por isso que conquistou o bicampeonato: o Flamengo tem mais dinheiro, o Fluminense tem mais futebol.

A taça do Campeonato Carioca de 2023 agora sorri, ciente de seu destino eterno: a abarrotada sala de troféus da rua Álvaro Chaves, onde descansará em excelente companhia.

Vamos para mais.

PCFilho

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.